segunda-feira, 5 de abril de 2010

Agência de viagens


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma agência de viagens é uma empresa privada que trabalha como intermediária entre seus clientes e determinados prestadores de serviços turísticos (Empresas aérias, hoteis, cruzeiros…), com o objetivo de vender produtos e serviços relacionados com essas viagens a um preço e com determinadas condições especialmente atrativas em relação com as que se poderia conseguir ao dirigir-se diretamente a esses provedores.

A companhia britânica Cox & Kings, criada em 1758, é a agência de viagem más antiga do mundo e Thomas Cook um de seus mais notáveis pioneiros, por seu planejamento desde 1841 de excursões religiosas em grupo. Em qualquer caso, as agências de viagem se desenvolveram, sobretudo, a partir dos anos 20, com o desenvolvimento da aviação comercial.

Histórico

A primeira agência de viagens foi fundada por Thomas Cook em 1841 na Inglaterra. Ele foi o responsável pela primeira viagem desta categoria, e fretou um trem para transportar 578 pessoas, que iam participar de um congresso antialcoólico.

Em Portugal, a Abreu Turismo foi uma das precursoras pois, em 1840, já comercializava passagens de trem entre Lisboa e Porto.

Outro fator importante foi o surgimento da American Express Company, em 1882, nos Estados Unidos da América. Trabalhavam com ordem de pagamento postal e, em 1891, introduziram os traveller checks.

No Brasil

As agências de viagens fomentaram o turismo no Brasil no início do século XX. Sua principal função era a comercialização de passagens marítimas e férreas. Em 1901, a família Cinelli fundou a primeira agência no Rio de Janeiro. Em 1911, a Casa Aliança iniciou suas operações em São Paulo. Neste mesmo ano surgiu também a Casa Bernardo, cujo sucessor Camilo Kahn seria um dos fundadores da ABAV, na década de 1950.

A Martinelli Turismo abriu as portas em São Paulo em 1911. A Exprinter, uma multinacional argentina, surgiu em 1919, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, na metade da década de 1920.

Tipos de agências de viagem

• Agência emissiva - Atua com o mercado de turismo emissivo, emite passagens para várias partes do território nacional ou internacional. Eventualmente, pode atuar como receptiva.

• Agência receptiva - Trabalha com o mercado interno e ou externo, dependendo da região. Recepciona turistas que vêm de várias partes do território nacional ou internacional.

• Consolidadoras - Fornecem às agências, tanto pequenas como médias, os preços e voôs de diversas companhias aéreas credenciadas.

• Agências de viagens e turismo escola - Geralmente localizadas em faculdades ou universidades com o objetivo de treinar alunos e estagiários que aceitam trabalhar com turismo nesta categoria.



Postado  por Maiara Massa nº21

Nenhum comentário:

Postar um comentário