terça-feira, 15 de junho de 2010

Serviços de turismo




PRODUTO:Magic City
Oferta: O Magic City é um complexo de lazer situado a apenas 60km da capital paulista, cercada pela Mata Atlântica , que oferece atrações para todas as idades. Reúne parque aquático,piscinas aquecidas,parque de diversão,esportes de aventuras,fazendinha,pousada epesqueiro em um só lugar.
Infra- Estrutura da pousada: Loja de conveniência, Auditório para 120 pessoas, Salão de jogos com mesas de snooker,pebolim tenis de mesa e carteado, Sala de TV e e Sala "Mamãe e Bebê", equipada com geladeira, fogão e forno de microondas, reservado as mães que queiram preparar a alimentação do seu bebê. As diárias da pousada são completas e incluem Café da manhã, Almoço e Jatar e acesso aos Paques Aquáticos,incluisve Área Vip,Parque de Diiversão e Fazendinha.
Publico Alvo:escolas,melhor idade,empresas, religiosos e eventos.


Mariane Corneta 1° ano turismo

SERVICOS DE TURISMO.

Produto: Resort - Hotel panorama e acquamania resort.
Oferta: Procura de lazer completo.
Empresa: Gerente administrativo e outros, Maitre e outros, Gerente de rh e outros, Geente de AeB e outros.
Publico alvo: pessoas que procuram descanco,relaxamento, diversão, sem abrir mão do conforto e da comodidade. 


Fonte: http://www.booking.com/hotel/br/panorama-acquamania-resort.pt.html?aid=311840;label=hotel-16989-br-Oy2e4d0G5XPmtGciUSZX1AS3276115903;ws=&gclid=CIPxgvvKoqICFQ26sgodtSB2tw

GUILHERME ALLANDERSON DE LACERDA .

CONCEITO DE TURISMO

Conceitos de turismo.



Turismo é movimento de pessoas, é um fenômeno social, econômico e cultural que envolve pessoas. É um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas, apesar de que esta última pode ser a razão de tal movimento, o turismo transcende as esferas das meras relações da balança comercial. A definição acadêmica de Turismo, segundo a OMT é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas".

Portanto Turismo é a realização de viagens para local diverso do qual a pessoa more, seja a lazer, passeio, negocio, religião ou outra atividade diversa da econômica. Daí a divergência sobre a correta utilização do termo "Turismo de negócios".





Fonte:revista do turismo dezembro de 2003,







Guilherme Allanderson de Lacerda.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conceito de turismo

Conceito de Turismo






O turismo é uma atividade econômica que mobiliza diversos setores produtivos de bens e serviços, requer o trabalho de diversas categorias técnicas e profissionais. Incorpora os serviços de dezenas de tipos de organizações que integram e complementam o produto turístico, como hotéis, restaurantes, centros de entrendimento e cultura, centros de reuniões, empresas de serviços receptivos, transportadoras, operadoras e agencias de viagens

 
Jean Gustavo 1º semestre    FAIBI

A empresa Mercotur

A Mercotur é uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento e marketing de destinos turisticos, encorpora em suas soluções tecnologias de turismo sustentavel, procurando nas fronteiras entre o desenvolvimento social, a politica economica e o marketing turistico, um caminho etico e competitivo para o desenvolvimento do Brasil e dos demais paises da America Latina.

Serviços:

Assessoria em politica e Economia do Turismo.
Modernização das praticas de gestão do destino turistico.
Assessoria para desenvolvimento de Clusters Turisticos.
Programa de qualificação socio-profissional e empresarial.
Planos de desenvolvimento e marketing.
Planos estrategicos.


Sandra Elisa Faria. 

TURISMO RURAL

Considerações iniciais
Torna-se necessário alguns conhecimentos sobre o que é o turismo rural para podermos aplicá-los em nossa cidade, no caso Ibitinga. Iniciando-se pela definição de turismo rural de acordo com alguns autores e órgãos relacionados ao turismo. Outros pontos importantes são: a diferenciação entre espaço rural e espaço urbano, os tipos e modalidades de turismo, o turismo em outros países e no Brasil. Com esse conhecimento prévio é possível identificar se existe de fato turismo rural em Ibitinga ou se esta possui apenas potencial para desenvolvimento desse tipo de turismo.



1 – Definições
Para Tulik (2003), o turismo rural é uma expressão empregada, geralmente, de modo extensivo a qualquer atividade turística no espaço rural.
Já para o Ministério do Turismo, o turismo rural é o conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.
Mas para entender melhor essas definições é necessário conhecer os diferentes termos existentes como zona, meio, área e espaço aplicados ao rural.

2 – Espaço rural e espaço urbano
Existem inúmeros termos para designar o turismo rural é esta é a grande dificuldade, pois resultam em expressões como Turismo no Espaço Rural (TER) e Turismo nas Áreas Rurais (TAR) além de Turismo na zona e no Meio Rural.
As zonas rurais e urbanas vêm sendo delimitadas de acordo com suas atividades, neste sentido, as cidades concentram as indústrias, os serviços, residências entre outros. E as áreas rurais caracterizam-se por atividades primárias de agricultura e pecuária.
Para delimitar o espaço rural e o espaço urbano, existem três grandes grupos de acordo com a experiência de diversos países:
- oposição entre rural e urbano: a idéia de rural contrapor ao urbano é muito freqüente. Sendo assim as aglomerações de casas e pessoas são consideradas urbanas. E o território rural é habitado de forma dispersa e difusa.
- tamanho e características demográficas: cada país tem modo de distinguir as áreas urbanas das rurais, como a densidade demográfica, repartição de PEA (população economicamente ativa) entre outras. No Brasil é urbano quem habita a sede urbana de municípios, independente do tamanho ou da ocupação. Segundo Silva o crescimento de atividades não agrícolas em áreas ditas rurais vem crescendo, o que faz com que a distinção entre rural e urbano tem cada vez menos a ver com a atividade desenvolvidas pelos indivíduos.
- delimitação do perímetro urbano: no Brasil, os critérios de delimitação são realizados pelo poder público, cabendo as prefeituras delimitar o perímetro urbano. Isso faz com que elas aumentem o perímetro urbano para cobrar mais impostos (IPTU). Qualquer conceito relacionado ao Turismo rural deve ser apoiado no que é rural, o que varia muito entre os países.

3 - Tipos e modalidades de turismo
É possível mostrar o Turismo rural de algumas formas relacionadas ou pertinentes às manifestações do turismo no espaço rural, sendo as mais comuns:
- Turismo alternativo: pressupõe-se que o turismo rural, enquanto alternativo ao turismo de massa, deve nortear-se pelos princípios de pequena escala, o que em tese evitaria a degradação ambiental. Na prática em algumas áreas naturais protegidas as diferentes formas de turismo não urbano têm assumido características de massificação o que induz a pensar que o turismo alternativo é difícil de ser realizado.
- Turismo no espaço rural (TER)/turismo nas áreas rurais (TAR): o turismo rural consiste no aproveitamento turístico do conjunto de componentes existentes no espaço rural, incluindo aqueles rurais, culturais e elementos da natureza. Nessa perspectiva TER e TAR e turismo rural são sinônimos.
- Turismo em áreas rurais e naturais: engloba turismo verde, ecoturismo, turismo ecológico, agroturismo, turismo de aventura e esportivo, turismo cultural sendo o oposto ao urbano.
- Turismo na natureza/turismo rural/ecoturismo: esses tipos são difíceis de ser delimitados pois eles podem ocorrer na mesma propriedade, por isso podem ou não estar interligados.
- Turismo cultural: todo tipo de turismo tem uma base cultural e o turismo rural não é diferente.
- Agroturismo: atividade que ocorre na propriedade com exploração agrícola e criação de gado, com a presença do proprietário, atividade complementar de renda, contato direto do turista com o meio rural, alojamento na propriedade e possibilidades de participar de atividades rotineiras.
- Turismo rural – consiste no conjunto de atividades desenvolvidas no espaço rural, deve estar ligado à paisagem rural, ao estilo de vida rural e à cultura rural.

4 - Turismo rural na Europa e no Brasil.
A experiência Européia difundiu-se para diferentes países como:
- França – o turismo rural da França está fortemente ligado na oferta de alojamentos e do desenvolvimento de marcas relacionadas com as atividades desenvolvidas.
- Portugal – de acordo com o potencial habitacional no meio rural, Portugal teve a iniciativa de um turismo de habitação que preconizava o registro de alojamentos para fins turísticos.
- Espanha – o turismo de retorno surgiu com a industrialização, pois a mão de obra agrícola deslocou-se para as cidades e retornavam para a localidade de origem nas férias. Mais tarde surgiram as Casas de Labranza.
- Itália – o agroturismo italiano está correlacionado à natureza, à autêntica culinária regional, ao esporte e a cultura.
O conhecimento do desenvolvimento de sucesso do turismo rural em outros países estimulou o Brasil. Sendo Lages (SC) a primeira cidade brasileira a aproveitar a estrutura existente das fazendas para receber turistas.
A partir da transformação das fazendas e pousadas rurais, SC consolidou o turismo rural apoiado nas perspectivas européias.
O Brasil adotou um conceito múltiplo de turismo rural:
- Turismo diferente: relacionamento entre turista e autóctone; maior conhecimento dos destinos; possibilidade de praticar ócio ativo.
- Turismo interior: sair do litoral onde existe o turismo de massa e muita degradação para um turismo localizado no interior.
- Turismo endógeno – deslocamentos intra-fronteiras de um país, região ou localidade, não importando a origem do turista.
- Turismo verde – é aquele desenvolvido nas áreas naturais pouco alteradas que possibilitam ao turista o desfrute dos bens naturais, culturais e socioprodutivos.

5 - Turismo rural na cidade de Ibitinga/SP
Verificados alguns conceitos sobre o turismo rural é possível identificar na cidade de Ibitinga o seu potencial para essa atividade. A cidade de Ibitinga apresenta características essenciais para o desenvolvimento do turismo rural, pois possui muitas propriedades que preservam suas estruturas arquitetônicas, possui rios, matas além de ter uma localização privilegiada. Mas devido à atividade econômica da cidade (bordado) essas propriedades servem apenas para seus proprietários passarem fins de semana, muitas vezes não possuindo nenhum tipo de atividade agrícola.
Esses proprietários não vêem o turismo rural como outro tipo de renda, pois estão concentrados apenas no turismo de compras.
Um exemplo dessa realidade é a fazenda Voltinha, que já serviu de estudo para a monografia do curso de graduação em Turismo da FAIBI em 2004. A fazenda apresenta muitos atrativos turísticos, sendo um deles a própria casa que apresenta estruturas antigas. Além de trilhas, tulhas, terreiros de café entre outros. Mas apesar do estudo realizado com os futuros profissionais em turismo os proprietários não abriram suas portas para essa nova iniciativa. Isto mostra que a cidade possui potencial para esta área do turismo, mas precisará conscientizar os proprietários dos benefícios que esse tipo de atividade traria para eles e para a cidade.


Referências Bibliográficas:
TULIK, Olga. Turismo Rural. São Paulo: Aleph, 2003- Coleção ABC do Turismo
EMBRATUR. Manual Operacional do Turismo Rural. Brasília, 1994.

Edelcio Geraldo
Eliana de Melo
Mariane Corneta
1º semestre de turismo

domingo, 13 de junho de 2010

TURISMO DE EVENTOS


O QUE SÃO EVENTOS
A origem da palavra eventos vem do termo eventual, o mesmo que casual, um acontecimento, que foge à rotina e sempre é programado para reunir um grupo de pessoas (CAMPOS, WYSE & ARAÚJO, 2002). De acordo com dados do SEBRAE, acontecem, anualmente, no país mais de 330 mil eventos, envolvendo 80 milhões de participantes, o que resulta na geração de cerca de 3 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. Nos último 10 anos, o setor cresceu cerca de 300% no país (GONÇALVES, 2003) e a tendência é de permanente crescimento, uma vez que a chamada globalização, além de mudar as características da economia mundial, encurtou distâncias, aproximou povos e culturas.
O evento é muito mais do que o planejamento, a programação, a execução e o monitoramento de uma seqüência de atividades destinadas a um público específico e realizadas em local apropriado.          
O mercado, para os profissionais da área, mostra-se promissor, já que eventos são realizados com as mais diversas finalidades: para comemorar, expor, divulgar produtos, etc; e, até mesmo, como estratégia para o desenvolvimento turístico de um município ou minimizar a sazonalidade nos estabelecimentos de hospedagem.

TURISMO DE EVENTOS

É entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, científico ou profissional, cultural, incluindo ainda o consumo e entretenimento.
Um evento gera turismo, pois acaba sendo também um atrativo turístico, o participante do evento acaba conhecendo melhor a cidade e retorna com a família.
É muito interessante o turísmo de eventos, principalmente nas cidades turísticas onde ocorrem a sazonidade turística, faz aumentar a oferta e demanda nas baixas temporadas, além de enriquecer a vida cultural e econômica, trazendo prestígio a cidade-sede. 

Informações do Livro Eventos: Ilka Paulete Svissero Tenan

 (Sandra Elisa Faria)                                                                               
  
CLASSIFICAÇÃO DE EVENTOS

         CONGRESSO E CONFERÊNCIA

São eventos grandes que exigem uma organização rigorosa na parte de organização e  agrega vários eventos menores apresentando temas diferentes entre eles. É sempre esperado um público grande para estes tipos de eventos.

 DEBATE

São discussões públicas coordenadas por um mediador ou apresentador. É um método muito usado por políticos que querem expor seus ideais.

EXPOXIÇÃO

Vendas de produtos diversos.

ENCONTRO

Com as características de um congresso, mas organizados para um público menor.

FORUM

Discussão com temas livres e participação do público.

PALESTRAS

 Reuniões com temas direcionados para um público alvo.

REUNIÃO

Reunir grupos de pessoas para um assunto específico e acontecem muito durante congressos, convenções e outros eventos.

SEMINÁRIO

Evento cultural, técnico e cientifico reunindo grupos de pessoas apresentando diferentes temas de um determinado assunto.

WORKSHOP

Apresentações de determinadas técnicas com o objetivo de facilitar o desempenho dos participantes com os seus devidos trabalhos.


INALGURAÇÃO

Evento de curta duração com objetivo de mostrar a importância do lugar a ser inaugurado.
Normalmente é servido um coquetel ou jantar durante o evento.

ENTREVISTAS

Existem as entrevistas exclusivas que são feitas antes ou depois dos eventos, e as coletivas que são enviadas para vários veículos de comunicação. 

   http://www.mpdft.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=611&Itemid=151

(FERNANDO)

Quem promove e quem participa dos eventos
“De acordo com Weissinger, eventos são realizados por e para organizações, pessoas unidas para um propósito comum. Geralmente eles se reúnem  com o propósito  de expor sua idéias,objetivos e metas.As organizações se dividem em  duas categorias: Associações e Corporações.
Associações são organizações de pessoas filiadas por razão de interesse profissional ou então ate mesmo pessoal.São dezenas e a maior parte se encontra anualmente,e podem  ser classificadas de em  seus objetivos como”.
Profissional:são formadas por pessoas com ocupação ou carreira comum.exemplos, conselho regional de engenheiros e arquitetura, ordem dos advogados, etc.
 De mercado: são grupo de pessoas ou empresas que atuam no mesmo segmento  de mercado ou seja na mesma área,exemplo: câmeras de comercio, associações brasileiras dos agentes de viagem, etc.
 Fraternais e sociais: normalmente atuam como organizações de serviços e realizam grandes convenções, com participantes do mundo todo, são  grupos formados por pessoas que tem  a fraternidade como  força de união,exemplos: fraternidade rosacruciana são paulo.
 Religiosas e éticas: são membros unidos por interesses teológicos e sociológicos, esses grupos procuram  promover suas crenças e culturas.exemplos: associação brasileira adventista do  sétimo  dia, associação recreativa cultural islâmica.
 Beneficentes: tem  como objetivo  alcançar a compreensão   da comunidade da comunidade no quesito a respeito de doenças, deficiências, etc. exemplos AACD, APAE, etc.
 Esportivas: tem como objetivo principal o desenvolvimento e o intercambio de determinada modalidade, exemplos: as ligas, federação e confederação.
 Grupos de interesse comum: são organizados em  torno de grande variedade de hoobies e dedicação profissional como  colecionadores de selos. Tem como  objetivo partilhar conhecimentos e ate mesmo para fazer trocas e vendas dos abjetos. Exemplos: associação de artigos escoteiros e eco distas.
 Grupos políticos: reúnem pessoas de filiação político-partidária , entre eles esta os partidos políticos de governo, exemplos: sociedade brasileira para defesa da flora e da fauna.
Corporações:  
As corporações realizam eventos por inúmeras razões entre elas estão o incentivo de vendas, treinamentos ou lançamentos de produtos.
FABRICANTES: Os encontros de fabricantes são feitos para treinar tanto a linha de frente como o gerenciamento, participam das feiras comerciais para mostrar seus produtos, exemplo confecções e fabricantes de alimentos e bebidas.
DISTRIBUIDORES:São os que levam os produtos dos fabricantes aos consumidores, incluindo transporte e venda, exemplo: rede de supermercado e revendedores de automóveis.
FORNECEDORES DE SERVIÇOS:Seus principais segmentos são hospitalidade, comunicações e serviços pessoais, exemplos: bancos e serviços de telefonia.
GOVERNO:Representa um setor importante das corporações ainda não tem foco comercial, exemplo: valor de diárias autorizadas para viagens.

Informações Livro Eventos – Ilka Paulete Svissero Tenan – Pgs 18 à 21.


Guilherme Lacerda             


Feira do Bordado de Ibitinga
 imagem_chamada

De Acordo com o TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola.

FEBI  ( Feira do Bordado de Ibitinga)

                                                                                
Esse evento realizado em Ibitinga é de real importância para a cidade, dado o exemplo que de acordo com o TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola citado sobre o “ jornal “O Bordado” , publicado em cada edição das Feiras, a I Feira do Bordado de Ibitinga – FEBI – foi idealizada pela senhora Juliana Zapata Camas e, em pouco mais de uma semana, com o apoio do então prefeito Sr. Nicola Lucínio Sobrinho e coordenada pela Dra. Imaculada de Mais Tonini, aconteceu nos dias 31/08 e 01/09 de 1974, nas dependências do Colégio Municipal “Prof. Benedito Teixeira de Macedo”. A realização desse evento foi considerada um sucesso, e assim passou a ser considerado de interesse turístico, integrando ao Calendário Turístico Nacional, pela resolução SET-12, de 20/06/1975, publicada no Diário Oficial de 21/06/1975, como segue:


“Resolução SET-12,de 20/06/1975.
O Secretario extraordinário dos Negócios de Esportes e Turismo, considerando que a Feira do Bordado de Ibitinga foi oficializada pela Prefeitura Local em 1974;
Considerando que a industria do bordado naquela região, data de 1940, onde foi instalado o primeiro salão de bordado industrial; Considerando que perto de 10.000 pessoas se dedicam àquele trabalho, sem distinção de sexo e idade;
Considerando a afluência de visitantes na I Feira e o significado do evento;
Resolve:
Artigo 1º - Fica oficializado e considerado como festividade de interesse turístico, a Feira do Bordado de Ibitinga,que se realiza na ultima semana de julho de cada ano.
Artigo 2º - Fica a Coordenadoria de Turismo desta Secretaria autorizada a registrar o evento em seus assentamentos e incluindo no respectivo calendário.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Secretaria de Esportes e Turismo, em 20 de junho de 1975.
a)      Ruy Silva, Secretário “


Em um levantamento econômico realizado em 1975 para o Instituto de Previdência Social, revelou que após o evento da I Feira, o salário médio de Cr$ 500,00 percebido nas atividades agropecuárias passou para Cr$ 1.240,00 para as pessoas que se dedicaram ao bordado, correspondendo a um aumento médio de 150% . O campo de trabalho tornou-se seguro, firme e garantido . Cresceu o número de máquinas industriais instaladas no município e chegou a mais de 50 % a população ibitinguence participante ativamente do bordado, sem cortar os que se beneficiavam com a comercialização do produto.”

Depois que a FEBI começou a produzir efeito na cidade, como o mês mais esperado pelas empresas e população geral, os morado da cidade começaram a se dedicar mais, produzindo um produto de qualidade.

A FEBI é organizada, planejada, mantendo um padrão de recepção, Show-Roon, praça para descanso e de alimentação, mantida em dois ambientes, o chamado Mini-Shopping onde ficam localizado os segmentos não destinados ao bordado, e um ambiente onde são localizados os bordados.

“As Feiras sempre foram realizadas pela Prefeitura Municipal. Sua organização sempre esteve sob os cuidados de uma Comissão Organizadora, formada em sua maioria por secretários municipais da administração pública. As equipes da administração , recepção. Limpeza e atendimento ao público são compostas por funcionários públicos municipais, já as equipes de segurança, montagem de estandes, climatização, decoração, som, divulgação, são serviços terceirizados, contratados através de concorrência pública.
Hoje em dia, o processo de organização da FEBI tem inicio no mês de fevereiro, com a nomeação da Comissão Organizadora, e termina no mês de agosto, com o fechamento de balanço e avaliação final. Os trabalhos de comercialização de estandes, fechamento de contratos, seleção de funcionários ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Municipal de Turismo, e as demais atribuições sob a responsabilidade do presidente da Comissão Organizadora, que envolve as demais secretarias em sua realização.”

Muitas pessoas visitam a FEBI todo ano, sendo a maioria mulheres com idade entre 31 e 50 anos, sendo que esse público é o alvo deste evento de compras.
 

           
De acordo com o Site da Feira que é o www.feiradobordadodeibitinga acessado no dia 13 de junho de 2010 já está a propaganda da  37º Feira do Bordado de Ibitinga com inicio dia 09 de Julho e término dia 19 de Julho de 2010.
A Feira do Bordado de Ibitinga chega em 2010 a sua 37 ª Edição, com um histórico de sucesso e crescimento. O evento faz parte do Calendário Turistico do Ministério do Turismo.”
Serão mais de 200 lojas para atender o visitante de todas as partes do Brasil.” 

“Pavilhão B foi transformado no maior showroom de cama, mesa e banho da América Latina”
  

Conclusão.

A feira do Bordado de Ibitinga dentro do Turismo de Eventos, é um turismo que tende a crescer e melhorar a cada ano.
É um excelente exemplo de um bom funcionamento de turismo de Eventos no caso de feiras, visando desde a compra do ingresso, com a agilização da venda sendo mais de 5 caixas atendendo ao turista e visitantes da feira, recepcionistas uniformizados nas catracas da entrada recebendo bem e com um belo sorriso no rosto, com uma bela apresentação de abertura, seguranças, equipe de limpeza, equipe de imprensa, equipe de ajuda , caso alguém precise de alguma informação especifica.
Dois espaços um especifico para o bordado e outro para produtos diversos, praça de alimentação com uma variável desde de restaurante a lanchonetes. Sorveterias, docerias entre outros para atender com melhor agilidade.
Um parque para a diversão, e um ambiente para Shows, banheiros limpos e organizados, toda a feira é bem planejada e organizada para atender o turista.

Dados retirados do Site da Feira do Bordado acessado na data de 13 de junho de 2010 as 17horas www.feiradobordadodeibitinga.com.br
                                                     
TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola.
FEBI  ( Feira do Bordado de Ibitinga)


( Larissa do Nascimento Alves)





Bibliografia
                                                      
O que são Eventos

Informações do Livro Eventos: Ilka Paulete Svissero Tenan



Classificação de Eventos

  http://www.mpdft.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=611&Itemid=151


Quem promove e quem participa dos eventos
Informações Livro Eventos – Ilka Paulete Svissero Tenan – Pgs 18 à 21.


Feira do Bordado de Ibitinga

Site da Feira do Bordado acessado na data de 13 de junho de 2010 as 17horas www.feiradobordadodeibitinga.com.br
                                                     
TCC de 2005 dos alunos Luis Carlos Fernandes da Silva e Susi Pena Cardoso Nicola.
FEBI  ( Feira do Bordado de Ibitinga)



                                                                               
ALUNOS :

Sandra Elisa Faria
Guilherme Lacerda
Fernando 
Larissa do Nascimento Alves

Turismo na Terceira Idade

        O Brasil segundo dados do IBGE, possui hoje mais de 14,2 milhões de pessoas vivendo na terceira idade.Número que tende a crescer devido ao avanço da tecnologia, da ciência e da medicina, que tem proporcionado uma diminuição gradativa da mortalidade em todo o mundo.  
       Há algum tempo atrás o idoso ainda era visto pela sociedade como uma pessoa improdutiva, sem nada a acrescentar a ela.Mas devido ao crescimento acelerado dessa população, os setores comerciais e os governos em geral, já estão sentindo a necessidade de se oferecer produtos e serviços mais apropriados a esse público.
Mas qual seria o conceito para o termo Terceira Idade?A expressão Terceira Idade, surgiu na França nos anos 70 e acabou sendo adotada para a substituição do termo velhice que sempre soou de maneira negativa na sociedade.A ONU(Organização das Nações Unidas) determinou a partir do ano de 2000, o critério geral de 60 anos para designar a pessoa idosa e seu ingresso para a Terceira Idade.
     Devido ao grande crescimento desse grupo social, o turismo também não poderia deixar passar essa oportunidade de oferecer produtos e serviços voltados especificamente a terceira idade, já que ao ingressarem nesse grupo, adquirem o direito a aposentadoria, ficando assim com mais tempo livre e uma melhor condição financeira para praticar a atividade que mais lhe parecer agradável e que lhe proporcione bem estar e uma melhor condição de vida e satisfação pessoal.
Podemos citar os diversos tipos de turismo que podem ser praticados com os grupos de terceira idade como o turismo de saúde, realizado para garantir melhor qualidade de vida em casas de saúde, spas;o turimo cultural, como conhecimento de novas culturas e a troca de experiências; o turismo religioso; o turismo ecológico voltado para o contato com o meio ambiente, entre outros.Vale ressaltar também que o turismo da terceira idade, ocorre geralmente na baixa temporada, pois são pessoas que buscam lugares mais tranquilos, com boa infra-estrutura, que gostam de visitas a lugares históricos e programas noturnos com muita música e dança.É um tipo de turismo que exige um treinamento especializado, não só a parte de recreação, mas também voltada a aréa da saúde.Assim pode ocorrer a necessidade de contratação pelos locais de outros tipos de profissão além dos convencionais como nutricioistas, enfermeiros,médicos especilizados, entre outros.
   A publicidade para esse segmento do turismo ainda é discreta.A mídia eletrônica é o meio de comunicação mais utilizado para a divulgação da oferta do produto turístico.No Brasil, o Minitério do Turismo criou um programa chamado Viaja Mais Melhor Idade, que estimula e facilita os brasileiros acima de 60 anos a viajar pelo país, promove a inclusão social, e fortalece o turismo interno gerando benefícios pelo país.

Turismo e Terceira Idade na cidade de Ibitinga

Na cidade de Ibitinga,Estância Turística do interior paulista, a melhor idade pode encontrar a atividade da compra dos diversos tipos de enxovais, também o turismo religioso, que todo ano tras inúmeras pessoas para os eventos como o Corpus Cristi, a encenação da Via Sacra, também as tradicionais festas dos bairros rurais, onde ocorrem diversos tipos de competições como jogos de baralho, bocha e os bailes específicos para a terceira idade.Ibitinga está se inserindo no turismo ecológico, com grande potencial para diversas atividades, atingindo também o público da terceira idade.

Podemos concluir então que o Turismo da Terceira Idade é realizado a partir dos 60 anos, sendo o perfil desse tipo de turismo pessoas interessadas e bem dispostas física e mentalmentepara conhecer lugares e aprender coisas novas. São pessoas que querem saborear a vida depois de muitos anos de trabalho, e que encontram nessa atividade uma forma de se sentirem mais ativas, vivas e contribuindo com a sociedade.


                  Fontes:Fromer, Betty;Vieira, Débora.Turismo e Terceira Idade 1ªed.São Paulo: Aleph, 2003
                             www.revista turismo.com.br/artigos/pref.3idade.html data:13/06/2010
                             www.vidadeturista.com/artigos/turismo-na-terceira-idade data:13/06/2010
 
                                                

                                                                        
Turismo 1º Semestre
Andréa A.Candiotto
Roberta Guerra
Juliana Boldrin

Ecoturismo

Ecoturismo é a apreciação e observação da natureza, bem como a tradição do local natural.



História

Desde o tempo das cavernas, o homem praticava algo parecido com o ecoturismo quando saiam para observar a natureza, aumentando seu conhecimento.

Relatos sobre monges da era medieval do século XIX mostram o interesse de deslocamentos locais exóticos e paradisíacos.

Mas é claro que em nenhuma dessas épocas era conhecido o termo Ecoturismo, porem eram praticadas atividades que caracterizam o que hoje chamamos de ecoturismo, tais como: caminhadas longas, expedições, perigrinações por trilhas e áreas sagradas.

Apesar do Ecoturismo dar a impressão apenas de passeios ao ar livre em lugares naturais, não podemos esquecer que não é apenas isso, mas sim a preservação e a preocupação com o patrimônio natural e cultural, mesmo que não estejam em áreas naturais.


Ano internacional do Ecoturismo

Foi estabelecido no ano de 2002, o ano internacional do ecoturismo pela OMT, pois foi reconhecido a importância econômica e social que o Ecoturismo vem atingindo.

Vários autores vem tentando encontrar conceitos científicos para definir o que é o Ecoturismo.


Diferentes conceitos sobre Ecoturismo

Um dos primeiros a definir o ecoturismo foi Ceballos Lascurain. Ele diz que fazer viagens à áreas naturais para admirar, gozar e estudar a fauna e a flora é o Ecoturismo.

Quando foi realizado o Congresso Mundial de Ecoturismo gerou novo conceito: turismo dedicado a apreciar a natureza, para conhecer culturas e valores, com mínimo de impactos, cuja prioridade é a manutenção da biodiversidade.

Assim surgiram muitas outras propostas para essa atividade.

Antes da nomenclatura “Ecoturismo”, haviam muitas outras maneiras de nomear esse segmento como: Turismo de Natureza, Turismo Verde, Turismo Natural. Eram praticas atividades sem orientação adequada. Em 1987 surgiu a iniciativa do Governo para ordenar esta atividade no mercado, por intermédio da EMBRATUR e do IBAMA.

Em 1990 foi utilizado o termo Ecoturismo.

Pelo instituto de Ecoturismo do Brasil em 1995, foi conceituado que:

“O ecoturismo é recreativo, esportivo e educativo, de forma sustentável, incentivada a sua conservação, consciência ambiental e bem estar das populações”

Houve a evolução do termo, partiu para utilização de áreas naturais, inserindo preocupação social e comercial, ligados para o lucro.

Todos os termos deixam claro que o Ecoturismo é:

 Atividade econômica, para conscientização ambiental, envolvendo populações locais e uso sustentável dos recursos.

É importante usar o termo corretamente por profissionais da área, para demonstrar o interesse, responsabilidade e conhecimento.



Ecoturismo no Brasil

Conhecido mundialmente, atrai turistas internos e externos para apreciação de áreas restritas, principalmente Amazonas e Pantanal, gerando o contato com as Unidades de Conservação local.

Surgiram pólos de ecoturismo, preocupando-se com infra-instrutura dos locais e potencialidades. Para identificar esses pólos foram, foram visitados 26 Estados brasileiros, trabalho cm importante avanço, contribuindo para o segmento no país.


Principais características do Ecoturismo:

 Ter caráter inter e multidisciplinar;

 Evitar grandes grupos de visitantes;

 Proporcionar visitas dirigidas;

 Selecionar grupos que desejam conhecer as culturas locais e costumes;

 Proporcionar atividades de relaxamento como escaladas, ciclismo, etc, de índole esportiva.


Oferta


Pode ser desenvolvido cm particularidades de cada ecossistema e seus recursos. Como por exemplo espeleologia em cavernas, grutas que tem formações geológicas, traços culturais.

Há segmentos do turismo que vinculam ao Ecoturismo, como praticas de modalidades com exercícios físicos, como o Turismo Desportivo e o Turismo de Aventura.

O de Aventura promove praticas de atividades de aventura em ambientes naturais.

Principais modalidades são:

 No Ar, como pára-quedismo;

 Na terra, como o ciclismo;

 Na água, como surf;


As praticas mais apreciadas pelos Ecoturistas são caminhadas e corridas. Há também montanhismo e escaladas, rafting, canionismo, enfim, vários esportes de Aventura ligados ao Ecoturismo.

Ecoturismo “light”

São modalidades de baixo e alto impactos. De baixo impacto, são aquelas que as agressões ao ambiente são mínimas. É o que chamamos de “light”.


Em áreas naturais públicas

Essas áreas possuem suas unidades de conservação, podendo ser privadas ou publicas.

São espaços territoriais, legalmente instituído pelo poder publico, com objetivo de conservar sob administração, ao qual garantem proteção.

Existe a APA – área de Proteção Ambiental - , publica, mas criadas em áreas que poder ser particulares, com normas e restrições de uma propriedade privada.

Existem os parques nacionais, são Unidades de Conservação pelo IBAMA. Representam grande atrativo turístico, principalmente de Ecoturismo. E também as reservas ecológicas que tem como objetivo a preservação integral do local, não é permitida a visitação publica.

Devemos citar as Reservas Particulares do Patrimônio Natural. É privada, o dono não pode vende-la para a conservação da biodiversidade.

Esses proprietários tem como sua maior fonte de renda o turismo, por não poder mexer ou vender, essa é a melhor solução.

Quem pratica Ecoturismo?


• Pessoas adultas, mas também adolescentes e crianças;

• São curiosas e aventureiras;

• Procuram novas experiências de vida;

• Interessados em mostrar suas capacidades e seus conhecimentos.

Sendo considerado um elemento de elite por possuírem um graus elevado de cultura e poder aquisitivo de médio a alto.


Características do profissional de campo:

• Tem que estar apto a satisfazer as necessidades e vontades do Ecoturista, que possuem vários perfis;

• O profissional deve possuir conhecimento de geografia, biologia, ecologia, botânica, primeiros socorros e conhecer a cultura local de cada área a ser percorrida;


Planejador e organizador

As funções do planejador é organizar, mesurar, avaliar, propor soluções para problemas encontrados.

Há diferença entre o guia e o profissional de nível superior.

O guia executa, age conforme as regras.

O profissional é o mentor, idealiza e planeja, avalia e propõe, cria estrutura para determinado local.



Que cuidados tomar ao desenvolver o Ecoturismo


A sustentabilidade é a chave, o ecoturismo deve contribuir para:

• Estratégicas especificas para cada região ou área;

• Sistemas de coordenação pratico e eficientes incluindo governo federal, estadual e municipal;

• O planejamento das infra-estruturas devem ser feitos de maneira a não causa qualquer impacto ao meio natural e também meios de transporte;

• Esportes que exijam transportes que causam impactos devem ser proibidos;

• Praticas em áreas estritas devem ser cumpridas estritamente as suas regras;

• Assegurar que seja uma atividade sustentável do ponto de vista econômico;

• Todos devem estar cientes dos pontos negativos e seus prejuízos, se ocorrerem;

• Ecoturistas necessitam de informações tanto antes como durante a viagem.





Não se esqueça dos impactos



Eles são positivos e negativos:

• Positivos são aquele que geram empregos, estimula industria domestica, melhora comunicação entre diferentes culturas, motiva o desenvolvimento de infra-estrutura, etc.

• Negativos são passeios mal planejados, sem gerenciamento, que prejudicam a área visitada, causando problemas. Como por exemplo: o comercio ilegal de animais, plantas, poluição ambiental, atrair empreendedores inescrupulosos com finalidades de lucro rápido e não interesse pela preservação do ambiente.


Alguns cuidados são simples e essenciais:

• Programar-se;

• Comunicar-se;

• Respeitar a natureza;

• Evitar o barulho;

• Não deixar vestígios como poluição na área.



Voltando o olhar para Ibitinga

Ibitinga se mostra como uma cidade de ecoturismo em potencial. Já temos projetos de trilhas ecológicas e passeios de Trike no Pantaninho.

Nas trilhas, futuramente construídas, poderão ser feito além de caminhadas, ciclismo e cavalgadas. E sempre observando a rica biodiversidade da área.

Os alunos da FAIBI junto com os organizadores e fundadores do projeto, proporcionará mais uma opção de atrativo turismo em Ibitinga.


Alunos: Adriana
            Ana Caroline dos Santos
            Jean Gustavo
            Maiara Massa

Modalidades de Empresas e serviços Turísticos

Uma das características do produto de serviço turístico, é que ele é consumido no ato em que é produzido.É intangível e não há como ser estocado, podendo ser avaliado no ato do seu consumo.
Para que se haja um bom desenvolvimento do turismo, todos os serviços oferecidos devem ter uma interação harmônica, pois um é complemento do outro.
Como modalidades de empresas e serviços  podemos citar:
*Agência de Turismo: a Agência Venturas e Aventuras, sendo os diversos tipos de viagens oferecidas seu produto.Oferece viagens :de treinamento empresarial, expedições, viagens em grupo e é especializada em Ecoturismo e Turismo de Aventura, incentiva o contato com a natureza.
*Passeio Turístico:Linha Turismo De Curitiba, que oferta o passeio turístico, onde leva o turista a conhecer vários pontos da cidade, em um ônibus especial para esse tipo de passeio.
Existem muitos tipos de modalidaes de empresas e serviços turisticos, aqui foram citados apenas dois exemplos, mas podemos falar também sobre a alimentação, que são os restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, casas de suco, sorveterias entre outros; o transporte como as empresas de ônibus, táxis, as empresas aéreas;os hotéis que são os meios de hospedagem como os resorts, hoteis spa, entre outros.
Como se pode perceber, um realmente complementa outro, pois não há como ter o turismo sem a hospedagem, sem a alimentação, o transporte, os atrativos turísticos, as a gências de viagens e turismo trabalhando em conjunto, e em harmonia caminhando na mesma direçaõ, focados em um mesmo objetivo.



                                                                                                 Andréa A.Candiotto

TURISMO RELIGIOSO

TURISMO RELIGIOSO


TURISMO – > Atividades praticadas pelo individuo, TURISTAS - individuo sai de seu local de residência por um período superior a 24 horas e inferior a 1 ano.



RELIGIÃO -> Culto rendido à divindade. / Fé; convicções religiosas, crença/ Tendência para crer em um ente supremo. / Acatamento às coisas santas.

Dicionário Aurélio - http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Religiao

Acessado em 10/06/2010 – às 22h20min



José Vicente de Andrade define TURISMO RELIGIOSO como:

“Conjuntos de atividades com utilização parcial ou total de equipamentos e a realização de visitas à receptivos que expressão sentimentos místicos ou suscitam a fé, a esperança e a caridade aos crentes ou a pessoas vinculadas a religiões.”

Andrade, J.V. Turismo: fundamentos e dimensões. Pagina 77



TURISMO RELIGIOSO -> É praticado quando o individuo se desloca até um destino no intuito da FÉ ou CRENÇA.



Existem 3 tipos de viagens dentro do Turismo Religioso:

- ROMARIA: Visitas sem intenções de algo, apenas por devoção.

-PEREGRINAÇÃO: Visitas para o cumprimento de promessas

-PENITÊNCIA: Visitas com intenção de redimir os pecados cometidos.



É importante salientar que o Turismo Religioso só é praticado quando o individuo se desloca ate o destino por motivo de Fé, ao contrário o mesmo poderá estar praticando um turismo Cultural, mesmo que na Catedral de Roma, por exemplo.



TURISMO RELIGIOSO EM IBITINGA



- Corpus Christi - ROMARIA

Ibitinga todo ano recebe muitos turistas (romeiros) neste evento religioso, no qual a comunidade enfeita suas principais ruas com os bordados confeccionados aqui na cidade.



-Via Sacra – ROMARIA

Evento que ocorre sempre na Semana Santa, no qual um grupo de teatro da cidade encena a paixão de Cristo.




Ambos os eventos recebem turistas, romeiros de várias cidades do nosso país.



TURISMO RELIGIOSO NO BRASIL



LUGARES MAIS VISITADOS:

- Basílica de Nossa Senhora Aparecida -> Aparecida – SP


- Festa das Flores -> Curitiba – PR - Comemoração ao nascimento do Buda.

-Festa de Iemanjá -> Salvador – BA – Praia do Forte

TURISMO RELIGIOSO NO MUNDO



LUGARES MAIS VISITADOS:

- Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha;

-Lourdes, na França;

-Código da Vinci, na Inglaterra.

ALUNOS:

MARCELO CAMARGO

MARIA DO CARMO MACHADO

TATIANE DOS SANTOS

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MODALIDADES DE EMPRESA DE TURISMO

LOJA DE CONVENIÊNCIA

Mercado: Agrega o que é oferecido pelas indústrias, é uma interação entre demanda e oferta. Existem três questões centrais: o que produzir, como produzir e para quem produzir (Beni, 2001).
Produção: significa determinar a quantidade de bens e serviços preocupando-se com a qualidade, procurando produzir ao menor custo podendo chamar de eficiência produtiva. Outra questão é de quem consome os bens e serviços produzidos, se estes três itens irão satisfazer os anseios dos consumidores sendo que cada um tem seu perfil.
Distribuição: são medidas com o objetivo do produto ou serviço do produtor para o consumidor - é consequência da produção e consumo. Envolve o bom atendimento, promoções, venda, escolha de canais, dentre outros.
Consumo: Depende de vários fatores saber que tipo de público quer como alvo, oferecer serviços ou produtos que satisfaçam seus anseios, facilitar a visualização dos produtos e informações especificas do produto, tudo isto é consequência da demanda.
Demanda: é o que pode-se oferecer, seria o bem estar e a praticidade para o consumidor. Produzindo a demanda de bens de consumo ou seja quanto maior o preço menor é a demanda e quanto menor o preço maior demanda, fator que influência são promoções, marketing e mercadorias bem expostas.
Oferta: é a quantidade de um bem ou serviço por um preço ou prazo determinado (promoções) é um conjunto de equipamentos capaz de atrair e assentar em uma determinada região, durante um certo período de tempo, com finalidades especificas de demanda, com fontes de atração e serviços A e B.

Edélcio Geraldo - 1° semestre de turismo