segunda-feira, 5 de abril de 2010

História do Turismo

Idade Antiga

O turismo como atividade econômica teve seu início na idade Antiga, isso por volta do século VII a.C. Um dos deslocamentos mais conhecidos da época era os para assistir as olimpíadas que aconteciam a cada quatro anos da cidade de Olímpia. Esses jogos atraiam além dos atletas muitos espectadores. Esses jogos foram motivos para as primeiras viagens de lazer de um povo. Antes as viagens tinham motivos individuais.
Os jogos na Olímpia não movimentavam apenas a cidade, mas toda região que na época dos jogos criavam pontos de alojamento e alimentação para servir os turistas.
Durante o Império Romano o turismo ganhou ainda mais força, o povo romano viajava para assistir teatro, lutas de gladiadores e freqüentava lugares termais como, por exemplo, Caracalhas.
Um fato que contribuiu muito para que o turismo crescesse nesta época foi a “Pax Romano”, que durou de 29 a.C. quando Augusto César declarou o fim das guerras de conquista, até 180 d.C. com a morte de Marco Aurélio. Nesta época houve muito desenvolvimento de vias de tráfego, com construção de estradas e hospedarias.
Com o declínio do Império Romano, guerras intensas que destruíram as estradas e o comércio que acabou se tornado difícil acabando com a prosperidade econômica, marcaram o fim do período inicial do turismo.

Idade Média
Durante a idade média, depois de um início de período difícil por causa dos conflitos, o turismo volta a crescer. Esse crescimento se da por causa das peregrinações religiosas até Jerusalém.
Após a descoberta da tumba do apóstolo São Thiago em 814 d.C. as peregrinações cresceram muito na Europa, inclusive um dos roteiros turísticos mais realizados é o do Caminho de Santiago da Compostela, criado para se chegar até o sepulcro do apóstolo. O peregrino francês Aymeric Picaud escreveu um roteiro de viagem sobre a travessia partindo da França, e esse roteiro é considerado o primeiro a ser impresso na Europa.
Também na idade média, a peregrinação realizada à cidade santa de Meca pelos muçulmanos conhecida como Hajj, deslocou milhares de pessoas. Essa peregrinação deve ser feita por todos os muçulmanos pelo menos uma vez na vida.

Idade Moderna
No Renascentismo houve um grande desenvolvimento artístico e científico, aquela idéia de que tudo era obra divina ia perdendo força, e as coisas começam a ser vistas como obras humanas.
Ricos senhores resolveram financiar e proteger artistas, cientistas e literatos, eles eram conhecidos como mecenas. Nesta época viajar passou a ser uma oportunidade para se ter mais conhecimento, aprender novos idiomas.
No século XVI os ingleses começaram a mandar os jovens estudantes para outros países, acompanhados de professores ou tutores para que se obtivesse um maior conhecimento do mundo, era uma viagem educacional e cultural, essas viagens eram consideradas um aprendizado indispensável. Nesta época as cidades de Florença e Roma despontaram como destinos culturais.
Esta também foi uma época de grandes viagens marítimas, períodos de grandes navegações e atividades chamadas por muito de turismo comercial.
Foi na idade Moderna que os hotéis começaram a surgir, pois com os grandes senhores e artistas viajando com comitivas cada vez maiores, ficou inviável o alojamento em palácios.

Idade Contemporânea
Com a revolução industrial fortemente impulsionada pelos motores a vapor, houve uma consolidação da burguesia que tinha tempo livre e situação econômica favorável para viajar.
Os meios de transportes ficaram mais rápidos com as inovações tecnológicas, trens a vapor substituíam os meios de transporte de tração animal, os navios a vapor navegavam bem mais rápido, e a Inglaterra saiu na frente sendo a primeira a oferecer viagens que atravessavam os oceanos.
Nessa época as atividades de lazer e recreação se tornaram uma grande atração para a promoção do turismo. Outro fato que vez crescer o turismo foram os cassinos que começaram a surgir na Europa.
Em 1804 entra em vigor na França o novo código civil, que foi o primeiro no mundo a regulamentar a responsabilidade civil do agente hoteleiro.
Em 1841 surge um grande avanço no turismo graças a Thomas Cook, que organizou a primeira viagem coletiva da história do Turismo internacional. Para esta viagem ele utilizou um trem fretado.



Aluno: Marcelo Carlos Camargo nº 23
Turismo – Faibi 1º Sem. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário