segunda-feira, 14 de junho de 2010

TURISMO RURAL

Considerações iniciais
Torna-se necessário alguns conhecimentos sobre o que é o turismo rural para podermos aplicá-los em nossa cidade, no caso Ibitinga. Iniciando-se pela definição de turismo rural de acordo com alguns autores e órgãos relacionados ao turismo. Outros pontos importantes são: a diferenciação entre espaço rural e espaço urbano, os tipos e modalidades de turismo, o turismo em outros países e no Brasil. Com esse conhecimento prévio é possível identificar se existe de fato turismo rural em Ibitinga ou se esta possui apenas potencial para desenvolvimento desse tipo de turismo.



1 – Definições
Para Tulik (2003), o turismo rural é uma expressão empregada, geralmente, de modo extensivo a qualquer atividade turística no espaço rural.
Já para o Ministério do Turismo, o turismo rural é o conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.
Mas para entender melhor essas definições é necessário conhecer os diferentes termos existentes como zona, meio, área e espaço aplicados ao rural.

2 – Espaço rural e espaço urbano
Existem inúmeros termos para designar o turismo rural é esta é a grande dificuldade, pois resultam em expressões como Turismo no Espaço Rural (TER) e Turismo nas Áreas Rurais (TAR) além de Turismo na zona e no Meio Rural.
As zonas rurais e urbanas vêm sendo delimitadas de acordo com suas atividades, neste sentido, as cidades concentram as indústrias, os serviços, residências entre outros. E as áreas rurais caracterizam-se por atividades primárias de agricultura e pecuária.
Para delimitar o espaço rural e o espaço urbano, existem três grandes grupos de acordo com a experiência de diversos países:
- oposição entre rural e urbano: a idéia de rural contrapor ao urbano é muito freqüente. Sendo assim as aglomerações de casas e pessoas são consideradas urbanas. E o território rural é habitado de forma dispersa e difusa.
- tamanho e características demográficas: cada país tem modo de distinguir as áreas urbanas das rurais, como a densidade demográfica, repartição de PEA (população economicamente ativa) entre outras. No Brasil é urbano quem habita a sede urbana de municípios, independente do tamanho ou da ocupação. Segundo Silva o crescimento de atividades não agrícolas em áreas ditas rurais vem crescendo, o que faz com que a distinção entre rural e urbano tem cada vez menos a ver com a atividade desenvolvidas pelos indivíduos.
- delimitação do perímetro urbano: no Brasil, os critérios de delimitação são realizados pelo poder público, cabendo as prefeituras delimitar o perímetro urbano. Isso faz com que elas aumentem o perímetro urbano para cobrar mais impostos (IPTU). Qualquer conceito relacionado ao Turismo rural deve ser apoiado no que é rural, o que varia muito entre os países.

3 - Tipos e modalidades de turismo
É possível mostrar o Turismo rural de algumas formas relacionadas ou pertinentes às manifestações do turismo no espaço rural, sendo as mais comuns:
- Turismo alternativo: pressupõe-se que o turismo rural, enquanto alternativo ao turismo de massa, deve nortear-se pelos princípios de pequena escala, o que em tese evitaria a degradação ambiental. Na prática em algumas áreas naturais protegidas as diferentes formas de turismo não urbano têm assumido características de massificação o que induz a pensar que o turismo alternativo é difícil de ser realizado.
- Turismo no espaço rural (TER)/turismo nas áreas rurais (TAR): o turismo rural consiste no aproveitamento turístico do conjunto de componentes existentes no espaço rural, incluindo aqueles rurais, culturais e elementos da natureza. Nessa perspectiva TER e TAR e turismo rural são sinônimos.
- Turismo em áreas rurais e naturais: engloba turismo verde, ecoturismo, turismo ecológico, agroturismo, turismo de aventura e esportivo, turismo cultural sendo o oposto ao urbano.
- Turismo na natureza/turismo rural/ecoturismo: esses tipos são difíceis de ser delimitados pois eles podem ocorrer na mesma propriedade, por isso podem ou não estar interligados.
- Turismo cultural: todo tipo de turismo tem uma base cultural e o turismo rural não é diferente.
- Agroturismo: atividade que ocorre na propriedade com exploração agrícola e criação de gado, com a presença do proprietário, atividade complementar de renda, contato direto do turista com o meio rural, alojamento na propriedade e possibilidades de participar de atividades rotineiras.
- Turismo rural – consiste no conjunto de atividades desenvolvidas no espaço rural, deve estar ligado à paisagem rural, ao estilo de vida rural e à cultura rural.

4 - Turismo rural na Europa e no Brasil.
A experiência Européia difundiu-se para diferentes países como:
- França – o turismo rural da França está fortemente ligado na oferta de alojamentos e do desenvolvimento de marcas relacionadas com as atividades desenvolvidas.
- Portugal – de acordo com o potencial habitacional no meio rural, Portugal teve a iniciativa de um turismo de habitação que preconizava o registro de alojamentos para fins turísticos.
- Espanha – o turismo de retorno surgiu com a industrialização, pois a mão de obra agrícola deslocou-se para as cidades e retornavam para a localidade de origem nas férias. Mais tarde surgiram as Casas de Labranza.
- Itália – o agroturismo italiano está correlacionado à natureza, à autêntica culinária regional, ao esporte e a cultura.
O conhecimento do desenvolvimento de sucesso do turismo rural em outros países estimulou o Brasil. Sendo Lages (SC) a primeira cidade brasileira a aproveitar a estrutura existente das fazendas para receber turistas.
A partir da transformação das fazendas e pousadas rurais, SC consolidou o turismo rural apoiado nas perspectivas européias.
O Brasil adotou um conceito múltiplo de turismo rural:
- Turismo diferente: relacionamento entre turista e autóctone; maior conhecimento dos destinos; possibilidade de praticar ócio ativo.
- Turismo interior: sair do litoral onde existe o turismo de massa e muita degradação para um turismo localizado no interior.
- Turismo endógeno – deslocamentos intra-fronteiras de um país, região ou localidade, não importando a origem do turista.
- Turismo verde – é aquele desenvolvido nas áreas naturais pouco alteradas que possibilitam ao turista o desfrute dos bens naturais, culturais e socioprodutivos.

5 - Turismo rural na cidade de Ibitinga/SP
Verificados alguns conceitos sobre o turismo rural é possível identificar na cidade de Ibitinga o seu potencial para essa atividade. A cidade de Ibitinga apresenta características essenciais para o desenvolvimento do turismo rural, pois possui muitas propriedades que preservam suas estruturas arquitetônicas, possui rios, matas além de ter uma localização privilegiada. Mas devido à atividade econômica da cidade (bordado) essas propriedades servem apenas para seus proprietários passarem fins de semana, muitas vezes não possuindo nenhum tipo de atividade agrícola.
Esses proprietários não vêem o turismo rural como outro tipo de renda, pois estão concentrados apenas no turismo de compras.
Um exemplo dessa realidade é a fazenda Voltinha, que já serviu de estudo para a monografia do curso de graduação em Turismo da FAIBI em 2004. A fazenda apresenta muitos atrativos turísticos, sendo um deles a própria casa que apresenta estruturas antigas. Além de trilhas, tulhas, terreiros de café entre outros. Mas apesar do estudo realizado com os futuros profissionais em turismo os proprietários não abriram suas portas para essa nova iniciativa. Isto mostra que a cidade possui potencial para esta área do turismo, mas precisará conscientizar os proprietários dos benefícios que esse tipo de atividade traria para eles e para a cidade.


Referências Bibliográficas:
TULIK, Olga. Turismo Rural. São Paulo: Aleph, 2003- Coleção ABC do Turismo
EMBRATUR. Manual Operacional do Turismo Rural. Brasília, 1994.

Edelcio Geraldo
Eliana de Melo
Mariane Corneta
1º semestre de turismo

Um comentário:

  1. Pessoal vocês já viram a Fanpage da Feiratur ?? Achei super interessante a feira fala sobre o turismo rural no Brasil todo. Vai ter uma edição agora em setembro =]
    https://www.facebook.com/feiratur

    ResponderExcluir