domingo, 13 de junho de 2010

TURISMO DE EVENTOS


O QUE SÃO EVENTOS
A origem da palavra eventos vem do termo eventual, o mesmo que casual, um acontecimento, que foge à rotina e sempre é programado para reunir um grupo de pessoas (CAMPOS, WYSE & ARAÚJO, 2002). De acordo com dados do SEBRAE, acontecem, anualmente, no país mais de 330 mil eventos, envolvendo 80 milhões de participantes, o que resulta na geração de cerca de 3 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. Nos último 10 anos, o setor cresceu cerca de 300% no país (GONÇALVES, 2003) e a tendência é de permanente crescimento, uma vez que a chamada globalização, além de mudar as características da economia mundial, encurtou distâncias, aproximou povos e culturas.
O evento é muito mais do que o planejamento, a programação, a execução e o monitoramento de uma seqüência de atividades destinadas a um público específico e realizadas em local apropriado.          
O mercado, para os profissionais da área, mostra-se promissor, já que eventos são realizados com as mais diversas finalidades: para comemorar, expor, divulgar produtos, etc; e, até mesmo, como estratégia para o desenvolvimento turístico de um município ou minimizar a sazonalidade nos estabelecimentos de hospedagem.

TURISMO DE EVENTOS

É entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, científico ou profissional, cultural, incluindo ainda o consumo e entretenimento.
Um evento gera turismo, pois acaba sendo também um atrativo turístico, o participante do evento acaba conhecendo melhor a cidade e retorna com a família.
É muito interessante o turísmo de eventos, principalmente nas cidades turísticas onde ocorrem a sazonidade turística, faz aumentar a oferta e demanda nas baixas temporadas, além de enriquecer a vida cultural e econômica, trazendo prestígio a cidade-sede. 

Informações do Livro Eventos: Ilka Paulete Svissero Tenan

 (Sandra Elisa Faria)                                                                               
  
CLASSIFICAÇÃO DE EVENTOS

         CONGRESSO E CONFERÊNCIA

São eventos grandes que exigem uma organização rigorosa na parte de organização e  agrega vários eventos menores apresentando temas diferentes entre eles. É sempre esperado um público grande para estes tipos de eventos.

 DEBATE

São discussões públicas coordenadas por um mediador ou apresentador. É um método muito usado por políticos que querem expor seus ideais.

EXPOXIÇÃO

Vendas de produtos diversos.

ENCONTRO

Com as características de um congresso, mas organizados para um público menor.

FORUM

Discussão com temas livres e participação do público.

PALESTRAS

 Reuniões com temas direcionados para um público alvo.

REUNIÃO

Reunir grupos de pessoas para um assunto específico e acontecem muito durante congressos, convenções e outros eventos.

SEMINÁRIO

Evento cultural, técnico e cientifico reunindo grupos de pessoas apresentando diferentes temas de um determinado assunto.

WORKSHOP

Apresentações de determinadas técnicas com o objetivo de facilitar o desempenho dos participantes com os seus devidos trabalhos.


INALGURAÇÃO

Evento de curta duração com objetivo de mostrar a importância do lugar a ser inaugurado.
Normalmente é servido um coquetel ou jantar durante o evento.

ENTREVISTAS

Existem as entrevistas exclusivas que são feitas antes ou depois dos eventos, e as coletivas que são enviadas para vários veículos de comunicação. 

   http://www.mpdft.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=611&Itemid=151

(FERNANDO)

Quem promove e quem participa dos eventos
“De acordo com Weissinger, eventos são realizados por e para organizações, pessoas unidas para um propósito comum. Geralmente eles se reúnem  com o propósito  de expor sua idéias,objetivos e metas.As organizações se dividem em  duas categorias: Associações e Corporações.
Associações são organizações de pessoas filiadas por razão de interesse profissional ou então ate mesmo pessoal.São dezenas e a maior parte se encontra anualmente,e podem  ser classificadas de em  seus objetivos como”.
Profissional:são formadas por pessoas com ocupação ou carreira comum.exemplos, conselho regional de engenheiros e arquitetura, ordem dos advogados, etc.
 De mercado: são grupo de pessoas ou empresas que atuam no mesmo segmento  de mercado ou seja na mesma área,exemplo: câmeras de comercio, associações brasileiras dos agentes de viagem, etc.
 Fraternais e sociais: normalmente atuam como organizações de serviços e realizam grandes convenções, com participantes do mundo todo, são  grupos formados por pessoas que tem  a fraternidade como  força de união,exemplos: fraternidade rosacruciana são paulo.
 Religiosas e éticas: são membros unidos por interesses teológicos e sociológicos, esses grupos procuram  promover suas crenças e culturas.exemplos: associação brasileira adventista do  sétimo  dia, associação recreativa cultural islâmica.
 Beneficentes: tem  como objetivo  alcançar a compreensão   da comunidade da comunidade no quesito a respeito de doenças, deficiências, etc. exemplos AACD, APAE, etc.
 Esportivas: tem como objetivo principal o desenvolvimento e o intercambio de determinada modalidade, exemplos: as ligas, federação e confederação.
 Grupos de interesse comum: são organizados em  torno de grande variedade de hoobies e dedicação profissional como  colecionadores de selos. Tem como  objetivo partilhar conhecimentos e ate mesmo para fazer trocas e vendas dos abjetos. Exemplos: associação de artigos escoteiros e eco distas.
 Grupos políticos: reúnem pessoas de filiação político-partidária , entre eles esta os partidos políticos de governo, exemplos: sociedade brasileira para defesa da flora e da fauna.
Corporações:  
As corporações realizam eventos por inúmeras razões entre elas estão o incentivo de vendas, treinamentos ou lançamentos de produtos.
FABRICANTES: Os encontros de fabricantes são feitos para treinar tanto a linha de frente como o gerenciamento, participam das feiras comerciais para mostrar seus produtos, exemplo confecções e fabricantes de alimentos e bebidas.
DISTRIBUIDORES:São os que levam os produtos dos fabricantes aos consumidores, incluindo transporte e venda, exemplo: rede de supermercado e revendedores de automóveis.
FORNECEDORES DE SERVIÇOS:Seus principais segmentos são hospitalidade, comunicações e serviços pessoais, exemplos: bancos e serviços de telefonia.
GOVERNO:Representa um setor importante das corporações ainda não tem foco comercial, exemplo: valor de diárias autorizadas para viagens.

Informações Livro Eventos – Ilka Paulete Svissero Tenan – Pgs 18 à 21.


Guilherme Lacerda             


Feira do Bordado de Ibitinga
 imagem_chamada

De Acordo com o TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola.

FEBI  ( Feira do Bordado de Ibitinga)

                                                                                
Esse evento realizado em Ibitinga é de real importância para a cidade, dado o exemplo que de acordo com o TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola citado sobre o “ jornal “O Bordado” , publicado em cada edição das Feiras, a I Feira do Bordado de Ibitinga – FEBI – foi idealizada pela senhora Juliana Zapata Camas e, em pouco mais de uma semana, com o apoio do então prefeito Sr. Nicola Lucínio Sobrinho e coordenada pela Dra. Imaculada de Mais Tonini, aconteceu nos dias 31/08 e 01/09 de 1974, nas dependências do Colégio Municipal “Prof. Benedito Teixeira de Macedo”. A realização desse evento foi considerada um sucesso, e assim passou a ser considerado de interesse turístico, integrando ao Calendário Turístico Nacional, pela resolução SET-12, de 20/06/1975, publicada no Diário Oficial de 21/06/1975, como segue:


“Resolução SET-12,de 20/06/1975.
O Secretario extraordinário dos Negócios de Esportes e Turismo, considerando que a Feira do Bordado de Ibitinga foi oficializada pela Prefeitura Local em 1974;
Considerando que a industria do bordado naquela região, data de 1940, onde foi instalado o primeiro salão de bordado industrial; Considerando que perto de 10.000 pessoas se dedicam àquele trabalho, sem distinção de sexo e idade;
Considerando a afluência de visitantes na I Feira e o significado do evento;
Resolve:
Artigo 1º - Fica oficializado e considerado como festividade de interesse turístico, a Feira do Bordado de Ibitinga,que se realiza na ultima semana de julho de cada ano.
Artigo 2º - Fica a Coordenadoria de Turismo desta Secretaria autorizada a registrar o evento em seus assentamentos e incluindo no respectivo calendário.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Secretaria de Esportes e Turismo, em 20 de junho de 1975.
a)      Ruy Silva, Secretário “


Em um levantamento econômico realizado em 1975 para o Instituto de Previdência Social, revelou que após o evento da I Feira, o salário médio de Cr$ 500,00 percebido nas atividades agropecuárias passou para Cr$ 1.240,00 para as pessoas que se dedicaram ao bordado, correspondendo a um aumento médio de 150% . O campo de trabalho tornou-se seguro, firme e garantido . Cresceu o número de máquinas industriais instaladas no município e chegou a mais de 50 % a população ibitinguence participante ativamente do bordado, sem cortar os que se beneficiavam com a comercialização do produto.”

Depois que a FEBI começou a produzir efeito na cidade, como o mês mais esperado pelas empresas e população geral, os morado da cidade começaram a se dedicar mais, produzindo um produto de qualidade.

A FEBI é organizada, planejada, mantendo um padrão de recepção, Show-Roon, praça para descanso e de alimentação, mantida em dois ambientes, o chamado Mini-Shopping onde ficam localizado os segmentos não destinados ao bordado, e um ambiente onde são localizados os bordados.

“As Feiras sempre foram realizadas pela Prefeitura Municipal. Sua organização sempre esteve sob os cuidados de uma Comissão Organizadora, formada em sua maioria por secretários municipais da administração pública. As equipes da administração , recepção. Limpeza e atendimento ao público são compostas por funcionários públicos municipais, já as equipes de segurança, montagem de estandes, climatização, decoração, som, divulgação, são serviços terceirizados, contratados através de concorrência pública.
Hoje em dia, o processo de organização da FEBI tem inicio no mês de fevereiro, com a nomeação da Comissão Organizadora, e termina no mês de agosto, com o fechamento de balanço e avaliação final. Os trabalhos de comercialização de estandes, fechamento de contratos, seleção de funcionários ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Municipal de Turismo, e as demais atribuições sob a responsabilidade do presidente da Comissão Organizadora, que envolve as demais secretarias em sua realização.”

Muitas pessoas visitam a FEBI todo ano, sendo a maioria mulheres com idade entre 31 e 50 anos, sendo que esse público é o alvo deste evento de compras.
 

           
De acordo com o Site da Feira que é o www.feiradobordadodeibitinga acessado no dia 13 de junho de 2010 já está a propaganda da  37º Feira do Bordado de Ibitinga com inicio dia 09 de Julho e término dia 19 de Julho de 2010.
A Feira do Bordado de Ibitinga chega em 2010 a sua 37 ª Edição, com um histórico de sucesso e crescimento. O evento faz parte do Calendário Turistico do Ministério do Turismo.”
Serão mais de 200 lojas para atender o visitante de todas as partes do Brasil.” 

“Pavilhão B foi transformado no maior showroom de cama, mesa e banho da América Latina”
  

Conclusão.

A feira do Bordado de Ibitinga dentro do Turismo de Eventos, é um turismo que tende a crescer e melhorar a cada ano.
É um excelente exemplo de um bom funcionamento de turismo de Eventos no caso de feiras, visando desde a compra do ingresso, com a agilização da venda sendo mais de 5 caixas atendendo ao turista e visitantes da feira, recepcionistas uniformizados nas catracas da entrada recebendo bem e com um belo sorriso no rosto, com uma bela apresentação de abertura, seguranças, equipe de limpeza, equipe de imprensa, equipe de ajuda , caso alguém precise de alguma informação especifica.
Dois espaços um especifico para o bordado e outro para produtos diversos, praça de alimentação com uma variável desde de restaurante a lanchonetes. Sorveterias, docerias entre outros para atender com melhor agilidade.
Um parque para a diversão, e um ambiente para Shows, banheiros limpos e organizados, toda a feira é bem planejada e organizada para atender o turista.

Dados retirados do Site da Feira do Bordado acessado na data de 13 de junho de 2010 as 17horas www.feiradobordadodeibitinga.com.br
                                                     
TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola.
FEBI  ( Feira do Bordado de Ibitinga)


( Larissa do Nascimento Alves)





Bibliografia
                                                      
O que são Eventos

Informações do Livro Eventos: Ilka Paulete Svissero Tenan



Classificação de Eventos

  http://www.mpdft.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=611&Itemid=151


Quem promove e quem participa dos eventos
Informações Livro Eventos – Ilka Paulete Svissero Tenan – Pgs 18 à 21.


Feira do Bordado de Ibitinga

Site da Feira do Bordado acessado na data de 13 de junho de 2010 as 17horas www.feiradobordadodeibitinga.com.br
                                                     
TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola.
FEBI  ( Feira do Bordado de Ibitinga)



                                                                               
ALUNOS :

Sandra Elisa Faria
Guilherme Lacerda
Fernando 
Larissa do Nascimento Alves

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