sábado, 15 de maio de 2010

SISTEMA DE TURISMO - SISTUR

Para se entender melhor o que o que vem a ser o Sistema de Turismo podemos fazer primeiramente uma pergunta: O que é um sistema?Sistema é um conjunto de partes unidas que interagem para atingir um determinado objetivo.Como o turismo é uma atividade socio-econômica e multidisciplinar, possui um sistema de estudo chamado Sistur definido pelo Professor Dr.Mario Beni, que tem como objetivo:

"reduzir a complexidade do fato e do fenômeno do turismo a um modelo referencial inédito
que utiliza a noção de sistema para retretar toda a riqueza e dinâmica das variáveis envolvidas,
permitindo obter uma conformação e também uma confirmação ordenada de como se 
prosessam os movimentos e as inter-relações das funções turísticas com os componentes
do Sistema de Turismo propiciando aos pesquisadores a construção de modelos quantitativos"

O Sistur é organizado através de 3 conjuntos:
  • Das Relações Ambientais (RA):sendo um conjunto de ecologia, economia, cultura, e sociedade interligadas.
  • Da Organização Estrutural (OE): que envolve a superestrutura (parte política), e a infra-estrutura (parte material, física da organização, do espaço).
  • Das Ações Operacionais (AO): de mercado (criação da oferta e demanda).
Do Conjunto das Relações Ambientais, o subsistema ecológico é de extrema importância, pois é ao seu redor que estão aglomerados os demais subsistemas.Abrange as atividades relacionadas à comtemplação e o contato com a natureza, analisando as consequências do turismo sobre o meio ambiente, a preservação da fauna, flora e das paisagens, e alterações nos ecossistemas.Infelizmante, vemos nos dias atuais, na escala de prioridades, a exploração dos recursos naturais sem limites que visam um objetivo maior: o interesse econômico, em busca de lucros, e não do uso dos recursos de forma sustentável, acarretando muitos problemas ambientais, e impactos sociais como vemos no turismo de massa.
O subsistema econômico consiste em analisar o turismo como atividade econômica, visando a satisfação do turista, como consumidor dos serviços oferecidos, e o lucro das empresas que ofertam o serviço ou produto turístico.Consiste na demanda que é a quantidade de um bem ou serviço que o consumidor deseja e pode adquirir a um determinado valor, e na oferta que é a quantidade de um bem ou serviço que chega ao mercado por um determinado preço em um período determinado, contribuindo para a satisfação das necessidades do consumidor.
A interação entre os indivíduos de uma sociedade, as relações que estabelecem com os visitantes de diversos lugares produzindo o turismo, como também as influências da globalização sobre o comportamento da sociedade são alguns dos fatores que englobam o subsistema social, bem como as razões que levam um turista a viajar (a mobilidade), a comunidade local e a busca de se conhecer outros lugares.
O subsistema cultural se caracteriza pela diversidade cultural existente em um determinado local, como um conjunto de crenças, valores e técnicas para se lidar com o meio ambiente, compartilhado e transmitido de geração para geração.O turismo contribui para a preservação dos valores para a sociedade local.

Impactos econômicos positivos no turismo:
- aumento da renda da população; aumento nos empreendimentos ( mais empresas = mais dinheiro); oportunidade de mudança econômica; diversidede dos produtos ofertados; elevação do nível cultural e profissional; expansão no setor imobiliário.
Impactos econômicos negativos no turismo:
- abandono da atividade primária e cultura local; dependência do turismo como atividade exclusiva; sazonalidade; especulção imobiliária;

Impactos socias negativos do turismo:
- estímulos de hábitos de consumo; aumento da prostituição; neo-colonialismo.
Impactos sociais positivos do turismo:
- geração de emprego e renda para a população local; possibilidade de desnvolvimento de infra-estrutura sociais e educacionais; conhecimento de outras culturas; novos relacionamentos.

Impactos culturais posititivos:
- valorização do artesanato; valorizaçã oda herança cultural; orgulho étnico; valorização e preservação do pratrimônio histórico.
Impactos culturais negativos:
- descaracterização do artesanato; arrogância cultural; destruição do patrimônio histórico.

Impactos ambientais e ecológicos positivos do turismo:
- criação de planos de conservação; empreendimentos turisticos passam a investir em medidas preservacionistas; descobertas e acesso a áreas naturais; recuperação psicofisica resultante do contato dos indivíduos com a natureza; utilização do epaço racional e valorização do convívio com a natureza.
Impactos ambientais e ecológicos negativos do turismo:
- ausência de interação e compreensão entre os visitantes e habitantes; destruição, depredação, e desvalorização das áreas naturais pelo turista; poluição em geral; destruição da fauna e da flora; degradaçã oda paisagem; o espaço natural da lugar á construção civil.







Andréa A. Candiotto  Turismo 1° Semestre

Referências:http://animalamour.blogspot.com/2007/07/1-introduo-ultimamente-o-turismo-passou.html
                  acd.ufpel.edu.br/turismo/docentes/nara/aula4/pdf




  




4 comentários:

  1. Estou no segundo período de turismo , achei ótimo esse curso, pois abrange praticamente todas as áreas da vida , inclusive a preservação e conservação do meio ambiente, nós conscientizando que precisamos fazer nossa parte e tornar o mundo em qualquer parte u destino turístico.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de TGT2010,é um blogue que possui informação essencialmente importante

    ResponderExcluir