domingo, 16 de maio de 2010

SUBSISTEMAS: ECONÔMICO/ECOLÓGICO/SÓCIO-CULTURAL

Turismo é um eficiente meio para promover uma região, com seus valores naturais, culturais e sociais.
Desenvolvimento econômico, contatos culturais e por outro lado podemos ter prejuízos no meio visitado como:
degradação dos recursos naturais, perda da cultura local, desintegração da comunidade e mais outras percas para a população local.
Fonte: Livro Análise Estrutural do Turismo - Página 39 - 1.2.4

SÓCIO-CUTURAL
O Turismo promove viagens para diferentes regiões do país e do mundo, dando a oportunidade de ver, observar e participar de diversas culturas.
POSITIVO: A troca de conhecimentos, como culturas diferentes.
NEGATIVO: Podemos dizer que os residentes fixos que sofrem a alteração sócio-cultural atráves dos visitantes, e alteração da vida cotidiana local.

ECOLÓGICO
Podemos afirmar que onde há turismo, há degradação ambiental, pois onde o turismo é desenvolvido tem uma grande concentração de pessoas.
POSITIVO: A população local, ongs procuram preservar o meio ambiente visitado.
NEGATIVO: Nem sempre os visitantes tem conciência ambiental e cultural, por isso entra o trabalho da população local de cuidado e conscientização.

ECONÔMICO
O Turismo apresenta grande importância econômica em todo o mundo, pois faz circular entre outras coisas o dinheiro da pessoa que se desloca, consumindo para sua recreação serviços como: hotelaria, restaurantes, afinal toda infra-estrutura oferecida.
Como já foi visto, o turismo repercute tremendamente na economia dos países e das regiões nas quais se desenvolve, ainda que sua importância tenha intensidades diferentes conforme o dinamismo e a diversificação da economia, melhor dizendo, seja a economia local, regional ou nacional. Sem dúvida, a economia em questão pode ser a de um país desenvolvido ou a de um país em desenvolvimento, pode se basear em várias indústrias ou em uma só, pois o turismo pode representar uma opção importante para a mesma ou ser completamente irrelevante. Essas características determinarão o grau de participação local e dos investimentos estrangeiros no desenvolvimento da atividade turística, assim como os custos e os benefícios que advêm da mesma.
POSITIVO: A circulação da econômia local, o visitante consome produtos e a populaçao se beneficia.
NEGATIVO :Acontece nos locais turísticos onde o número elevado de instalações turísticas pertence a investidores estrangeiros e, portanto, a maior parte dos lucros obtidos com a atividade realizada nos mesmos sai fora das fronteiras do país de acolhida para serem repartidos nos países de origem dos investidores.



Aluna: Sandra Elisa Faria - n° 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário