domingo, 16 de maio de 2010

Sistema de Turismo - Sistur

Ana Caroline dos Santos, turismo I


1- Sistema



É o conjunto de unidades com relações entre si. Um deles depende do outro na cadeia, no sistema. O conjunto mantém-se organizado por sua inter-relação entre as várias unidades.

É fundamental que o sistema tenha:

 Meio Ambiente: externo ao sistema. Conjunto de objetos que não fazem parte do sistema, mas que influenciam o mesmo.

 Elementos (unidades): objetos que fazem parte do sistema.

 Relações: todos os elementos de um sistema são inter-relacionados.

 Atributos: características

 Entrada (input): o que o sistema recebe.

 Saída (output): produto final.

 Realimentação (feedback): é a comunicação, processo de controle para o equilíbrio.

 Modelo: representação do sistema. Um modo para facilitar seu entendimento.





2- Sistema de Turismo – Sistur



Segundo Mário Beni “Sistur é um sistema aberto. Realiza trocas com o meio que circunda e, por extensão, é interdependente, nunca auto-suficiente”. Esse trecho mostra que Sistur não pode “expandir indefinidamente”, diferente de se “sustentar indefinidamente”. Percebemos que seu crescimento está relacionado com a qualidade de uso e preservação dos ecossistemas naturais do que pela sua quantidade.



Ele é dividido em três conjuntos e seus respectivos subsistemas:



a) Conjunto de Relações Ambientais – RA

a.1- Subsistema Ecológico.

a.2- Subsistema Econômico.

a.3- Subsistema Sócio-cultural.



b) Conjunto de Relação Estrutural – RE

b.1- Superestrutura: parte política.

b.2- Infra-estrutura: estrutura física.



c) Conjunto das Ações Operacionais – AO

Envolvem, no mercado, a oferta e a demanda relacionadas à produção e ao consumo.





Conjunto de Relações Ambientais – RA



I- Subsistema Ecológico.

Tem como principal elemento a contemplação e o contato com a natureza.

O homem sempre provoca alterações nos ecossistemas conforme suas necessidades. Em lugares onde encontramos grandes potenciais turísticos, programas de proteção e conservação da natureza se torna indispensável tanto para que o turismo não se extingue quanto para o bem-estar dos autóctones.

O turismo sustentável é uma medida de preservação e bom uso de todos os recursos naturais. Temos que deve sair dos papéis e ser colocado em prática.



II- Subsistema Econômico.

É o conjunto de serviços efetivamente colocados no mercado que constitui a cadeia de produção, distribuição, consumo e valor. Analisa como utilizar os recursos turísticos, a distribuição e circulação de renda gerada pela atividade. Procura compreender o fluxo dos turistas assim como a lógica do comportamento econômico dos viajantes, tais como: o porquê da viagem, tipo de transporte e hospedagem, os gastos e satisfação de seus desejos.

Podemos entender o subsistema econômico pelo diagrama a seguir:







No mercado tradicional gira em torno de oferta e demanda. No turismo não é diferente. Oferta é a quantidade de um bem ou serviço que chega ao mercado, por um dado preço em um período determinado. Demanda é a quantidade de um bem ou serviço, que os consumidores desejam e podem comprar a um dado preço e um dado período de tempo.

Fica claro então que a oferta e a demanda não é a mesma em todos os períodos. Quando a oferta é maior que a demanda, o preço cai. Consequentemente, se a oferta for menor do que a demanda, o preço sobe.



Fatores que influenciam a demanda



- Preço;

- Preço de outros produtos;

- Gostos e preferências;

- Renda;

- Publicidade.



Produto Turístico



Qualquer bem ou serviço que é produzido para atender as necessidades de viagens a turismo.

Exemplo:

- Hospedagem

 UH: cama, banheiro, ar condicionado

 Atendimento: café da manhã, massagem, recepção.

- Alimentação e Bebida.



Fatores de Produção



São os que influenciam a qualidade e o preço dos produtos turísticos.



a) Tecnologia

Quanto mais avançada a tecnologia, o produto se torna mais atrativo e há um barateamento dos custos.



b) Governo

O Governo influencia através de políticas econômicas, impostos, subsídios.



c) Custos

c.1 – Custos fixos: independem da quantidade de bem e serviço ofertados.

Ex: Aluguel, manutenção.



c.2 – Custos variados: dependem do número de bem e serviço ofertados.

Ex: Matéria-prima consumida.







Mercado



Entende-se como mercado a soma entre oferta e demanda. Isso ocorre através de uma troca de informações em rede e tomadas de decisões.

Dentro do mercado existe a Segmentação de Mercado que serve para dividi-lo em partes para que haja uma especialização onde agrupem características semelhantes.



Tipos de Mercado



• Competição perfeita: igualdade de fatores de produção. É centrada na produção.

• Monopólio: um só vende.

• Oligopólio: poucos vendedores.

• Competição imperfeita: produtos são semelhantes. É centrada no cliente.

O mercado alvo, por sua vez, é variável:



• Geográficas: urbanização, climas, tipos de atrativos.

• Demográficas: sexo, idade, família, religião.

• Psicográficas: motivos, personalidades, comportamentos.

• Econômicas: renda, preço, pretensão de gastos.

• Sociais: educação, status, costumes.



Segmentação do turismo



Como citado acima, quando segmentamos algo é na intenção de oferecer um serviço especializado e de melhor qualidade.

No turismo temos vários segmentos, tais como:

- Turismo

• Lazer;

• Negocio;

• Terceira idade;

• Aventura;

• Religioso;

• GLBT;

• Entre vários outros.



III- Subsistema Sócio-cultural



Algo social diz respeito a interação de um individuo com a comunidade.

No turismo temos dois atores principais: turista (grupo) e comunidade local (autóctones) que mantêm uma relação de emissores e receptores.

Uma comunidade local que opta pelo turismo deve manter em mente um fator importante para que haja sucesso: hospitalidade, ou seja, qualidade turística, no produto, serviço e ambiente.

Para que a harmonia entre os atores seja preservada a conscientização de ambas as partes se faz indispensável.

O turismo não é algo que acontece em curto prazo. A comunidade, então, deve se programar para uma evolução de médio em longo prazo.

Por vezes a mídia mostra um lugar da moda. Logo o turismo de massa toma este lugar causando imensos transtornos como falta de água, espaço para apreciação, produtos nos mercados, etc. Desta maneira não será uma viagem prazerosa para o turista nem uma visita agradável para os autóctones. Medidas de desafogamento e distribuição do fluxo de turistas devem ser realizadas.

Um lugar turístico não pode se concentrar somente nisto. É necessário diversificar a atividade econômica do local, pois se caso o turismo não se tornar lucrativo para certa região, a comunidade terá outras fontes de renda.

Outros pontos importantes em relação a comunidade:

• Manter o controle da terra aos autóctones;

• Conciliar interesses dos turistas e visitados;

• Uma boa administração dos investimentos destinados ao turismo;

• Preservar e promover a cultura local.

O turista, em busca da realização de suas expectativas e desejos, por vezes, esquece de atitudes importantes. Para que nada atrapalhe sua viagem, tome nota de certas ações:

• Seja um consumidor crítico;

• Respeito o local e a comunidade onde está;

• Aproveite o lugar e todas as sensações que ele lhe oferece;

• E por que não, as vezes, simplesmente ficar em casa naquele feriado?



Impactos do Turismo



Qualquer ação humana provoca impactos tanto positivos quanto negativos.



Impactos Ecológicos:

- Negativos

• Poluição do ar e das águas, poluição do lixo e resíduos e poluição sonora;

• Destruição da paisagem natural;

• Destruição da fauna e flora;

• Congestionamento de automóveis e pessoas;

• Conflitos entre turistas e a população residente.

- Positivos

• Criação de planos de conservação e preservação de áreas naturais;

• Empreendimento turístico passam a investir em medidas preservativas;

• Aumento da arrecadação indireta e direta;

• Recuperação psicofísicas dos indivíduos resultantes do contato com a natureza;

• Utilização racional do espaço e valorização do convívio com a natureza.



Impactos Econômicos:

- Negativos

• Abandono da atividade primária e cultura local;

• Dependência exclusiva do turismo;

• Sazonalidade do turismo;

• Especulação imobiliária.

- Positivos

• Oportunidade de mudança econômica e aumento de renda dos habitantes;

• Mais empresas e, consequentemente, mais empregos;

• Elevação do nível cultural e profissional;

• Expansão do setor imobiliário e construção.



Impactos sócio-cultural

- Negativos

• Estímulo de hábitos de consumo;

• Aumento da prostituição;

• Neocolonialismo do turista com a população local;

• Descaractezação do artesanato;

• Vulgarização das manifestações culturais,

• Destruição do patrimônio histórico.



-Positivos

• Geração de emprego e renda para a população local;

• Possibilidade de desenvolvimento de infra-estruturas sociais e educacionais;

• Novos relacionamentos;

• Conhecimento de outras culturas

• Valorização e preservação do patrimônio histórico;

• Valorização do artesanato

• Valorização da herança cultural.

6 comentários:

  1. Curso Turismo e Meio Ambiente, curti a sua página! Obrigado pelas informações, pois solucionou algumas dúvidas que tinha. Abraços

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  2. obrigado me acrescentou muito para fazer uma prova

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  3. obrigado me acrescentou muito para fazer uma prova

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  4. Gostei! tirei muitas dúvidas com ele!

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  5. Embora seja de 2010...está sendo de grande serventia pra interagir sobre esse Assunto fascinante que é o Turismo...Agradeço.

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