segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conjunto de relações ambientais, seus subsistemas ecológicos, econômicos e cultural, com seus impactos.

Conjunto de relações ambientais, seus subsistemas ecológicos, econômicos e sociocultural, com seus impactos








O turismo cresce a cada dia de uma forma que preocupa a todos os intelectuais da área, prejudica diretamente e indiretamente os moradores de um lugar, as pessoas e os visitantes. As influencias positivas e negativas do turismo é fator muito importante que exige muita atenção e estudos muito profundos no tema.

Uma das maiores preocupações que tira o sono de qualquer turismólogo é a exploração de recursos naturais de uso turísticos que cresce muito e pode ser um fator negativo se o planejamento e o uso pelo lugar não for estudado e organizado adequadamente de forma que não ajam degradações no meio ambiente. Para um empresário de nível alto economicamente, é natural que o lucro seja o mais importante e é assim que acontece com vários pontos turísticos que começa bem e depois se transforma em um fiasco do turismo.

É preciso desafogar e distribuir melhor os fluxos turísticos dando valor para os autóctones, deixando em suas mãos o controle do solo. A orientação para com os investimentos de capitais destinadas ao turismo é essencial para que os impactos negativos não surjam.

O investimento com treinamento para os responsáveis com o turismo é fundamental para melhorar a preservação dos pontos turísticos, porque são eles que têm a responsabilidade de passar informações para os turistas que visitam um determinado lugar.

Trabalhando de uma forma honesta e responsável podemos sentir os impactos positivos acontecerem lentamente mais com um aspecto muito positivo no setor da economia aumentando assim a renda dos habitantes do lugar, e os empreendimentos formais e informais também esquentam. Um setor que cresce bastante é o setor imobiliário e de construção, e é preciso uma atenção bem carinhosa nesta parte, porque pode ser um mal para o meio ambiente se crescer de forma irregular ou sem uma organização adequada para com este determinado lugar.

Porque toda essa preocupação com o turismo? Porque o turismo tem um efeito multiplicador que acontece de uma forma fenomenal, que de um ponto de vista é muito bom mais com este efeito vem também os impactos negativos que começa com o abandono das atividades principais e culturais do local, ou seja, as pessoas vão sendo obrigadas a se retirar de seus repetíveis lugares para que seja construída área de turismo, prédios que chegam a arranhar o céu de tão auto. Com o passar do tempo a cidade acaba dependendo do turismo, isso é muito ruim, por isso temos que especular e ter muita conscientização de que mínimos detalhes podem ser essenciais para ajudar a conservação do lugar por um longo prazo de duração, e é isso o fator mais importante do turismo, a conservação dos pontos turísticos e da cultura do lugar

Um projeto chamado SISTUR,(sistema de turismo), criado pelo prof. Mário Beni que é muito importante para as pesquisas cientificas da área. O campo de estudo de turismo é muito amplo e complexo e o SISTUR chega para ajudar a resolver problemas turísticos que podem ser prejudicial no futuro. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza mais conhecido como SNUC foi criado em 18 de julho de 2000, e cuida das áreas protegidas nos níveis federal, estadual e municipal, protegem parques nacionais, estações ecológicas, reservas biológicas, naturais, de fauna entre varias outras porque sabem e tem a conscientização de que impactos negativos podem acabar até mesmo com o planeta Terra.

Subsistemas e impactos.

Subsistema Ecológico: A natureza em si. Paisagens, florestas, fauna, flora com este subsistema é possível conhecer todos os fatores e de maneira adequada organizá-los.





Impacto positivo: Preservação da natureza.



Impacto negativo:Extinção de animais raros



Subsistema social: é o estudo do homem e o turismo de uma forma interligada.

Impacto positivo: Aumento da renda do lugar.

Impacto negativo: Aumento da criminalidade no lugar.



Subsistemas econômicos: A organização da distribuição de renda gerada pelo turismo.

Impactos positivo: Crescimento na diversificação de produtos.

Impacto negativo: Dependência exclusiva do turismo no lugar.







Subsistema cultural: Estuda a cultura do local.

Impactos positivo: Valorização de seus Patrimônios Históricos.

Impacto negativo: Descaracterização e vulgarização das manifestações tradicionais do lugar.





Fernando Morais.

1° semestre de 2010

FAIBI

Prof. Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário