segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Turismo a partir de Meados do século XIX

Os estudiosos afirmam que o ano mais memorável para a história do Turismo foi 1841, em que Thomas Cook e Henry Wells iniciam suas atividades.
Thomas Cook foi o primeiro agente de viagens profissional que dedicou tempo integral ao exercício desta atividade. Em 1841, arrendou um trem para transportar 570 pessoas, em uma viagem de 22 milhas entre Leicester e Loughborough, para assistirem a um congresso anti-alcoólico,a viagem que custou um xelin por pessoa oferecia chá com bolachas e baile. Sem querer, descobriu um grande “nicho” de mercado e passou a realizar outras viagens e criou o primeiro itinerário descritivo de viagens , o “Handbook of the Trip”
Para a “Primeira Exposição Mundial”, em 1851 – Londres, que foi visitada por 6 milhões de pessoas, Cook levou nada mais nada menos que 165.000 pessoas.
Em 1856 organizou a primeira excursão ao continente.
Em 1866, a primeira excursão aos EUA.
Em 1872, a primeira volta ao mundo com um grupo de 9 pessoas, que durou 222 dias, cujas crônicas foram publicadas no Times de Londres e que inspiraram Júlio Verne a escrever seu famoso livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias”.
Em 1878 levou 75.000 pessoas para visitar a Exposição de Paris.
Em 1867 criou o “voucher” e o Traveler’s Check (aceito por bancos, hotéis, restaurantes e casa comerciais em distintas partes do mundo).
Cook introduziu então a excursão organizada e o pacote turístico.
Em 1860, George Mortimer Pullman, nos EUA, cria o “carro de luxo” nos trens, que foi copiado mais tarde pela Europa, com o nome de “Serviço Pullman”.
Em1867 realiza-se o primeiro cruzeiro oceânico.
Em 1869 abre-se o Canal de Suez que dá grande impulso às viagens.
Na América do Sul surgem os centros turísticos Mar del Plata na Argentina e Viña del Mar no Chile, ambos no final do século XIX e, no início do século XX, Pocitos e Piriápolis no Uruguai.
No Brasil, o desenvolvimento turístico começa a manifestar-se depois da Primeira Guerra Mundial.

O Turismo depois da Primeira Guerra Mundial

Os veículos excedentes da Primeira Guerra foram adaptados para o transporte de passageiros e, entre 1919 e 1920, os ingleses começaram a realizar excursões em ônibus aos campos de batalha na França, Itália e depois toda a Europa. Em 1924 as excursões chegam ao norte da África e em 1935 realiza-se a primeira excursão de ônibus a Leningrado e Moscou.

Em 1939, só na Inglaterra foram transportados 37 milhões de passageiros.
Muitas nações começaram a obter divisas através do Turismo, superiores até às suas exportações e sua importância começou a ser reconhecida não só na Europa como em outros continentes.
Nesta época, Miami Beach no EUA, alcança seu primeiro grande desenvolvimento. Muitos fatores contribuíram para este desenvolvimento: o incremento aos transportes, aumento do nível de vida da classe trabalhadora e classe média, as férias remuneradas e a desvalorização de algumas moedas, como as da Alemanha e da Itália. Neste período surge a aviação civil, que voou em 1938, 234milhões de milhas.
No Brasil por ocasião do centenário da Independência, surgem os primeiros grandes hotéis do Rio de Janeiro e, em1923, surge a Sociedade Brasileira de Turismo, substituída depois pelo nome de Touring Club do Brasil. Alguns anos depois, começa a se desenvolver em São Paulo, o Turismo de Águas Termais.


Aluno: Marcelo Carlos Camargo nº 23
Turismo – Faibi 1º Sem. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário