quinta-feira, 15 de abril de 2010

A História do Turismo

HISTORIA DO TURISMO


JEAN CARDOSO Nº14




I – THOMAS COOK - O marco dominante do turismo


O nascimento da ciência do turismo se dá dentro da historiografia inglesa, quando as relações de Produção na Inglaterra fizeram com que Thomas Cook estudasse e apresentasse suas idéias atuantes determinando um desenvolvimento nas forças produtivas do turismo na vida real.
A idéia de locomoção e viagens em todos os cantos do mundo entre os povos, que era cooperação, de dominação deixaram marcas desde as primeiras civilizações da humanidade até os dias de hoje. No inicio tudo era resumido no processo de trabalho servil: escravo e assalariado; hoje esse trabalho é mais moderno, e não necessariamente uma força física p/ intimidar o outro, basta deixar o processo de globalização neoliberal fluir em seus blocos econômicos.
Thomas Cook, foi na verdade um pioneiro do “turismo moderno, graças ao desenvolvimento da Inglaterra como potencia na industria e na pratica das leis de mercado favorecendo a população trabalhadora e consumidora.Cook criou o turismo de massa ferroviária com tarifas reduzidas, viagens em grupo,pacotes de viagens, campanhas publicitárias, promoções para conquistar clientelas; essa ações permitiram que a classe operaria tivessem comportamentos semelhantes á classe mais nobre, que passaram a freqüentar praias e os balneários, hotéis, museus, montanhas, etc, antes tidos como redutos somente dos ricos, que eram considerados como uma terapia entre a classe dominante.
O turismo na Inglaterra foi,acima de tudo, um resultado de um processo de desenvolvimento histórico, econômico e industrial, aliado ao transporte marítimo e ferroviário, porém desde o século XVI já existia a pratica do grande turismo, até a Revolução Francesa em 1798(séc XVIII) que permitia a classe social dominante enviar seus filhos ao exterior com tutores para prepará-los e ensiná-los ao comando político.
O turismo sempre esteve presente na sociedade, porém sua manifestação dentro da Historia da humanidade surgiu de diferentes pontos, o fenômeno turístico consegue organizar e praticar o chamado “turismo moderno”,revolucionando cada vez mais a sua existência e sua permanência em nossa realidade atual e mundial.


II – A HISTORIA DO TURISMO NO BRASIL

Inicialmente, analise da história do turismo brasileiro, podemos ver que o órgão máximo é a EMBRATUR que defini a política nacional do turismo e cria o “Conselho Nacional de Turismo”. Como o turismo é uma atividade que se desenvolve graças ao atrativos que tem, o Brasil é um pais riquíssimo nessa atividade para ser em muito explorado pelo seu visual ecológico e urbano, gerando impostos locas, Estatais e Federais.
O PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) foi criado para o desenvolvimento turístico que se concentra no município, despertando o seu potencial para planejamento dentro da realidade local, se preparando par bem receber turistas, divulgando propagandas do lugar a todo país, gerando emprego e aumentando a renda, como por exemplo, a nossa cidade “Estância Turística, Capital Nacional do Bordado”.
No contexto nacional, a EMBRATUR atua em conjunto com o ministério das Relações Exteriores para mudar a imagem do Brasil, por meio de criações publicitárias, carnaval, praias, etc.Dentro dom cenário político já foi solicitado a criar o “Ministério do Turismo” para profissionalizar a EMBRATUR, com o apoio do comercio e da industria.
A rede hoteleira é obrigada a enquadrar-se no artificialismo dos gastos estrangeiros, com isso parte do nosso patrimônio se moderniza e se destrói.
O autor termina citando varias perspectiva que podem vir a melhorar as condições turística do Brasil.
 Desenvolver uma campanha nacional de apoio ao turismo brasileiro,
 Desenvolver um programa de incentivo ao turismo estudantil,
 Combater o turismo sexual,
 Promover um encontro com os turismólogos e professores para discutir a hospitalidade brasileira,
 Promover um programa de incentivo fiscal a construção de hotéis e hospedagem familiares,
 Programas de férias junto aos equipamentos de turismo ecológico, etc...












Bibliografia : “Turismo Propriedade Nacional” - RJ. Ed. Record. Autor: Joaquim Xavier da Silveira
www.espaçoacademico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário