quinta-feira, 1 de abril de 2010

THOMAS COOK


Além de ser o primeiro agente de viagens do mundo, Thomas Cook teve outras visões sobre o turismo interessantes como, fretar um trem com tarifas reduzidas o que proporcionou o desenvolvimento e a qualidade turística dos indivíduos.

A partir deste ponto, Cook criou as viagens em grupos, iniciando a primeira e maior agência de viagens de todos os tempos. A grande arrancada de Cook se deu em 1841, quando organizou o primeiro tour de viagem em larga escala, conduzindo 500 pessoas para Leicester.

A empresa de Cook também foi a primeira a usar campanhas publicitárias e de marketing para captar clientes.

Tornou possíveis as viagens e o turismo para a classe trabalhadora e para a classe média.

Os negócios foram se ampliando. Iniciaram-se as reservas em hotéis e restaurantes e, em 1845, foi organizada uma excursão para o litoral de Liverpool que em uma semana venderam 350 passagens.

Com o passar do tempo surgiu-se também o interesse por viagens independentes de agenciamento, o que facilitou a negociação entre as empresas ferroviárias e os passageiros.

Algumas críticas começaram a surgir em decorrência do grande número de turistas que visitavam cidades históricas da Itália causando impactos turísticos nos locais visitados.

O filho de Cook, seu sócio decidiu criar o circular notes que seria precedente dos atuais traveller´s checks onde os clientes adquiriam os cupons (moeda circulante) podendo ser trocadas nos hotéis participantes. Suas idéias eram sempre surpreendentes e mostravam a rapidez em criar novas modalidades para facilitar as viagens. Assim, Cook e sua família fizeram fortuna com o turismo, tornando as viagens mais acessíveis e motivando cada vez mais as pessoas a viajarem. As viagens passaram a ser consideradas a comercialização do sonho, principalmente com a melhoria dos meios de hospedagens, transporte e alimentação.

Eliana de Melo, nº 08 – 1º semestre Turismo
http://www.desvendar.com/especiais/historiadoturismo/thomas_cook.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário