sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que é Cietífico (I)

O que é Científico (1)






Rubens Alves encontra um colega, aposentado com títulos e credencias, que há tempos não se viam e falando sobre um livro que este escrevia, mas que não era aceito por não ter uma linguagem científica, e lhe pergunta com perplexidade: “O que é científico”?

Com a característica própria de sua sabedoria, Rubens expõe uma símiles (semelhança) para responder a essa pergunta feita por seu colega.

Um lugar, que todos usam uma mesma linguagem (globalização), todos usam o mesmo métodos para as mais diversas curas na medicina, a mesma alimentação, os mesmos fertilizantes para os campos, a mesma maneira para voar, para fabricar armas, etc, tudo que vier de diferente ou estranho não é aceito por eles, não é real para eles. Acabaram por se esquecer a linguagem que aquele povo haviam falado sempre naquele lugar.

O mesmo Acontece na poesia (por isso o livro de seu colega não é aceito, ele falava de coisas que aprendera através de sua vida), na música, nos sentimentos, na felicidade, etc; a fala é sempre rejeitada com julgamento final: não é aprovada!

Mas termina, Rubens agora com uma pergunta: tudo o que está no mundo está dentro dessa confraria, “cientista” ou muitas coisas no mundo não se pode alcançar dentro da confraria estereotipada pela linguagem estabelecida por eles!

Algumas coisas ou criaturas mais sutis, mais sensíveis não está dentro desse “rio” de igualdades, ou que nem nadam nessas águas...

Há muitos céus, matas, sabias e lá as “redes dos cientistas ficam vazias.”









                                                                                                                           Jean Nº14

                                                                                                                            Marcelo Nº23

Nenhum comentário:

Postar um comentário