domingo, 16 de maio de 2010

Relações ambientais e os seus subsitemas

Relações Ambientais


Jean Gustavo Nº14



A exploração dos recursos naturais de uso turístico tende a ser constante, este vem ser um subsistema fundamental.

O sistema teria que explorar seus atrativos turísticos de maneira que uma degradação pelo uso correspondesse uma força oposta, para garantir a duração á longo prazo.





Subsistema ecológico



Os atrativos ecológicos são inibidos pelas forças de outro subsistema, a manutenção de certos interesses econômicos em conjunto aos interesses ecológicos, no entanto, proteger o ecológico significa beneficiar o subsistema econômico a curto,médio e longo prazo.

Os problemas ecológicos obriga a reestruturação do sistema para recuperação dos investimentos turísticos no menor prazo possível, sem considerar os meios ecológicos, e o próprio turista.

O que ocorre é a exploração do turista, através dos preços abusivos e da queda de qualidade dos serviços, então não há exploração racional do turismo.





Subsistema Sócio Cultural



A cultura popular se realiza fora do universo acadêmico e das instituições cientificas, talvez sendo essa a maior diferença entre cultura popular e a cultura tradicional. Sua principal característica parece residir no fato de ser produzida espontaneamente em qualquer lugar: nas ruas, no trabalho, no lazer, dentro de casa etc.

A cultura popular não constitui um bloco homogêneo, já que o suburbanas, e se manifesta de formas múltiplas festas, rituais, musica, artesanato etc; e em praticas que conformam sua vida cotidiana.

A cultura de massa consiste na produção industrial de um universo bem dilatado de produtos, que abrangem setores com a moda, o lazer, a imprensa escrita e falada, a literatura, enfim, um numero grande de eventos e produtos.

O impacto sócio cultural dá se em todas as praticas de turismo pois o desenvolvimento econômico acarretado pela atividade e encontro com pessoas que vivem realidade diferente ( ao menos em momentos de lazer) repercute na estrutura social e nos aspectos culturais da população local, que pode dar inicio a um processo de admiração e aspiração por tudo o que é novo e era desconhecido, e repulsa ou vergonha pelos hábitos da comunidade local.

O impacto ambiental positivo do turismo pode ser :a preservação e restauração de sítios históricos, a criação de parques nacionais, a proteção de praias, arrecifes e a manutenção de floresta.

O impacto negativo causado pelo turismo sobre o meio ambiente são muitas vezes maiores e mais prejudicial, do que aqueles positivos.





Subsistema Econômico



E uma atividade que tem crescido substancialmente durante os últimos anos como um fenômeno econômico e social. Por esse motivo as tradicionais descrições do turismo baseadas nas característica dos visitantes, nas condições que levam a cabo suas viagens e estadias, no motivo de sua visita, etc.

O turismo esta entre as quatro principais atividade econômica do mundo e apresenta o mais alto índice de crescimento em nível global.

O impacto negativo que chama a atenção que nestas transformações sócio espaciais é que os autóctones foram sendo gradativamente empurrados para bairros periféricos pois a terra que antes era dele e foi comprada ou trocada por eletrodoméstico devido ao seu baixo valor e os nativos não tem lugar no mercado de trabalho, devido à não ter qualificação.

“O turismo é uma atividade que deve gerar satisfação para quem o consome e desenvolvimento para quem o produz. É preciso harmonizar estes interesses e adaptá-los ao desenvolvimento sustentável dos destinos”.









Matéria publicada eletronicamente:

www.ivt.coope.ufrj.br acesso no dia 15/05

www.turismoehospitalidade.hpg.ig.com.br/revista_capacidade_cargahtm acesso no dia 16/05

www.sos-itacare.org acesso no dia 16/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário