segunda-feira, 31 de maio de 2010

Modalidades de empresas de turismo

Modalidade: Locadora de automóveis

Produto : automóveis novos e semi novos revisados;
Oferta: pacotes com diárias acessíveis e km livre;
Empresa: Gerente administrativo, atendentes bilingues, manobristas;

- Público alvo : pessoas em viagens de negócios e lazer,faixa etária variada, com renda acima de cinco salários mínimos.

Fonte:http://www.hertz.com.br/rentacar/reservation/gaq/index.jsp?bsc=t&targetPage=reservationOnHomepage.jsp



Roberta Guerra, 1°semestre

domingo, 30 de maio de 2010

Modalidades de empresas de turismo

Modalidade: Serviços A e B

Restaurante Taikô (comida japonesa)

Oferta: comidas e bebidas.
Produto: produtos tipicamente japonês.
Distribuição e consumo: no ato da produção.
Demanda: autoctones e turistas.

Taikô é uma palavra que, literalmente, significa "tambor grande". Há vários grupos espalhados pelo Brasil que fazem apresentações dessa tradição.
O restaurante Taikô localizado em Araraquara e Rio Claro, proporciona as melhores delicias da culinaria japonesa. Com decoraçao tipica, você se sente jantando em um restaurante Japonês.
Mais informações pelo site. Faça suas reservas.

http://www.restaurantetaiko.com.br/oquesomos.php



Ana Caroline dos Santos
turismo 1º semestre.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Modalidades de Empresas de Turismo

Gol Linhas Aereas
Em apenas nove anos, a GOL expandiu sua frota de seis para 108 aeronaves, estabelecendo-se como uma das empresas aéreas low-cost, low-fare que crescem mais rápido no mundo. A Companhia oferece atualmente a mais extensa e conveniente malha de rotas na América do Sul: são cerca de 860 voos diários para 61 destinos, em dez países. Combinada com mais de 30 parcerias operacionais com empresas estrangeiras, a rede de linhas da GOL está entre as que melhor servem os passageiros em viagens para, a partir, ou dentro do Brasil.
Sustentabilidade: Para a GOL, sustentabilidade é poder suprir as necessidades de hoje sem afetar a capacidade das gerações futuras de suprir as necessidades que virão. É crescer respeitando o meio ambiente, as pessoas e a sociedade. Aqui, nós trabalhamos para que a empresa garanta sua existência futura e tenha um papel no futuro do planeta. Assim, nossas ações têm de gerar recursos para o amanhã e preservar os recursos de hoje, economicamente, socialmente e ambientalmente.
Oferta: passagens aereas
Produção: voos
Distribuição e consumo: agendamento
Demanda: turistas

Estatísticas:
- Colaboradores: 18.235*
- Frota operacional: 108 aeronaves**
- Decolagens diárias: cerca de 860 decolagens diárias durante a semana
- Destinos: 61 (50 nacionais e 11 internacionais)
- Passageiros transportados: 138,9 milhões (até março de 2010)
- Cargas transportadas: 436,9 mil toneladas (até março de 2010)
- Participação de mercado: Nacional – 41,44% (mar/10)***
Internacional – 14,59% (mar/10)***

* Consolidado março/2010
** Fim do 4T09
*** Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

http://www.voegol.com.br/Gol/QuemSomos/Paginas/home.aspx


Nome: Marcelo Carlos Camargo
1º Sem. Turismo – Faibi 2010

Modalidades de empresas e/ou serviços de Turismo

Modalidade: Recreação ou entretenimento

Estádios
Oferta: diversão, entretenimento
Produção: jogos
Distribuição e consumo: no ato da produção
Demanda: turistas e autócotones
Exemplo de um estádio: Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.


Modalidade: Serviços de alimentação

Casa de sucos
Oferta: sucos, salgados, lanches
Produção: fabrica e vende um mix de produtos
Distruição e consumo: no ato da produção
Demanda: turistas e autóctones
Exemplo de uma casa de suco: Fundada em 1991, a casa de sucos Wing tinha alguns produtos, dos quais eram produzidos por uma equipe enxuta e na própria loja. A empresa cresceu, adquiriu novas lojas e com isso aumentou seu mix e volume produzido.
http://www.casadesucoswing.com.br/

Eliana de Melo
1° semestre de Turismo

Modalidades de Empresas de Turismo


Larissa do Nascimento Alves - 1º Semestre

Agencia de Turismo




Existem varias empresas de turismo no Brasil, uma delas é a CvC, e se destaca no meio delas pelos serviços oferecidos:

Serviços Oferecidos:
 Cruzeiros;
 Estadias nos Resort e Hotéis;
 Locação de Carros para Passeios;
 Intercâmbios Culturais;
 Dicas de Viagens;
 Centrais de Atendimentos;
Excursões;
Passagens Aéreas e Circulares;
Entre outros,

Com 37 anos de experiência, a CVC vive seu melhor momento em consonância com o atual cenário vivenciado por toda a indústria brasileira de turismo, também em rota de crescimento acelerado com multiplicação de oportunidades para viajar e conduzir bons negócios.
É neste âmbito, de antecipar-se ao desejo de seu público, permitir o acesso ao turismo, desenvolver regiões turísticas, gerar empregos e crescer junto com esta indústria que a CVC se fortalece e reforça sua importância no dia-a-dia da economia brasileira e sua magnitude no setor de turismo. A empresa se disponibiliza para oferecer e proporcionar o lazer e a interação dos turistas, com inovação e dinâmica muita comodidade e rapidez.


Para saber mais acesse o Site da CvC ..................


Site: www.cvc.com.br - dia 24/05/2010

domingo, 23 de maio de 2010

Modalidades de Empresas de turismo

Empresa de Turismo







Existem varias empresas de turismo no Brasil, uma delas é a Cia Brasil, e se destaca no meio delas pelos serviços oferecidos:



Oferece


 Passagens Aéreas e Circulares;

 Cruzeiros;

 Estadias nos Resort e Hotéis;

 Locação de Carros para Passeios;

 Intercâmbios Culturais;

 Excursões;

 Dicas de Viagens;

 Centrais de Atendimentos etc;




A empresa se disponibiliza para oferecer e proporcionar o lazer e a interação dos turistas, com inovação e dinâmica muita comodidade e rapidez.







Site: http// www.ciabrasilturismo.com.br/ acesso dia 22/05









Jean Gustavo



1ºsemestre

Modalidades de empresas turisticas

MODALIDADES DE EMPRESAS DE TURISMO





EXEMPLOS DE EMPRESAS DE TURISMO: Temos uma diversidade de empresas de turismo. Entre elas temos a Eco Adventures travel que oferece viagens nacionais e internacionais com diversos tipos de pacotes. Localizada na cidade de Campo Grande capital do estado do Mato Grosso do Sul, o objetivo da empresa é a prestação de serviços personalizados com qualidade, desenvolvendo roteiros ecológicos e culturais para turistas interessados em um lazer surpreendente. Esta empresa da ênfase ao turismo de pesca, realizando roteiros com passagens por diversos rios e com varias modalidades de pesca como pesca de barranco, pesca de arremesso, pesca de corrico e pesca de rodada. http://www.ecoadventures.com.br/pt-br/pgn.asp?id_pg=200&nivel=3&n2=107



Uma outra empresa de turismo muito famosa é a Green Peace que esta situada na cidade de Curitiba, e também oferece viagens nacionais e internacionais. http://www.greenpeace.tur.br/#HOME.







SERVIÇOS TURISTICOS: OFERTAS





Os principais serviços turísticos produzidos e oferecidos por estas empresas deixam bem claro que o conforto do turista é o objetivo mais importante.





-Recepcionar os turistas no aeroporto e na rodoviária.

-Locação de veículos.

-Reservas de passagens.

-Reservas de Hotéis e Pousadas.

-Criação de roteiros ecológicos e culturais.

-Roteiros para observadores de aves e felinos e etc...

-Roteiros específicos para mergulhadores.

-Realização de roteiros de aventuras no Brasil e no exterior.



Com um profissionalismo de qualidade e o objetivo de satisfazer o turista por completo. Estas empresas vão crescendo cada vez mais, e registrando seu espaço no mundo do turismo.









Fernando Morais

1°semestre

FAIBI

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conjunto de relações ambientais, seus subsistemas ecológicos, econômicos e cultural, com seus impactos.

Conjunto de relações ambientais, seus subsistemas ecológicos, econômicos e sociocultural, com seus impactos








O turismo cresce a cada dia de uma forma que preocupa a todos os intelectuais da área, prejudica diretamente e indiretamente os moradores de um lugar, as pessoas e os visitantes. As influencias positivas e negativas do turismo é fator muito importante que exige muita atenção e estudos muito profundos no tema.

Uma das maiores preocupações que tira o sono de qualquer turismólogo é a exploração de recursos naturais de uso turísticos que cresce muito e pode ser um fator negativo se o planejamento e o uso pelo lugar não for estudado e organizado adequadamente de forma que não ajam degradações no meio ambiente. Para um empresário de nível alto economicamente, é natural que o lucro seja o mais importante e é assim que acontece com vários pontos turísticos que começa bem e depois se transforma em um fiasco do turismo.

É preciso desafogar e distribuir melhor os fluxos turísticos dando valor para os autóctones, deixando em suas mãos o controle do solo. A orientação para com os investimentos de capitais destinadas ao turismo é essencial para que os impactos negativos não surjam.

O investimento com treinamento para os responsáveis com o turismo é fundamental para melhorar a preservação dos pontos turísticos, porque são eles que têm a responsabilidade de passar informações para os turistas que visitam um determinado lugar.

Trabalhando de uma forma honesta e responsável podemos sentir os impactos positivos acontecerem lentamente mais com um aspecto muito positivo no setor da economia aumentando assim a renda dos habitantes do lugar, e os empreendimentos formais e informais também esquentam. Um setor que cresce bastante é o setor imobiliário e de construção, e é preciso uma atenção bem carinhosa nesta parte, porque pode ser um mal para o meio ambiente se crescer de forma irregular ou sem uma organização adequada para com este determinado lugar.

Porque toda essa preocupação com o turismo? Porque o turismo tem um efeito multiplicador que acontece de uma forma fenomenal, que de um ponto de vista é muito bom mais com este efeito vem também os impactos negativos que começa com o abandono das atividades principais e culturais do local, ou seja, as pessoas vão sendo obrigadas a se retirar de seus repetíveis lugares para que seja construída área de turismo, prédios que chegam a arranhar o céu de tão auto. Com o passar do tempo a cidade acaba dependendo do turismo, isso é muito ruim, por isso temos que especular e ter muita conscientização de que mínimos detalhes podem ser essenciais para ajudar a conservação do lugar por um longo prazo de duração, e é isso o fator mais importante do turismo, a conservação dos pontos turísticos e da cultura do lugar

Um projeto chamado SISTUR,(sistema de turismo), criado pelo prof. Mário Beni que é muito importante para as pesquisas cientificas da área. O campo de estudo de turismo é muito amplo e complexo e o SISTUR chega para ajudar a resolver problemas turísticos que podem ser prejudicial no futuro. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza mais conhecido como SNUC foi criado em 18 de julho de 2000, e cuida das áreas protegidas nos níveis federal, estadual e municipal, protegem parques nacionais, estações ecológicas, reservas biológicas, naturais, de fauna entre varias outras porque sabem e tem a conscientização de que impactos negativos podem acabar até mesmo com o planeta Terra.

Subsistemas e impactos.

Subsistema Ecológico: A natureza em si. Paisagens, florestas, fauna, flora com este subsistema é possível conhecer todos os fatores e de maneira adequada organizá-los.





Impacto positivo: Preservação da natureza.



Impacto negativo:Extinção de animais raros



Subsistema social: é o estudo do homem e o turismo de uma forma interligada.

Impacto positivo: Aumento da renda do lugar.

Impacto negativo: Aumento da criminalidade no lugar.



Subsistemas econômicos: A organização da distribuição de renda gerada pelo turismo.

Impactos positivo: Crescimento na diversificação de produtos.

Impacto negativo: Dependência exclusiva do turismo no lugar.







Subsistema cultural: Estuda a cultura do local.

Impactos positivo: Valorização de seus Patrimônios Históricos.

Impacto negativo: Descaracterização e vulgarização das manifestações tradicionais do lugar.





Fernando Morais.

1° semestre de 2010

FAIBI

Prof. Fernando

SISTEMA DE TURISMO (SISTUR)

um sistema é um conjunto de elementos interlacionados que interagem em um desempenho em uma função, manten-se organizado em sua inter-relação, que para finalidade atingir um objetivo.

sub-sistemas

Subsistema Economico é um conjunto de seres colocados no mercado que constitui a cadeia de produção, distribuição, consumo e valor.
Subsistema ecológico,, o ambiente e seus recursos , Subsistemas econômicos a economia e as relações comerciais e produtivos.
Subsistema sócio cultural, Interação entre os individuos comunidade, a sociedade e seus valores.

impactos positivos e negativos do turismo nos subsistemoas econômico, sociocultural e ecológico.
Aumento positivo- Aumento da renda dos habitantes locais(+ empregos) Elevação so setor imobiliario e construção.
econômico-impactos negativo, abandono de atividade primaria e cultural do local, dependecia excluisva do turismo, sozonalidade do turismo e especulação imobiliaria.

  Mariane Corneta turismo 1°
SISTUR (SISTEMA DE TURISMO)
O Sistur é dividido em 3 conjuntos: Organização Estrutural, Relações Ambientais e Ações Operacionais.
O Conjunto das Relações Ambientais se dividi em subsistemas: subsistema ecológico, subsistema econômico e subsistema sociocultural.
O subsistema ecológico é responsável abrange tudo que é natureza e visa à preservação e restauração do meio ambiente.
O subsistema econômico é o que envolve o próprio produto turístico, ou seja, a oferta, a demanda e o mercado.
O subsistema sociocultural envolve a cultura de uma determinada localidade e favorece o desenvolvimento turístico, pois valoriza o artesanato, a herança cultural, o orgulho étnico e a preservação do patrimônio histórico.

Referencias Bibliográficas:
BENI,MARIO CARLOS,ANALISE DE ESTRUTURA DO TURISMO.

Marcelo Carlos Camargo
1º Sem. Turismo – Faibi – 2010

SISTEMA DE TURISMO (SISTUR)

Sistema: é um conjunto de elementos diferentes com atributos e funções especiais que podem interagir entre eles e com ambiente externo, em forma organizada (naturalmente ou através de meios artificiais).
SISTUR: é um modelo referencial teórico para compreensão da estrutura e dinâmica da atividade turística. É dividido em três grandes conjuntos: Organização estrutural; Relações ambientais e Ações operacionais.

Ao estudar o sistema de Turismo há de se levar em consideração os aspectos ecológicos, econômicos, sociais e culturais, constituindo-se cada um desses em subsistemas que podem ser agrupados no que BENI(2000) chama de Conjunto das Relações Ambientais do SISTUR, do qual fazem parte os seguintes subsistemas: Ecológico, Social, Econômico e Cultural.

O Subsistema Ecológico neste subsistema é possível ter contato direto com a natureza. Lenvando em consideração fatores como: espaço turístico natural e urbano e seu planejamento territorial; atrativos turísticos e conseqüências do turismo sobre o meio ambiente; preservação da fauna, flora e paisagens, compreendendo todas as funções, variáveis e regras de cada um destes fatores.
Impactos positivos: preservação e conservação de áreas naturais (SNUC); recuperação psicofísica dos indivíduos resultantes do contato com a natureza; utilização racional do espaço e valorização do convívio com a natureza.
Impactos negativos: poluição do ar e das águas; destruição da paisagem natural; destruição da fauna e da flora.

O Subsistema Social estuda as implicações psicossociais do fenômeno turístico sobre as comunidade.
Impactos positivos: geração de emprego e renda para a população local; conhecimento de outras culturas; novos relacionamentos.
Impactos negativos: estímulo de hábitos de consumo; aumento da prostituição; neocolonialismo do turista com a população local.

O Subsistema Econômico é de fundamental importância uma vez que analisa a distribuição e circulação de renda gerada pelo turismo. 
Impactos positivos: oportunidade de mudança econômica; diversidade de produtos ofertados em vários segmentos; aumento da renda dos habitantes locais.
Impactos negativos: dependência exclusiva do turismo; sazonalidade do turismo; especulação imobiliária.

O Subsistema Cultural tem como objetivo analisar e delimitar os elementos que compõem o patrimônio cultural de cada localidade, permitindo a utilização turística de uma forma responsável.
Impactos positivos: valorização do artesanato; valorização da herança cultural; valorização e preservação do patrimônio histórico.
Impactos negativos: descaracterização do artesanato; vulgarização das manifestações tradicionais; destruição do patrimônio histórico.

Referências Bibliográficas:
http://www.unicamp.br/fea/ortega/eng-ecol/sld022.htm
http://animalamor.blogspot.com/2008/07/1-introduo-ultimamente-o-turismo-passou.html
BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo, SENAC, 2000.

Eliana de Melo
1° semestre de Turismo

domingo, 16 de maio de 2010

SISTEMA DE TURISMO( SISTUR)

Um sistema pode ser explicado como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem  num desempenho de uma função, formando um todo organizado, que possui um finalidade, para atingir um objetivo.
Sistur: um sistema  de turismo  que tem relações com o meio ambiente ecológico, econômico,cultural e social, é um modelo teórico para o melhor  entendimento da atividade turística.Seus três componentes são: conjunto da organização estrutural, conjunto das relações ambientais e conjunto das ações operacionais.

                                                     Sub-sistemas
Sub-sistema ecológico: nele podemos observar e ter contato com a natureza,(onde podemos verificar seu espaço turístico natural e urbano,seu planejamento territorial,suas atrações turísticas e a conservação  e proteção da natureza.
Impactos positivos: preservação de importantes áreas naturais,  preservação de locais históricos,melhorias na qualidade ambiental e melhorias na infra- estrutura.
Impactos negativos: poluição da água, do ar, sonora, visual, danos ao meio ambiente, superlotação e congestionamento e danos as locais históricos entre outros.

Sub-sistema econônomico: analisa a distribuição e circulação de renda gerada pela a atividade turística.
Impactos positivos: oportunidades de mudança econômica, diversidade de produtos ofertados em vários segmentos, aumento de renda e habitantes locais,  aumento de empregos e empresas, elevação do nível cultural e profissional entre outros.
Impactos negativos:abandono das atividades culturais locais e  depedência do turismo.

Sub-sistema socio-cultural: estudo da interação entre o indíviduos da comunidade com os turistas.
Impactos positivos: Conhecimento de outras culturas, novos relacionamentos, possibilidade de desenvolvimento social e cultural e geração de emprego a população local.
Impactos negativos: aumento da prostituição, estimulo de hábitos de consumo,aumento de crime,do jogo e  conflitos causados por drogas.



                                               Nome: Tatiane dos santos
                                               Turismo: 2010   
                                                                                      
Fonte: livro Introdução do turismo
Site:   http://jcnavegatur.blogspot.com/2008/01/impactos-do-turismo.html                                                                                   

Relações ambientais e os seus subsitemas

Relações Ambientais


Jean Gustavo Nº14



A exploração dos recursos naturais de uso turístico tende a ser constante, este vem ser um subsistema fundamental.

O sistema teria que explorar seus atrativos turísticos de maneira que uma degradação pelo uso correspondesse uma força oposta, para garantir a duração á longo prazo.





Subsistema ecológico



Os atrativos ecológicos são inibidos pelas forças de outro subsistema, a manutenção de certos interesses econômicos em conjunto aos interesses ecológicos, no entanto, proteger o ecológico significa beneficiar o subsistema econômico a curto,médio e longo prazo.

Os problemas ecológicos obriga a reestruturação do sistema para recuperação dos investimentos turísticos no menor prazo possível, sem considerar os meios ecológicos, e o próprio turista.

O que ocorre é a exploração do turista, através dos preços abusivos e da queda de qualidade dos serviços, então não há exploração racional do turismo.





Subsistema Sócio Cultural



A cultura popular se realiza fora do universo acadêmico e das instituições cientificas, talvez sendo essa a maior diferença entre cultura popular e a cultura tradicional. Sua principal característica parece residir no fato de ser produzida espontaneamente em qualquer lugar: nas ruas, no trabalho, no lazer, dentro de casa etc.

A cultura popular não constitui um bloco homogêneo, já que o suburbanas, e se manifesta de formas múltiplas festas, rituais, musica, artesanato etc; e em praticas que conformam sua vida cotidiana.

A cultura de massa consiste na produção industrial de um universo bem dilatado de produtos, que abrangem setores com a moda, o lazer, a imprensa escrita e falada, a literatura, enfim, um numero grande de eventos e produtos.

O impacto sócio cultural dá se em todas as praticas de turismo pois o desenvolvimento econômico acarretado pela atividade e encontro com pessoas que vivem realidade diferente ( ao menos em momentos de lazer) repercute na estrutura social e nos aspectos culturais da população local, que pode dar inicio a um processo de admiração e aspiração por tudo o que é novo e era desconhecido, e repulsa ou vergonha pelos hábitos da comunidade local.

O impacto ambiental positivo do turismo pode ser :a preservação e restauração de sítios históricos, a criação de parques nacionais, a proteção de praias, arrecifes e a manutenção de floresta.

O impacto negativo causado pelo turismo sobre o meio ambiente são muitas vezes maiores e mais prejudicial, do que aqueles positivos.





Subsistema Econômico



E uma atividade que tem crescido substancialmente durante os últimos anos como um fenômeno econômico e social. Por esse motivo as tradicionais descrições do turismo baseadas nas característica dos visitantes, nas condições que levam a cabo suas viagens e estadias, no motivo de sua visita, etc.

O turismo esta entre as quatro principais atividade econômica do mundo e apresenta o mais alto índice de crescimento em nível global.

O impacto negativo que chama a atenção que nestas transformações sócio espaciais é que os autóctones foram sendo gradativamente empurrados para bairros periféricos pois a terra que antes era dele e foi comprada ou trocada por eletrodoméstico devido ao seu baixo valor e os nativos não tem lugar no mercado de trabalho, devido à não ter qualificação.

“O turismo é uma atividade que deve gerar satisfação para quem o consome e desenvolvimento para quem o produz. É preciso harmonizar estes interesses e adaptá-los ao desenvolvimento sustentável dos destinos”.









Matéria publicada eletronicamente:

www.ivt.coope.ufrj.br acesso no dia 15/05

www.turismoehospitalidade.hpg.ig.com.br/revista_capacidade_cargahtm acesso no dia 16/05

www.sos-itacare.org acesso no dia 16/05
SISTEMA SISTUR/SISTEMA NACIONAL DE UNIDADE DE CONCERVAÇÃO


Não so elabora planos como também exerce controle sobre os mesmos,interferindo quando há desvio de sua ação específica,procurando manter seus objetivos naturais apontando erros e corrigir de modo eficaz.

Sistema consiste em procupar-se com aspectos ecológico,economicos,sociasis e culturais.Podendo serem estudados cada qual em seu segmento.Mario Beni chama de conjunto das relações anbientais do  Sistur.

SUBSISTEMA ECOLOGICO: O elemento principal é a contemplação e o contato com a natureza.Leva-se em consideração varios elementos.Ex espaço,turismo natural e urbano,planejamento atrativos,preservação,fauna,dentre outros.

SUBSITEMA ECONOMICO: Consiste em: satisfação do consumidor.Empresas objetivo é o  lucro.Oferta é igual .Empresas no mercado e demanda .Demanda é a quantidade de um  bem ou  serviço, que os consumidores desejam e podem comprar a um dado preço e também em  um periodo de tempo.
Inclui-se também a decisão de viajar,hospedagem,motivos da viagem,gastos,entre outros,e o que a comunidade pode oferecer neste sentido.Impactos : Efeitos financeiros sobre empreendimentos e localidade de forma geral.Pos agregação de valor à propriedade rural e aos produtos oferecidos,aumento de renda,novos empregos,estimulos para novos negocios aumentando os preços dos produtos oferecidos -demanda centralização economia,especulação imobilíaria.

SUBSISTEMA CULTURAL:Pode ser de massa,de base,comunitária,alternativa e ecoturismo.Praticado tambem por quem  busca conhecimento cultural de um povo procurando-se interagir ao  processo cultural.
É estudado a fins de analisar e defimitar manuseios e afetiva utilização publica.


SUBSITEMA SOCIAL: Representa o  estudo dos implicações psicossociais do  fenomeno turistico sobre as comunidades tanto emissora quanto receptoras.Ex conhecer novos locais,descanso,ferias,dentre outros.Impactos sociais é a forma de organização e seu comportamento tanto da comunidade como dos turistas.
Possitivos: melhoria da infra-estrutura,das instalações e dos serviços da comunidade,qualidade de vida,diminuir exôdo rural,preparação e partcipação da mão de obra local no mercado de trabalho de turismo .


Referencias Bibliográficas:
BENI,MARIO CARLOS,ANALISE DE ESTRUTURA DO  TURISMO .SENAC,2000.




ÉDELCIO GERALDO         TURISMO 2010

Sistema de Turismo - Sistur

Ana Caroline dos Santos, turismo I


1- Sistema



É o conjunto de unidades com relações entre si. Um deles depende do outro na cadeia, no sistema. O conjunto mantém-se organizado por sua inter-relação entre as várias unidades.

É fundamental que o sistema tenha:

 Meio Ambiente: externo ao sistema. Conjunto de objetos que não fazem parte do sistema, mas que influenciam o mesmo.

 Elementos (unidades): objetos que fazem parte do sistema.

 Relações: todos os elementos de um sistema são inter-relacionados.

 Atributos: características

 Entrada (input): o que o sistema recebe.

 Saída (output): produto final.

 Realimentação (feedback): é a comunicação, processo de controle para o equilíbrio.

 Modelo: representação do sistema. Um modo para facilitar seu entendimento.





2- Sistema de Turismo – Sistur



Segundo Mário Beni “Sistur é um sistema aberto. Realiza trocas com o meio que circunda e, por extensão, é interdependente, nunca auto-suficiente”. Esse trecho mostra que Sistur não pode “expandir indefinidamente”, diferente de se “sustentar indefinidamente”. Percebemos que seu crescimento está relacionado com a qualidade de uso e preservação dos ecossistemas naturais do que pela sua quantidade.



Ele é dividido em três conjuntos e seus respectivos subsistemas:



a) Conjunto de Relações Ambientais – RA

a.1- Subsistema Ecológico.

a.2- Subsistema Econômico.

a.3- Subsistema Sócio-cultural.



b) Conjunto de Relação Estrutural – RE

b.1- Superestrutura: parte política.

b.2- Infra-estrutura: estrutura física.



c) Conjunto das Ações Operacionais – AO

Envolvem, no mercado, a oferta e a demanda relacionadas à produção e ao consumo.





Conjunto de Relações Ambientais – RA



I- Subsistema Ecológico.

Tem como principal elemento a contemplação e o contato com a natureza.

O homem sempre provoca alterações nos ecossistemas conforme suas necessidades. Em lugares onde encontramos grandes potenciais turísticos, programas de proteção e conservação da natureza se torna indispensável tanto para que o turismo não se extingue quanto para o bem-estar dos autóctones.

O turismo sustentável é uma medida de preservação e bom uso de todos os recursos naturais. Temos que deve sair dos papéis e ser colocado em prática.



II- Subsistema Econômico.

É o conjunto de serviços efetivamente colocados no mercado que constitui a cadeia de produção, distribuição, consumo e valor. Analisa como utilizar os recursos turísticos, a distribuição e circulação de renda gerada pela atividade. Procura compreender o fluxo dos turistas assim como a lógica do comportamento econômico dos viajantes, tais como: o porquê da viagem, tipo de transporte e hospedagem, os gastos e satisfação de seus desejos.

Podemos entender o subsistema econômico pelo diagrama a seguir:







No mercado tradicional gira em torno de oferta e demanda. No turismo não é diferente. Oferta é a quantidade de um bem ou serviço que chega ao mercado, por um dado preço em um período determinado. Demanda é a quantidade de um bem ou serviço, que os consumidores desejam e podem comprar a um dado preço e um dado período de tempo.

Fica claro então que a oferta e a demanda não é a mesma em todos os períodos. Quando a oferta é maior que a demanda, o preço cai. Consequentemente, se a oferta for menor do que a demanda, o preço sobe.



Fatores que influenciam a demanda



- Preço;

- Preço de outros produtos;

- Gostos e preferências;

- Renda;

- Publicidade.



Produto Turístico



Qualquer bem ou serviço que é produzido para atender as necessidades de viagens a turismo.

Exemplo:

- Hospedagem

 UH: cama, banheiro, ar condicionado

 Atendimento: café da manhã, massagem, recepção.

- Alimentação e Bebida.



Fatores de Produção



São os que influenciam a qualidade e o preço dos produtos turísticos.



a) Tecnologia

Quanto mais avançada a tecnologia, o produto se torna mais atrativo e há um barateamento dos custos.



b) Governo

O Governo influencia através de políticas econômicas, impostos, subsídios.



c) Custos

c.1 – Custos fixos: independem da quantidade de bem e serviço ofertados.

Ex: Aluguel, manutenção.



c.2 – Custos variados: dependem do número de bem e serviço ofertados.

Ex: Matéria-prima consumida.







Mercado



Entende-se como mercado a soma entre oferta e demanda. Isso ocorre através de uma troca de informações em rede e tomadas de decisões.

Dentro do mercado existe a Segmentação de Mercado que serve para dividi-lo em partes para que haja uma especialização onde agrupem características semelhantes.



Tipos de Mercado



• Competição perfeita: igualdade de fatores de produção. É centrada na produção.

• Monopólio: um só vende.

• Oligopólio: poucos vendedores.

• Competição imperfeita: produtos são semelhantes. É centrada no cliente.

O mercado alvo, por sua vez, é variável:



• Geográficas: urbanização, climas, tipos de atrativos.

• Demográficas: sexo, idade, família, religião.

• Psicográficas: motivos, personalidades, comportamentos.

• Econômicas: renda, preço, pretensão de gastos.

• Sociais: educação, status, costumes.



Segmentação do turismo



Como citado acima, quando segmentamos algo é na intenção de oferecer um serviço especializado e de melhor qualidade.

No turismo temos vários segmentos, tais como:

- Turismo

• Lazer;

• Negocio;

• Terceira idade;

• Aventura;

• Religioso;

• GLBT;

• Entre vários outros.



III- Subsistema Sócio-cultural



Algo social diz respeito a interação de um individuo com a comunidade.

No turismo temos dois atores principais: turista (grupo) e comunidade local (autóctones) que mantêm uma relação de emissores e receptores.

Uma comunidade local que opta pelo turismo deve manter em mente um fator importante para que haja sucesso: hospitalidade, ou seja, qualidade turística, no produto, serviço e ambiente.

Para que a harmonia entre os atores seja preservada a conscientização de ambas as partes se faz indispensável.

O turismo não é algo que acontece em curto prazo. A comunidade, então, deve se programar para uma evolução de médio em longo prazo.

Por vezes a mídia mostra um lugar da moda. Logo o turismo de massa toma este lugar causando imensos transtornos como falta de água, espaço para apreciação, produtos nos mercados, etc. Desta maneira não será uma viagem prazerosa para o turista nem uma visita agradável para os autóctones. Medidas de desafogamento e distribuição do fluxo de turistas devem ser realizadas.

Um lugar turístico não pode se concentrar somente nisto. É necessário diversificar a atividade econômica do local, pois se caso o turismo não se tornar lucrativo para certa região, a comunidade terá outras fontes de renda.

Outros pontos importantes em relação a comunidade:

• Manter o controle da terra aos autóctones;

• Conciliar interesses dos turistas e visitados;

• Uma boa administração dos investimentos destinados ao turismo;

• Preservar e promover a cultura local.

O turista, em busca da realização de suas expectativas e desejos, por vezes, esquece de atitudes importantes. Para que nada atrapalhe sua viagem, tome nota de certas ações:

• Seja um consumidor crítico;

• Respeito o local e a comunidade onde está;

• Aproveite o lugar e todas as sensações que ele lhe oferece;

• E por que não, as vezes, simplesmente ficar em casa naquele feriado?



Impactos do Turismo



Qualquer ação humana provoca impactos tanto positivos quanto negativos.



Impactos Ecológicos:

- Negativos

• Poluição do ar e das águas, poluição do lixo e resíduos e poluição sonora;

• Destruição da paisagem natural;

• Destruição da fauna e flora;

• Congestionamento de automóveis e pessoas;

• Conflitos entre turistas e a população residente.

- Positivos

• Criação de planos de conservação e preservação de áreas naturais;

• Empreendimento turístico passam a investir em medidas preservativas;

• Aumento da arrecadação indireta e direta;

• Recuperação psicofísicas dos indivíduos resultantes do contato com a natureza;

• Utilização racional do espaço e valorização do convívio com a natureza.



Impactos Econômicos:

- Negativos

• Abandono da atividade primária e cultura local;

• Dependência exclusiva do turismo;

• Sazonalidade do turismo;

• Especulação imobiliária.

- Positivos

• Oportunidade de mudança econômica e aumento de renda dos habitantes;

• Mais empresas e, consequentemente, mais empregos;

• Elevação do nível cultural e profissional;

• Expansão do setor imobiliário e construção.



Impactos sócio-cultural

- Negativos

• Estímulo de hábitos de consumo;

• Aumento da prostituição;

• Neocolonialismo do turista com a população local;

• Descaractezação do artesanato;

• Vulgarização das manifestações culturais,

• Destruição do patrimônio histórico.



-Positivos

• Geração de emprego e renda para a população local;

• Possibilidade de desenvolvimento de infra-estruturas sociais e educacionais;

• Novos relacionamentos;

• Conhecimento de outras culturas

• Valorização e preservação do patrimônio histórico;

• Valorização do artesanato

• Valorização da herança cultural.

SisTuR


Larissa do Nascimento Alves.

 O que é Sistur ?

SISTUR (Sistemas de Turismo), é um projeto idealizado pelo do Prof. Mário Beni que pretende ser um ponto de referência acadêmica e pesquisa científica.


O que é sistema e teoria de sistema?

Sistema é o conjunto das relações ambientais e a teoria é tudo aquilo que define esse sistema de uma forma explicada e cientifica.

Organização Estrutural (OE): Composto por Superestrutura (planejamento estratégico e parte política) e Infra-Estrutura (Parte física – matéria, organização do espaço)
Relações Ambientais (RA): Conjunto de Economia, cultura e Sociedade interligadas.
Ações Operacionais (AO): Criação de Oferta e Demanda

 

Caracterizar os subsistemas econômico, sociocultural e ecológico, impactos negativos e positivos do turismo.

(A) Ecológico,
Positivo : Criar de planos de conservação de áreas naturais;Descobrir as acessibilidades de áreas naturais; Utilizar adequadamente os espaços;
Negativo:  Ausência de interação e compreensão entre os visitantes e os moradores,pouca circulação de dinheiro ; Destruição das áreas naturais pelos turistas ( Como em Brotas que era um lugar mais tranquilo e agora é invadido por pessoas que gostam de algazarras.
 (B) Social,
Positivo: conhecer novas pessoas, novas culturas e a também o melhor desenvolvimento de infra estrutura.
Negativo:Imitar as culturas dos visitantes, Aumento da prostituição; Desrespeito com a população local.
 (C) Econômico,
Positivo: Mais empregos, Aumento do nível cultural e profissional; Aumento  do Setor imobiliário e construção;
Negativo: Deixar as praticas de cultura local; Viver só do Turismo.
 (D) Cultural.
Positivo: valor  do artesanato local e também na  preservação do patrimônio histórico
Negativo:  Descaracterização do artesanato;Modificação para adaptação ligada a manifestações tradicionais; Ignorância e ArroganciaCultural;


Fonte:
 Beni, Mário Carlos / Analise Estrutural do Turismo.
SISTEMA DE TURISMO E SISTUR:

Definição de sistema: sistema é um conjunto de partas unidas que interagem para atingir um  determinado objetivo,como o turismo é uma atividade socio-econômica e multidiciplinar,possui um  sistema de estudo chamado "SISTUR" definido pelo Professor Dr. Mário Beni.

Definição de sistur: é um  projeto idealizado pelo prof. Mário Beni que pretende ser um ponto  de referência acadêmica e pesquisa científica,o portal irá transformar conteúdos,esperiêcias e conhecimento aplicado tanto  para uso  universitário quanto empresarial com uma configuração e linguagem transdiciplinar.

SUBSISTEMAS:

Subsistema Ecológico: tem  como principal elemento a contemplação e o  contato  com a natureza,sua análise leva em  consideração fatores como:espaço turísticos natural e urbano e eu planejamento territorial,atrativos turísticos e consequência do  turismo sobre o  meio ambiente;preservação da fauna,flora e paisagens,compreendendo todas as funções,variáveis e regras de cada um destes fatores.
IMPACTOS POSSITIVOS:recuperação psicofísica dos individuos resultantes ao  contato com a natureza,utilização racional do  espaço e valorização ao convivio com a natureza.
IMPACTOS NEGATIVOS:destruição,depredação,desvalorização das áreas culturais pelo turista,destruição da fauna e flora.


SUBSISTEMA ECONÔMICO:o  estudo deste subsistema visa analisar as alternativas de utilização dos recurexistentes para a produção turística nos destinos turísticos,a distribuição e circulação de renda gerada pela atividade e como e por que se processam os períodos de expansão e retração dos fluxos nacionais e internacionais de turistas,por outro lado tambem ela estuda a lógica do  comportamento econômico dos viajantes.
IMPACTOS POSSITIVOS:oportunidade de mudanças economicas ,diversidade de produtos,aumento da renda dos habitantes locais,elevação do nivel cultural e profissional.
IMPACTOS NEGATIVOS:dependenciaexclusiva do  turismo,abandono da atividade primaria e cultural local.

SUBSISTEMA SOCIO CULTURAL:estuda a interação dos indivíduos de uma comonidade atores sociais "turistas =grupos, comunidades=receptores.
IMPACTOS POSSITIVOS:geração de empregos e renda para a população local,possibilidade de desenvolvimento de infra-estrutura sociais e educacionais,conhecimentos de outras culturas(novos conhecimentos).
IMPACTOS NEGATIVOS:descariterização do  artezanato,vulgarização das manifestações culturais,destruição do  patrimonio histórico.


                                                                             GUILHERME ALLANDERSON DE LACERDA
                                                                                               N:12
SISTUR – Sistema de Turismo.


Como podemos definir Sistema?

SISTEMA é um conjunto de partes que interagem de modo a atingir um determinado objetivo.

Mario Beni define SISTUR como um sistema que apresenta inter-relações com o Meio Ambiente, Ecológico, Econômico e Socio-cultural.

Assim o Sistema de Turismo é composto por 3 grandes conjuntos:

*Organização Estrutural (OE): Composto por Superestrutura (planejamento estratégico e parte política) e Infra-Estrutura (Parte física – matéria, organização do espaço)

*Relações Ambientais (RA): Conjunto de Economia, cultura e Sociedade interligadas.

*Ações Operacionais (AO): Criação de Oferta e Demanda



CONJUNTO DAS RELAÇÕES AMBIENTAIS


SUB SISTEMA

*ECONÔMICO tem uma importância fundamental, uma vez que o turismo, visto como atividade econômica compreende uma série de serviços que são oferecidos ao turista.

IMPACTOS POSITIVOS:

- Aumento da Renda dos habitantes locais (mais empregos);

- Elevação do nível cultural e profissional;

- Elevação do Setor imobiliário e construção;

IMPACTOS NEGATIVOS:

- Abandono da atividade primária e cultura local;

- Dependência do Turismo;

- Especulação Imobiliária;



*SOCIAL representa em linhas gerais, o estudo das implicações psicossociais do fenômeno turístico sobre as comunidades, tanto emissora quanto receptora.

IMPACTOS POSITIVOS:

- Novos relacionamentos;

- Conhecimentos de outras culturas;

- Possibilidade de desenvolvimento de infra estrutura sociais e educacionais



IMPACTOS NEGATIVOS:

-Estímulo de hábitos de consumo;

- Aumento da prostituição;

- Neocolonialismo do turista com a população local;



*CULTURAL é estudado com o objetivo de analisar e delimitar os elementos componentes do patrimônio cultural de cada localidade, permitindo seu manuseio responsável e efetiva utilização turística.

IMPACTOS POSITIVOS:

- Valorização do artesanato;

- Orgulho Étnico

- Valorização e preservação do patrimônio histórico;



IMPACTOS NEGATIVOS:

- Descaracterização do artesanato;

- Vulgarização das manifestações tradicionais;

- Arrogância Cultural;



*ECOLÓGICO tem como principal elemento a contemplação e o contato com a natureza.



IMPACTOS POSITIVOS:

- Criação de planos de conservação e preservação de áreas naturais;

- Promover a descoberta e as acessibilidades de áreas naturais;

- Utilização racional do espaço;

IMPACTOS NEGATIVOS:

- Ausência de interação e compreensão entre os visitantes e os habitantes;

- Restrição da circulação do dinheiro em organizações do núcleo receptor;

- Destruição e desvalorização das áreas naturais pelos turistas ( poluição da água e ar pelos lixos produzidos pelos turistas, destruição da fauna e flora...)



Fontes:

www.nav.tur.br/index/download?tipo=application

Livro: Analise Estrutural do Turismo – Mário Beni



Maria do Carmo Machado

1º Semestre - Turismo

SUBSISTEMAS: ECONÔMICO/ECOLÓGICO/SÓCIO-CULTURAL

Turismo é um eficiente meio para promover uma região, com seus valores naturais, culturais e sociais.
Desenvolvimento econômico, contatos culturais e por outro lado podemos ter prejuízos no meio visitado como:
degradação dos recursos naturais, perda da cultura local, desintegração da comunidade e mais outras percas para a população local.
Fonte: Livro Análise Estrutural do Turismo - Página 39 - 1.2.4

SÓCIO-CUTURAL
O Turismo promove viagens para diferentes regiões do país e do mundo, dando a oportunidade de ver, observar e participar de diversas culturas.
POSITIVO: A troca de conhecimentos, como culturas diferentes.
NEGATIVO: Podemos dizer que os residentes fixos que sofrem a alteração sócio-cultural atráves dos visitantes, e alteração da vida cotidiana local.

ECOLÓGICO
Podemos afirmar que onde há turismo, há degradação ambiental, pois onde o turismo é desenvolvido tem uma grande concentração de pessoas.
POSITIVO: A população local, ongs procuram preservar o meio ambiente visitado.
NEGATIVO: Nem sempre os visitantes tem conciência ambiental e cultural, por isso entra o trabalho da população local de cuidado e conscientização.

ECONÔMICO
O Turismo apresenta grande importância econômica em todo o mundo, pois faz circular entre outras coisas o dinheiro da pessoa que se desloca, consumindo para sua recreação serviços como: hotelaria, restaurantes, afinal toda infra-estrutura oferecida.
Como já foi visto, o turismo repercute tremendamente na economia dos países e das regiões nas quais se desenvolve, ainda que sua importância tenha intensidades diferentes conforme o dinamismo e a diversificação da economia, melhor dizendo, seja a economia local, regional ou nacional. Sem dúvida, a economia em questão pode ser a de um país desenvolvido ou a de um país em desenvolvimento, pode se basear em várias indústrias ou em uma só, pois o turismo pode representar uma opção importante para a mesma ou ser completamente irrelevante. Essas características determinarão o grau de participação local e dos investimentos estrangeiros no desenvolvimento da atividade turística, assim como os custos e os benefícios que advêm da mesma.
POSITIVO: A circulação da econômia local, o visitante consome produtos e a populaçao se beneficia.
NEGATIVO :Acontece nos locais turísticos onde o número elevado de instalações turísticas pertence a investidores estrangeiros e, portanto, a maior parte dos lucros obtidos com a atividade realizada nos mesmos sai fora das fronteiras do país de acolhida para serem repartidos nos países de origem dos investidores.



Aluna: Sandra Elisa Faria - n° 30

O QUE SIGNIFICA SISTUR





Aluna: Sandra Elisa Faria n° 30




SISTUR (Sistemas de Turismo), é um projeto idealizado pelo do Prof. Mário Beni que pretende ser um ponto de referência acadêmica e pesquisa científica. O Portal irá transformar conteúdos, experiências e informações em conhecimento aplicado tanto para uso universitário quanto empresarial com uma configuração interativa e linguagem transdisciplinar.

Fonte(s):

ESTUDO SOBRE RELAÇÕES AMBIENTAIS

Primeiramente temos que saber o que é um Sistema, ou seja, um conjunto de objetos relacionados de modo a formar um todo organizado.A Teoria de um sistema, seria então a interrelação e interdependência entre os componentes que formam um sistema, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente.
SISTUR-Sistema de Turismo, idealizado po Mário Beni em 2001.Um sistema que apresenta relações e interações com o meio ambiente, ecológico, econômico, cultural e social. São três os conjuntos: relações ambientais;organização estrutural e ações operacionais.
SUBSISTEMA AMBIENTAL:tende a ser constante por ser fundamental e é ao seu redor que estão aglomerados os demais subsistemas.
Aspectos positivos:criação de planos de conservação e preservação de áreas naturais;SNUC( Sistema Nacional de Unidades de Conservação), onde definirá a divisão de áreas em partes; utilização racional do espaço e valorização do convívio com a natureza.
Aspectos negativos:destruição, depredação e desvalorização das áreas naturais pelos turistas; poluição da água(esgoto) e do ar; destruição da fauna e flora.
SUBSISTEMA ECONÔMICO:é a atividade econômica no turismo, a troca de bens na oferta e na demanda. Segundo Mário Beni "O turismo move-se na esfera do econômico". Seus dados podem ser medidos.
Aspectos positivos:oportunidade de mudança econômica; aumento da renda dos habitantes locais; elevação do nível cultural e profissional; expansão no setor imobiliário e construção.
Aspectos negativos:dependência exclusiva do turismo; especulação imobiliária; abandono da atividade primária do local.
SUBSISTEMA SOCIAL: estuda as implicações psicossociais do fenômeno turístico sobre a comunidade, tanto emissora quanto receptora.
Aspectos positivos: geração de emprego e renda; conhecimento de outras culturas; desenvolvimento de infra estruturas urbana, social e educacional.
Aspectos negativos: estímulo de hábitos de consumo; prostituição; irritação; antagonismo.
SUBSISTEMA CULTURAL: analisa e delimita os elementos componentes do patrimônio cultural de cada localidade.
Aspectos positivos:valorização do artesanato; valorização e preservação do patrimônio histórico; valorização da herança cultural.
Aspectos negativos:arrogância cultural; descaracterização do artesanato; destruição do patrimônio cultural.


Bibliografia:
Bertalanffy,L.V.- Teoria Geral dos Sistemas , Vozes, Petrópolis,1972
Beni,Mario Carlos, Análise Estrutural do Turismo, São Paulo, SENAC, 2000







Roberta Guerra, 1° semestre Turismo

sábado, 15 de maio de 2010

SISTEMA DE TURISMO - SISTUR

Para se entender melhor o que o que vem a ser o Sistema de Turismo podemos fazer primeiramente uma pergunta: O que é um sistema?Sistema é um conjunto de partes unidas que interagem para atingir um determinado objetivo.Como o turismo é uma atividade socio-econômica e multidisciplinar, possui um sistema de estudo chamado Sistur definido pelo Professor Dr.Mario Beni, que tem como objetivo:

"reduzir a complexidade do fato e do fenômeno do turismo a um modelo referencial inédito
que utiliza a noção de sistema para retretar toda a riqueza e dinâmica das variáveis envolvidas,
permitindo obter uma conformação e também uma confirmação ordenada de como se 
prosessam os movimentos e as inter-relações das funções turísticas com os componentes
do Sistema de Turismo propiciando aos pesquisadores a construção de modelos quantitativos"

O Sistur é organizado através de 3 conjuntos:
  • Das Relações Ambientais (RA):sendo um conjunto de ecologia, economia, cultura, e sociedade interligadas.
  • Da Organização Estrutural (OE): que envolve a superestrutura (parte política), e a infra-estrutura (parte material, física da organização, do espaço).
  • Das Ações Operacionais (AO): de mercado (criação da oferta e demanda).
Do Conjunto das Relações Ambientais, o subsistema ecológico é de extrema importância, pois é ao seu redor que estão aglomerados os demais subsistemas.Abrange as atividades relacionadas à comtemplação e o contato com a natureza, analisando as consequências do turismo sobre o meio ambiente, a preservação da fauna, flora e das paisagens, e alterações nos ecossistemas.Infelizmante, vemos nos dias atuais, na escala de prioridades, a exploração dos recursos naturais sem limites que visam um objetivo maior: o interesse econômico, em busca de lucros, e não do uso dos recursos de forma sustentável, acarretando muitos problemas ambientais, e impactos sociais como vemos no turismo de massa.
O subsistema econômico consiste em analisar o turismo como atividade econômica, visando a satisfação do turista, como consumidor dos serviços oferecidos, e o lucro das empresas que ofertam o serviço ou produto turístico.Consiste na demanda que é a quantidade de um bem ou serviço que o consumidor deseja e pode adquirir a um determinado valor, e na oferta que é a quantidade de um bem ou serviço que chega ao mercado por um determinado preço em um período determinado, contribuindo para a satisfação das necessidades do consumidor.
A interação entre os indivíduos de uma sociedade, as relações que estabelecem com os visitantes de diversos lugares produzindo o turismo, como também as influências da globalização sobre o comportamento da sociedade são alguns dos fatores que englobam o subsistema social, bem como as razões que levam um turista a viajar (a mobilidade), a comunidade local e a busca de se conhecer outros lugares.
O subsistema cultural se caracteriza pela diversidade cultural existente em um determinado local, como um conjunto de crenças, valores e técnicas para se lidar com o meio ambiente, compartilhado e transmitido de geração para geração.O turismo contribui para a preservação dos valores para a sociedade local.

Impactos econômicos positivos no turismo:
- aumento da renda da população; aumento nos empreendimentos ( mais empresas = mais dinheiro); oportunidade de mudança econômica; diversidede dos produtos ofertados; elevação do nível cultural e profissional; expansão no setor imobiliário.
Impactos econômicos negativos no turismo:
- abandono da atividade primária e cultura local; dependência do turismo como atividade exclusiva; sazonalidade; especulção imobiliária;

Impactos socias negativos do turismo:
- estímulos de hábitos de consumo; aumento da prostituição; neo-colonialismo.
Impactos sociais positivos do turismo:
- geração de emprego e renda para a população local; possibilidade de desnvolvimento de infra-estrutura sociais e educacionais; conhecimento de outras culturas; novos relacionamentos.

Impactos culturais posititivos:
- valorização do artesanato; valorizaçã oda herança cultural; orgulho étnico; valorização e preservação do pratrimônio histórico.
Impactos culturais negativos:
- descaracterização do artesanato; arrogância cultural; destruição do patrimônio histórico.

Impactos ambientais e ecológicos positivos do turismo:
- criação de planos de conservação; empreendimentos turisticos passam a investir em medidas preservacionistas; descobertas e acesso a áreas naturais; recuperação psicofisica resultante do contato dos indivíduos com a natureza; utilização do epaço racional e valorização do convívio com a natureza.
Impactos ambientais e ecológicos negativos do turismo:
- ausência de interação e compreensão entre os visitantes e habitantes; destruição, depredação, e desvalorização das áreas naturais pelo turista; poluição em geral; destruição da fauna e da flora; degradaçã oda paisagem; o espaço natural da lugar á construção civil.







Andréa A. Candiotto  Turismo 1° Semestre

Referências:http://animalamour.blogspot.com/2007/07/1-introduo-ultimamente-o-turismo-passou.html
                  acd.ufpel.edu.br/turismo/docentes/nara/aula4/pdf