terça-feira, 20 de abril de 2010

PORTO SEGURO, UM PRODUTO TURÍSTICO?

 Larissa do Nascimento Alves

Porto Seguro, cidade histórica Baiana, localizada no extremo sul da Bahia, na costa do descobrimento, apresentando um poder cultural com forte poder atrativo, motivando desta forma o deslocamento de turistas. Essa motivação, por sua vez tem entre seus fatores diversos sua natureza exuberante que guardam ainda muitos dos traços descritos na histórica carta de Pero Vaz de Caminha. Desde 1973, todo o município é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e no ano 2000 foi elevado à condição de Patrimônio Natural Mundial, pela UNESCO. A Cidade Histórica é o primeiro núcleo habitacional do Brasil e onde está concentrada a maior parte dos bens tombados do município, a mesma ostenta um conjunto arquitetônico de insuperável beleza, dentre eles O Marco de Posse do Descobrimento (1503-1526); Matriz de Nossa Sra. da Pena (1535) com imagens sacras do século XVI e XVII; Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia (construída em 1526 e reconstruída em 1535) com imagem do Nosso Sr. dos Passos; Igreja de São Benedito (1549-1551) construída pelos Jesuítas; Capela do Colégio de Salvador; O Farol e Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funciona o Museu de Porto Seguro. Porto Seguro é um verdadeiro museu a céu aberto. A Passarela do Álcool - Um dos principais cartões postais da cidade com vista do cais, separando de um lado o encontro do Rio Buranhém com o Mar e do outro o casario colonial do século XVII. Além da força histórica, seus monumentos, casario e praças, Porto Seguro possui uma infinidade de praias, da Ponta Grande a Caraíva, passando por Arraial d’Ajuda e Trancoso, das mais tranquilas às mais badaladas, todas limpas e despoluídas. São 90 quilômetros de um mar calmo, com águas azul-esverdeadas, rios, mangues, coqueirais, restingas, Mata Atlântica, arrecifes e formações de corais. Além de um povo simpático e festeiro. Tudo isso faz com que hoje Porto Seguro seja ainda um dos mais procurados destinos turísticos no Brasil. Os recursos histórico-culturais e naturais de Porto Seguro são utilizados para comercialização turística. Atualmente o turismo é visto, pelos moradores como a principal atividade econômica da cidade, uma importante fonte de renda local. O patrimônio de Porto Seguro se mostra também com exuberância arquitetônica, festas religiosas e profanas e belezas naturais, o patrimônio passa a ser reconhecido como um produto que pode ser escolhido, adquirido e pago como bem de consumo, e com grande valor comercial. O aquecimento da economia de Porto Seguro com advento do turismo vem marcar uma nova fase na história da cidade que já é marcada por períodos de glória e riqueza, com a descoberta do Brasil pelos portugueses.

Conceito de Turismo

Larissa do Nascimento Alves 


Definição de turista

Na segunda metade do século XVIII, passou a ser normal os jovens aristocratas ingleses fazerem uma viagem a que se chamou a Grand Tour, uma viagem de aproximadamente 3 anos pelo continente europeu com fins educativos.
Desta viagem nasce o termo touriste designando as pessoas que faziam a Tour, introduzido em França por Stendhal nas suas “Mèmoires d’un Touriste”.
Muitas outras línguas adoptaram posteriormente as palavras francesas tourisme e touriste com o sentido restrito de viagem feita sem fim lucrativo, por distracção, repouso ou satisfação da curiosidade de conhecer outros locais e outras pessoas, embora a viagem não fosse encarada como um mero capricho, mas antes uma forma de aprendizagem ou um meio complementar de educação.
De acordo com o conteúdo inicial da expressão, os doentes de uma estancia termal, os comerciantes que visitam uma feira ou uma exposição, ou os crentes que se deslocam à Terra Santa, entre outros, não são turistas.
No entanto, todos eles ao deslocarem-se para fora da sua residência habitual utilizam os mesmos meios, que aqueles que viajam por puro prazer. A única diferença existente entre ambos é a motivação que originou a viagem, porém os efeitos sociais e económicos são idênticos.
Existem quatro elementos que se têm de ter em conta naquela que é a definição moderna do termo turista:
  • Deslocação
  • Residência
  • Duração da permanência
  • Remuneração
A definição de turista não tem sido tarefa fácil em virtude da dificuldade em enquadrar no mesmo conceito realidades, por vezes, muito distintas mas com pontos comuns inseparáveis e gerando fenómenos semelhantes, mas nem sempre produzindo resultados iguais.
Definições de turistas
1937 – Comissão Económica da Sociedade das Nações (SDN) – necessidade de tornar mais comparáveis as estatísticas internacionais e de encontrar variáveis semelhantes.
Turista – toda a pessoa que viaja por uma duração de 24 horas, ou mais, para um país diferente do da sua residência.
Sendo imprecisa e não contemplando a remuneração a Comissão enumerou as categorias de pessoas que deveriam ser consideradas turistas.
1950 – União Internacional dos Organismos Oficiais de Turismo (UIOOT), mais tarde Organização Mundial de Turismo (OMT) – entende que não se justifica a exclusão dos estudantes da definição anterior e passou a incluir no conceito de turista os excursionistas.
1963 – Conferência das Nações Unidas sobre o Turismo e as Viagens Internacionais – adoptou, para fins estatísticos, a definição de visitante.
Visitante – toda a pessoa que se desloca a um país, diferente daquele onde tem a sua residência habitual, desde que aí não exerça uma profissão remunerada.
Esta definição desdobra-se em turistas e excursionistas.
Turistas – os visitantes que permanecem pelo menos 24 horas no país visitado e cujos motivos da viagem podem ser agrupados em: lazer e negócios, razões familiares, missões, reuniões.
Excursionistas – visitantes temporários que permaneçam menos de 24 horas no país visitado
Estas definições das nações Unidas são incompletas pois apenas contemplam o turismo internacional.
1983 – Organização Mundial de Turismo – elabora definição de turismo nacional.
Visitante nacional – toda a pessoa, qualquer que seja a sua nacionalidade, que reside num país e que se desloca a um lugar situado nesse país e cujo motivo principal da visita é diferente do de aí exercer uma actividade remunerada.
Turistas nacionais – visitantes com uma permanência no local visitado, pelo menos de 24 horas mas não superior a um ano e cujos motivos de viagem podem ser agrupados em prazer, férias, desportos ou negócios, visita a parentes e amigos, missão, reunião, conferência, saúde, estudos, religião.
Excursionistas nacionais – visitantes que permanecem no local visitado menos de 24 horas.
Actuais definições da ONU:
Visitante – é toda a pessoa que se desloca temporariamente para fora da sua residência habitual, quer seja no seu próprio país ou no estrangeiro, por uma razão que não seja a de aí exercer uma actividade remunerada.
Turista – é todo o visitante temporário que permanece no local visitado mais de 24 horas.
Excursionista – é todo o visitante temporário que permanece fora da sua residência habitual menos de 24 horas.
Classificações de Turismo
  1. Segundo a origem dos visitantes
Turismo doméstico ou interno – que resulta das deslocações dos residentes de um país, quer tenham a nacionalidade ou não desse país, viajando apenas dentro do próprio país.
Turismo receptor (inbound tourism) – abrange as visitas a um país por não residentes.
Turismo emissor (outboun tourism) – resulta das visitas de residentes de um país a outro ou outros países.
Turismo interior – abrange o turismo realizado dentro das fronteiras de um país e compreende o turismo doméstico e o receptor.
Turismo nacional – refere-se aos movimentos dos residentes de um dado país e compreende o turismo doméstico e emissor.
Turismo internacional – abrange unicamente as deslocações que obrigam atravessar uma fronteira, consiste no turismo receptor adicionado do emissor.
Segundo as repercussões na balança de pagamentos

As entradas de visitantes estrangeiros contribuem par o activo da balança de pagamentos de um país, na medida em que provocam a entrada de divisas. As saídas de residentes nesse país têm um efeito passivo sobre a balança por provocarem a saída de divisas (turismo externo activo e turismo externo passivo).
Turismo de importação – turismo de residentes praticado no estrangeiro (outgoing).
Turismo de exportação – turismo de residentes no estrangeiro praticado no país visitado (incoming).
  1. Segundo a duração da permanência
Turismo de passagem – efectuado apenas pelo período de tempo necessário para se alcançar uma outra localidade ou país, objecto da viagem.
Turismo de permanência – realizado numa localidade ou num país, objectivo da viagem, por um período de tempo variável que, porém, exigirá, pelo menos uma dormida.
Este depende do objectivo da viagem, das condições existentes e características do local visitado (condições naturais, investimentos realizados, capacidade criativa), do país de origem, da duração das férias e das motivações.
  1. Segundo a natureza dos meios utilizados
Segundo as vias utilizadas, podemos distinguir turismo terrestre, náutico e aéreo.
De acordo com os meios utilizados distinguimos o turismo por caminho de ferro, por barco, por ar e por automóvel.
  1. Segundo o grau de liberdade administrativa
Turismo dirigido – se existir regulamentação que limite a liberdade de deslocação dos turistas
Turismo livre – se existir inteira liberdade de movimentos.
Os países emissores, em situações de dificuldade das respectivas balanças de pagamentos ou por razões políticas, podem limitar as saídas dos seus nacionais por vários meios: limitações na aquisição de divisas, lançamento de impostos, obrigação da constituição, prévia à saída do depósito de uma certa quantia de dinheiro, obrigação de vistos, restrições na concessão de passaportes, etc.
Os países emissores também limitam, sobretudo por razões políticas, as entradas de estrangeiros ou as suas deslocações no interior do país.
  1. Segundo a organização da viagem
Turismo individual – quando uma pessoa ou um grupo de pessoas parte para uma viagem cujo progrma é por elas próprias fixado, podendo modificá-lo livremente, com ou sem intervenção de uma agência de viagens.
Turismo colectivo ou de grupo (forfait ou package) – quando um operador turístico ou uma agência de viagens oferece a qualquer pessoa, contra o pagamento de uma importância que cobre a totalidade do programa oferecido, a participação numa viagem para um determinado destino, segundo um programa previamente fixado para todo o grupo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

HISTÓRICO DA REDE SOFITEL


Uma tradição marcada pela qualidade intransigente, trilhada pelo fino paladar nas artes culinárias e pela exigência de extremo conforto na “arte de viver”. Este é o principal legado dos franceses, mundialmente reconhecidos por combinar de forma única a luxuosa maneira de receber seus convidados com o nobre conhecimento em hotelaria.



A rede Sofitel criou os mais exclusivos hotéis de luxo nos destinos mais atraentes do mundo, combinando em cada um deles sua origem francesa com as culturas locais. Para chegar este patamar, valores como as relações humanas são considerados ingredientes fundamentais para alcançar o luxo. Experiências, sensações e prazeres indescritíveis, guiados por necessidades e desejos, também contribuem para a criação de um ambiente propício ao bem-estar e a momentos memoráveis.



No mundo dos hotéis, este luxo traduz-se em oportunidades de saborear a intensidade do prazer, de explorar os extremos dos sentidos e das emoções.



Os valores da rede Sofitel estão embutidos na paixão pela excelência, na ambientação do prazer e no espírito de inovação.



ELEMENTOS-CHAVE NOS HOTÉIS SOFITEL



Nenhum dos mais de 200 hotéis da rede Sofitel no mundo é igual. Cada um deles possui a sua própria personalidade, resultado da exclusiva miscigenação da herança cultural e histórica da região onde o hotel está inserido com a elegância e os detalhes do espírito francês.



As fachadas atraentes e convidativas inserem os hóspedes em um universo distinto de luxo, inspirado na França. Uma experiência que provoca todos os sentidos, um verdadeiro paraíso de paz, uma aconchegante experiência de bem-estar muito além das mais criativas expectativas.



Os apartamentos da rede são compostos por um banheiro, uma área de dormir, com MYBED, e uma sala. Estes apartamentos são projetados pensando em um ambiente que passe a idéia de “lar” aos viajantes, oferecendo ao mesmo tempo uma experiência luxuriante de conforto, um oásis de liberdade e um paraíso de tranqüilidade.



Para uma boa noite de sono não basta apenas um ambiente. A MYBED, cama projetada exclusivamente para a rede Sofitel, toda feita de penas e com um edredom extra leve, convida o viajante a uma experiência de descanso incomparável. Ela contribui para a elaboração de um ambiente propício aos melhores sonhos.





A criação da identidade visual foi inspirada pelos códigos do luxo francês. A idéia era conseguir traduzir em uma imagem o novo posicionamento da marca. O símbolo foi inspirado na letra “O”, que representa o mundo, o mundo Sofitel. Dois “O” juntos resumem a história toda: dois elos de uma corrente, ligando dois mundos-o local e o francês– conectando culturas, empregados e hóspedes.



A rede tem ainda nove hotéis Sofitel Thalassa, com spas de talassoterapia, que oferecem tratamentos com água do mar, localizados na França, em Portugal e no Marrocos.

Com mais de 185 hotéis em 52 países, a presença da marca Sofitel continua crescendo.



HISTÓRICO DO SOFITEL GUARUJÁ JEQUITIMAR



O Sofitel Guarujá Jequitimar é um sofisticado hotel 5 estrelas no Guarujá, localizado a 130 km do aeroporto internacional de São Paulo e 90 km do aeroporto de Congonhas Está rodeado pela Mata Atlântica, na praia de Pernambuco, a mais charmosa do Guarujá, em São Paulo, Brasil. Oferece 301 quartos e Spa. Em uma localização dos sonhos para casais e famílias, o hotel possui um centro de convenções para eventos com até 1.600 convidados.

OS "MAIS" DESTE HOTEL

Este hotel Sofitel Guarujá é o 1° no Brasil onde o Le Spa está instalado.



O Sofitel Guarujá Jequitimar foi construído em um terreno de 77 mil m². Conta com 40 mil m² de área construída, em um moderno projeto arquitetônico assinado por Henri Michel de Fournier.

As unidades habitacionais vão de 38m² a 440m².

Ainda o hotel conta com 399 colaboradores e 17 estagiários.



Fonte: www.sofitel.com.

Postado por Maiara Massa

CONCEITO DE TURISMO

                                             Elenco de hotéis de Palermo

Capital do Mediterrâneo, ponto de cruzamento entre culturas antiquíssimas e contradições modernas. Árabe, normando, angioino e aragonês: cada domínio deixou impressa no coração de Palermo uma marca inacreditavelmente bela e indelével. E posteriormente o Liberty, Mondello, o Teatro Massimo, em tempos o maior da Europa e hoje em dia símbolo do renascimento. Forte e intensa como os sabores mediterrâneos da sua cozinha e dos mercados populares, Palermo é inesquecível...
     mariane corneta 1°ano turismo

domingo, 18 de abril de 2010

CONCEITO DO TURISMO

O turismo faz parte de um universo denominado lazer; onde pode se entender que lazer são todas as atividades desenvolvidas fora do sistema produtivo.
O turismo é uma atividade humana que serve  como um meio de comunicação e como um elo entre povos que envolve temporalidade do traslado: permanência fora do domicilio principal, desde que a duração da mesma seja temporária, visando a satisfação de outra necessidades.Turismo é uma atividade sem fins lucrativos por parte do turista,é  também o conjunto de serviços que têm por objetivo o planejamento, a promoção e a execução de viagens e serviços de recepção, hospedagem e atendimento aos indivíduos e aos grupos temporariamente fora de suas residências habituais.



Nome : Tatiane dos santos
Turismo: 2010

hotel sob o mar

Aluno Paulo césar F.Cezario

The Nautilus Undersea Suite no Poseidon Resort, Fiji


Localização: Fiji, à 12 metros de profundidade, ficar em luxuosas palafitas sobre o mar, só mesmo ficar submerso nele! , a fila já  estar quilométrica para hospedar-se  isso porque o Nautilus só começará a operar em 2010. Serão 25 suítes, 24 delas com 46m² e uma especial com 92m², cada uma será um casulo feito com acrílico super-transparente de 10cm de espessura, permitindo uma visão fantástica do fundo do mar, mas que fica opaco ao toque de um botão para permitir aos hospedes momentos mais íntimos. O preço de US$ 15.000,00 se refere ao custo de um feriado ou final de semana prolongado. O hotel tem ainda um restaurante e uma capela em suas instalações submarinas, e estrutura de terra para quem quiser sair do ambiente certamente claustrofóbico.


Conceito de Turismo

 Setor que atualmente é visto como atividade econômica global, que está ligada diretamente a fatores socio-culturais e ambientais,  que  envolve a locomoção de pessoas para os mais variados lugares de acordo com as  perspectivas gerados pelo público atendido.  Consequentemente gera  produção de bem e serviços, que resulta num movimento econômico significativo.

   Sérgio PGB Teixeira  1º ano Turismo 2010

Cidades do litoral paulista já se preparam para o pré-sal

http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/04/cidades-do-litoral-paulista-ja-se-preparam-para-o-pre-sal.html

As cidades do litoral paulista,Baixada Santista, Caraguatatuba (litoral norte)já se preparam para o pré-sal, gerando assim, infraestruras para esse municípios, como mão de obra especializada e principalmente nos setores alimentício,hoteleiro, etc.e surgimento de novas áreas comerciais e industriais.
Uma boa oportunidade para nós, futuros turismólogos!



Roberta Guerra, T010, 1°semestre Turismo

sábado, 17 de abril de 2010

ANÁLISE SOBRE SERVIÇO TURISTICO

Um iate reluzente de vidro ergue-se em meio ao Golfo Persa de Dubai. Ele é o hotel mais alto do mundo. Balsas luxuosas transportam os turistas até a ilha do hotel.
No interior do BURJ AL ARAB você se sente como se estivesse em um palácio.
Os pilares são maciços e banhados a ouro 22 quilates estendem-se por diversos andares. Logo na chegada tem uma saudação pessoal e uma toalha sofisticada é um presente que todo turista ganha como um presente além de café e tâmaras. Os porteiros escoltam os turistas até as suas suítes. La o turista se encontra com um mordomo pessoal e em particular fazem o registro de entrada para seus alojamentos.
La você encontra suítes de 2 andares com escadaria de mármore, sala de estar, ante sala, bar privativo, cama king-size, os banhos são preparados pelo mordomo a partir de um menu e podem unir isso a champanhe caviar e morangos. BOAS FÉRIAS!!!!




http://www.jumeirah.com/en/hotels-and-resorts/Destinations/Dubai/Burj-Al-Arab/ FONTE.

FERNANDO SILVA DE MORAIS. 1°SEMESTRE TURISMO FAIBI.

Serviço Turistico em Brotas

Aluna: Cristiane Teixeira de Godoi

Uma das atrações que se encontra em Brotas é sem sombra de dúvidas o Fazenda Hotel Areia que Canta.As acomododações se localiza em um lugar privilegiado, arborizado. Os quartos possuem TV,banheiros, telefone, frigobar, ar condicionado, mesa com cadeiras, varanda com rede.
No restaurante um delicioso cardápio de comida caseira preparada em forno à lenha, com produtos cultivados no local, além de doces artesanais e sucos naturais.
Destamos algumas atividades a serem realizadas durante a estadia:
Corredeiras do Rio Tamanduá,Cavalgada,Tirolesa,Passeio de trator,Birdwatching,Day Use,entre outras.
Dentro do hotel, no lago, dá para brincar de caiaque, pedalinho, tirolesa e pesca. Na famosa nascente, tomar um banho revigorante em águas cristalinas. No birdwatching (observação de pássaros), pioneiro na região, 170 espécies de aves do cerrado paulista já catalogadas. Nas corredeiras do Rio Tamanduá, tem até hidromassagem natural.
Destacamos acima algumas atrações do Hotel Fazenda, o resto fica para ver e sentir pessoalmente.

http://www.areiaquecanta.com.br/index.asp

CONCEITOS DO TURISMO

Quando falamos de turismo já vem logo na minha cabeça a praia o mar o descanso o lazer a diversão as férias, conhecer monumentos, visitar lugares históricos, tirar fotografias, conhecer culturas diferentes, em fim ficar de papo pro ar em um dia maravilhoso de sol.
O conceito do turismo é complicado de se definir por ter uma infinidade de atividades
Inclusas neste titulo, mas em poucas palavras já deu para perceber que o turismo é simplesmente maravilhoso de se praticar.
http://locale.blogs.sapo.pt/1845.html. (FONTE)


ALUNO:FERNANDO SILVA DE MORAIS. TURISMO 1° SEMESTRE
Conceito de Turismo

Ana Caroline dos Santos, nº3


O Turismo é algo recente e há várias definições para o mesmo.
Temos Ansett Airlines of Autralia, de 1977 que define que “Turismo refere-se à provisão de transporte, alojamento, recreação, alimentação e serviços relacionados para viajantes domésticos e do exterior: compreende a viagem para todos os propósitos, desde recreação até negócios.” (Análise estrutural do turismo – Mário Carlos Beni, pág. 34).
Aproveitamos para citar também Jafar Jafari: “É o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria, geram sobre os ambientes físicos, econômicos e sociocultural da área receptora.” (Análise estrutural do turismo – Mário Carlos Beni, pág.35)
Há várias outras definições, mas o que temos sempre que ter em mente são os pontos básicos do turismo: Deslocamento, permanência, temporalidade e objetivo/objeto.
Portanto, turismo é quando o individuo viaja para um local onde ele não é residente, por igual ou mais de 24 horas e com objetivo de lazer, trabalho, etc.

Conceito de Turismo

Turismo é movimento de pessoas, é um fenômeno social, econômico e cultural que envolve pessoas. É um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas, apesar de que esta última pode ser a razão de tal movimento, o turismo transcende as esferas das meras relações da balança comercial.
Existem quatro elementos que devemos levar em conta para o conceito de Turismo ou Turista:
• Deslocação
• Residência
• Duração da permanência
• Remuneração

Aluno: Marcelo Carlos Camargo nº23
1º Sem. Turismo 2010 - Faibi

Cruzeiro MSC OPERA

MSC Opera - Porto de saída: Santos
Roteiro: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande, Santos
Saídas: 26 abril/2010

MSC OPERA
Elegante e confortável, o MSC Opera lhe fascinará à primeira vista. Afinal, a MSC Cruzeiros dedicou toda a experiência em termos de navegação e vida a bordo, para elaborar esse navio combinando perfeitamente inovação e tradição. As suas formas geométricas e a sutileza das cores inspiradas na Art Deco criam ambientes requintados e únicos. Entre as áreas sociais você encontrará a recepção com um belíssimo pavimento de mármore e amplos painéis de vidro que se debruçam diretamente sobre o mar.
Dados técnicos do MSC Opera
- Comprimento: 251 metros
- Velocidade: 21 nós
- Passageiros: 2.055
- Tripulantes: 720 aproximadamente
Cabines do MSC Opera
Total de cabines do MSC Opera: 856
Cabine Interna (aprox. 13m²): Duas camas de solteiro conversíveis em uma cama de casal. TV, telefone, ar condicionado e mini bar. Banheiro com chuveiro.
Cabine Externa (aprox. 13m²): Vista para o mar. Duas camas de solteiro conversíveis em uma cama de casal. TV, telefone, ar condicionado e mini bar. Banheiro com chuveiro.
Cabine Externa com varanda (aprox. 13m²): Varanda privativa com vista para o mar. Duas camas de solteiro conversíveis em uma cama de casal. TV, telefone, ar condicionado e mini bar. Banheiro com chuveiro.
Suíte com varanda (aprox. 23m²): Varanda privativa com vista para o mar. Duas camas de solteiro conversíveis em uma cama de casal. Sala de estar com sofá-cama, TV, telefone, ar condicionado e mini bar. Banheiro com banheira.
Diversão/Entretenimento a bordo do MSC Opera
- Teatro dell’Opera, com 713 lugares, é o principal salão de espetáculos;
- Montecarlo Casino: dispõe de bar e oferece jogos como roleta, black jack, pôquer, máquinas caça-níqueis e muitos outros;
- Bares como La Cabala e Sotto Vento Pub;
- Caruso Lounge, com bar, karaokê e pista de dança;
- Cotton Club, bar, espetáculos e música;
- Discoteca Byblos;
- Opera Health Center, salão de beleza e academia, com equipamentos de última geração e professores treinados;
- Spa e sauna Le Terme;
- Solarium;
- Mini golfe;
- Atividades para crianças, com monitores, video games, brinquedos e jogos educacionais;
- Biblioteca e sala de leitura;
- Sala de jogos;
- Via Condotti: galeria com butiques, joalheria, lojas de perfumaria e cosméticos, e duty free.
Gastronomia do MSC Opera
O sabor de viajar a bordo da MSC Cruzeiros poderá ser descoberto também à mesa, um dos momentos mais prazerosos do dia. Do café da manhã ao jantar, do almoço ao buffet da meia noite, a cada dia são servidos pratos exclusivos da cozinha italiana e internacional, além dos sabores típicos das cidades visitadas, elaborados com cuidado e utilizando ingredientes frescos de alta qualidade. Você poderá escolher entre uma ampla variedade de menus, inclusive para as crianças. A MSC Cruzeiros oferece ainda a opção de dietas personalizadas (solicitadas no ato da reserva), é possível usufruir de menu light, vegetariano e dieta especial para diabéticos.
Destinos/Itinerários do MSC OperaMSC Opera no Brasil e América do Sul
O MSC Opera é um dos navios que fica por mais tempo no país na temporada, com roteiros que vão até o final de abril de 2010. Embarque também no final de 2010 ou em 2011 com saídas de Santos e Rio de Janeiro, escolhendo entre uma viagem de maior duração na charmosa região do Prata ou em mini cruzeiros com passagens por Ilhabela, Ubatuba, Ilha Grande e Búzios.
MSC Opera no Norte da Europa
Um cruzeiro marítimo pela Noruega é considerado uma das viagens mais belas para se fazer a bordo de um navio. Com saídas da Inglaterra (Dover) ou Holanda (Amsterdã), você conhecerá os magníficos fiordes noruegueses com roteiros de 11 noites que o MSC Opera oferece.
MSC Opera no Leste da Europa
Aqui as suas férias começam antes de embarcar. A romântica cidade de Veneza é o porto de embarque e lá você já poderá curtir um pouco da sua viagem. No restante, Piraeus (Atenas), Istambul e Dubrovnik são alguns dos belos destinos que o MSC Opera desembarca, agradando todos os tipos de gostos.

http://www.submarinoviagens.com.br/cruzeiros/msc-opera.aspx?

Aluno: Marcelo Carlos Camargo nº23
1º Sem. turismo 2010 - Faibi

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SERVIÇO TURÍSTICO - AGÊNCIA DE VIAGEM CVC

A Agência de viagens e turismo CVC, com mais de 30 anos de experiência no ramo oferece viagens nacionais aéreas, rodoviárias(com  ônibus especial da CVC) e rodoaéreas para vários lugares do país.
Oferece também viagens internaconais, cruzeiros marítimos para todos os gostos e idades, serviço de reservas e escolha de hotéis, resorts, serviço para a montagem de uma viagem personalizada, roteiros ecológicos com destinos aéreos e rodoviários, lista de casamento para presentear os noivos através de cotas de viagen, vale viagem para presentear alguém.
Está presente em 25 estados brasileiros e possui a maior rede  de distribuição de produtos turísticos do país.É constituida por 401 lojas exclusivas e 8 mil agências de viagens credenciadas oferecendo atendimento em shoppings e hipermercados.
Oferece o parcelamento das viagens em 10 vezes sem juros, desenvolvendo produtos turísticos que cabem no bolso do consumidor.
Possui mais de 100 destinos operando no mundo inteiro por meio de 770 produtos nacionais e internacionais em viagens terrestres, aéreas e marítimas.



Visite o site e conheça todos os roteiros da CVC:
http://www.cvc.com.br/
                     


                                                                           Andréa A.Candiotto
CONCEITO DE TURISMO
Mario Carlos Beni define turismo A soma dos fenômenos e das relações resultantes da viagem e da permanência não-residentes, na medida em que não leva a residência permanente e não esta relacionada a nenhuma atividade remuneratória.” (Livro: Fundamentos da Teoria de Sistemas Aplicados ao Turismo 2001, Pag. 36).
Concluindo assim que Turismo é quando o individuo passa mais de 24 horas num local que seja fora de sua residência fixa (Nacional ou Internacional), independente de ser a trabalho desde que o individuo não esteja sendo remuneradas para tal, lazer, peregrinação ou saúde.

ALUNA: MARIA DO CARMO MACHADO, Nº 24
TURISMO, 1º SEMESTRE/2010 – FAIBI

SERVIÇO DE TURISMO

Uma Empresa que presta serviços ao Turismo na área de transportes, dispondo de ônibus de ótimas qualidades e de extremos confortos.
Os ônibus dispõem de:
-Com Ar Condicionado Climatizado;
-Janelas com Vidros Selados para proteger dos raios solares e também para manter a temperatura interna;
-Poltronas ou Leitos Anatômicos;
-Banheiros em ótimas conservações de Uso;
-Geladeiras com Água para os passageiros;
-cafeteira;
Televisão;
-DVD;
-Som;
-Relógio Digital;
-Interior com designer moderno, etc...
Esta área é muito importante ao turismo, pois também através dela que se chega ao destino escolhido pelo TURISTA. Para adquirir os serviços das Empresas contate uma Agencia mais próxima (informações disponibilizadas no site).


ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO AULA DO DIA 17/04/2010
ALUNA: MARIA DO CARMO MACHADO, Nº 24
TURISMO, 1º SEMESTRE/2010 – FAIBI

SERVIÇO TURÍSTICO

Fonte: http://www.fozdomarinheiro.com.br/index.php



Hotel Fazenda Foz do Marinheiro está localizado em Cardoso, em frente a Represa da Água Vermelha, interior do Estado de São Paulo..

O hotel foi preparado para o conforto dos  hóspedes,o bar fica junto da  piscina, para  dá mais comodidade e tranquilidade para curtir o sol. Preparado para  o lazer e eventos, o Hotel oferece sala de jogos, de vídeo e de TV, salões de convenções e festas , ar-condicionado e antena parabólica.
Oferece ainda a convivência com a vida na fazenda, por meio de horta, lago, galinheiro, currau, viveiro com total preocupação com os animais.
Serviço: Traslado cidade/hotel/cidade, pensão completa, atendimento 24 horas, room-service, lavanderia, serviço de piscina, fax e e-mail, pescaria, safári ecológico, recreação aos finais de semana e férias massagem  e acesso à Internet.
Acomodação:As 41 acomodações são em Suítes, Suítes Máster, Apartamentos e 1 Casa grande, denominada "Aldeia Foz", todas com terraço, rede opcional, frigobar, ar condicionado, ventilador de teto, telefone e tv, possui 6 quartos, 3 banheiros, quiosque com cozinha,  mesa de bilhar e churrasqueira de frente para o rio.

Alimentação: O restaurante é  especializado em culinária regional,aos sábados, é oferecida a tradicional Feijoada do Marinheiro.
Lazer: O Hotel oferece uma enorme variedade de atividades para todas as idades, com monitoria qualificada e altamente treinada. Piscina com cascata, piscina de biribol, caminhadas ecológicas, playground, passeios a cavalo, salão de jogos, pescas, trilhas, horta, trenzinho entre muitos outros....

Nome: Tatiane dos santos
































 




CONCEITO DE TURISMO

Segundo os autores, Leonard J. Lickorish e Carson L. Jenkins, o turismo é uma atividade que excede os setores convencionais da economia, porque exige dados nos setores social, cultural e ambiental.As diferenças estão nos países com suas culturas e valores diversos.
O turismo implica em uma pessoa em viagem, que pode ser de um dia, dentro do próprio país ( turismo doméstico), como para fora de seu país (turismo internacional).
Em alguns países, compras e trabalho artesanal representam uma atividade do turismo, assim como o setor de acomodação ( hotéis, campings), agências de viagens e operadoras.
Dentro da indústria do turismo, quando o destino é bem sucedido, gera uma série de multiplicadores econômicos para a região visitada.

Roberta Guerra, T010, 1° semestre

Conceito de turismo

Segundo Barretto (2001), a primeira definição de turismo aconteceu em 1911 por um austríaco Hermann Von Schullern zu Schattenhoffen que dizia que o “turismo é o conceito que compreende todos os processos, especialmente os econômicos, que se manifestam na chegada, na permanência e na saída do turista de um determinado município, país ou estado.” Entre outras que a autora escreve em seu livro a mais recente das definições sobre o turismo é de Oscar de La Torre (México) que diz:

“O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.” (De La Torre 1992, p.19 Apud Barretto 2001, p. 13)
Sendo assim conclui-se que através das definições os elementos mais importantes dessas definições são o tempo de permanência, o caráter não lucrativo da visita e uma das coisas que é pouco explorada pelos autores é a procura pelo prazer por parte dos turistas.

Referência Bibliográfica:
BARRETTO, Margaritta. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 10ª Ed. Campinas/SP - Papirus, 2001.

Eliana de Melo, n° 08 – 1° Semestre de Turismo

Serviço Turístico

Turismo hotel: http://www.turismohotel.com.br/index.htm

Uhs: 21
O hotel oferece: serviço de reservas, café da manhã completo, serviço de quarto.
Localização na cidade de Macaé/RJ, próximo a rodoviária, ao aeroporto e do centro histórico da cidade.
O hotel oferece serviços de terceirização, com profissionais experientes na área de hotelaria.
Missão do hotel
“Servir aos clientes com hospitalidade busca incansável pela excelência no atendimento, gerando retorno com sustentabilidade e valorização dos colaboradores”
Visão
"Ser líder em hospitalidade na categoria, tornando-se opção preferencial para os clientes, fornecedores e colaboradores."
Valores
- Lucratividade como fator essencial na continuidade da empresa e sua expansão;
- Inovação, estilo próprio e superação das expectativas em relação aos nossos produtos, como fatores essenciais da nossa sobrevivência;
- Postura ética e profissional como direcionadores da conduta de nossos colaboradores;
- Responsabilidade e trabalho em equipe como qualificações para o alcance de nossos objetivos;
 
Atividade de reposição de aula (17/04/2010).
Eliana de Melo, n.° 08.

Conceito de Turismo

Aluna: Cristiane Teixeira de Godoi

Turismo é o setor que mais cresce no Brasil, pegando uma grande fatia da econômia, pois o Brasil é um dos paises com mais belezas naturais para se conhecer. É também um fenomeno social, cultural e economico,e um ramo das ciencias sociais.
Segundo o diconário Aurelio Turismo é uma viagem ou excursão a lugares desconhecidos e com interesse mundial.
Para a OMT (Organização Mundial do Turismo) o Turismo é o moviemnto de pessoas a lugares divesos do qual habite por tempo inferior a 360dias e não realize atividades econômicas, financeiras.
Então podemos que concluir que Turismo nada mais é que  viagens para lugares diversos com a intenção exclusiva de descanso e lazer.

SERVIÇO TURISTICO

Passeio de barco,destino hidrelétrica de Ibitinga,saída dia 10/04, local balsa.
Embarcação Cidade Cuesta, capac.165 passageiros, 101- convés principal, 50 convés superior, 4 tripulantes,comprimento 29,05 - Capitania Fluvial do Tietê - Paraná.
Passeio este com objetivo de conhecer o Rio Jacaré-Guaçu,Tietê e eclusa da CESP-Ibitinga.
Tarde ensolarada, demonstração como usar os coletes salva-vidas, almoço a bordo.
Um dos passageiros, pescador antigo da região relatou alguns pontos do rio Tietê, local mais profundo, ponte submersa e local com maior abundância de peixes.
Dois representantes da APA, falaram algo a respeito, sendo que o som estava ruim não dando para entender nada. Faltou informações, recreação, hospitalidade, etc...
Passeio de 3,30 hs.,cansativo, o barco não chegou até a eclusa devido a um comboio carregado de soja.
Foi frustrante, embora o passeio tivesse sido gratuito.


Edelcio Geraldo T010, 1°semestre

Conceito do Turismo

Turismo, se refere ao movimento de pessoas, dentro ou além das fronteiras de seu próprio país, em busca de lazer,repouso conhecimento saúde ou negócios.
Turismo é uma viagem ou excursão feita por prazer e locais interessantes para atrair turistas.
Para o exito deste trabalho se faz necessário a presença de profissionais que possibilitem a interlocução entre os recursos naturais e culturais (Infra-estrutura).
Sem atrações não há turismo, é fundamental a boa hospitalidade.
A indústria do turismo emprega cerca de 9% da população, mas para ele ter um bom desempenho é preciso a capacitação do profissional do turismo, aquele que atende o turismo!

¨PARA CONHECER ALGUÉM, VIAJE COM ESSA PESSOA¨


matéria obtida apostila Senac-SP  - pgs.5 e 6.

Edelcio Geraldo T010 1°semestre

Definições do Turismo

Aluno Paulo César F.Cezario

De acordo com os professores suíços Walte hunziker e kurt krapf o Turismo é uma soma de fenômenos e relaionamentos que surgem das viagens e de estadas de individuos não-residentes, na medida em que não visam a uma residência permanente e muitas vezes não são ligado a atividades remuneradas.
Para esta fazendo Turismo tem que estar no devido lugar que não seja o seu lugar de origem por 24 horas ou mais,que não esteja trabalhando neste lugar e volta entre alguns dias para seu lugar de origem.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CONCEITOS DE TURISMO

Existem vários conceitos para se determinar o que é o Turismo.
Citarei aqui alguns conceitos básicos de vários autores como Robert McIntosh que definiu :"Turismo pode ser definido como a ciência, a arte e a atividade de atrair e transportar visitantes, alojá-los e cortesmente satisfazer suas necessidades e desejos."
Oscar de La Torre definiu da seguinte forma:"O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural."
Apesar dessas definições não envolverem as viagens desenvolvidas por motivos de negócios, de lucros, devemos levar em consideração o uso de alguns elementos turísticos nessas viagens, como os transportes, os hotéis, os espaços dos eventos, a estrutura de entretenimento entre outros.
Portanto, podemos definir o Turismo como o deslocamento de pessoas do seu local habitual, por períodos determinados, que seja superior a 24 horas, para um determinado local com a finalidade de recreio, esporte, saúde, peregrinações religiosas, descanso e negócios.



                                                                              Andréa A.Candiotto

A História do Turismo

HISTORIA DO TURISMO


JEAN CARDOSO Nº14




I – THOMAS COOK - O marco dominante do turismo


O nascimento da ciência do turismo se dá dentro da historiografia inglesa, quando as relações de Produção na Inglaterra fizeram com que Thomas Cook estudasse e apresentasse suas idéias atuantes determinando um desenvolvimento nas forças produtivas do turismo na vida real.
A idéia de locomoção e viagens em todos os cantos do mundo entre os povos, que era cooperação, de dominação deixaram marcas desde as primeiras civilizações da humanidade até os dias de hoje. No inicio tudo era resumido no processo de trabalho servil: escravo e assalariado; hoje esse trabalho é mais moderno, e não necessariamente uma força física p/ intimidar o outro, basta deixar o processo de globalização neoliberal fluir em seus blocos econômicos.
Thomas Cook, foi na verdade um pioneiro do “turismo moderno, graças ao desenvolvimento da Inglaterra como potencia na industria e na pratica das leis de mercado favorecendo a população trabalhadora e consumidora.Cook criou o turismo de massa ferroviária com tarifas reduzidas, viagens em grupo,pacotes de viagens, campanhas publicitárias, promoções para conquistar clientelas; essa ações permitiram que a classe operaria tivessem comportamentos semelhantes á classe mais nobre, que passaram a freqüentar praias e os balneários, hotéis, museus, montanhas, etc, antes tidos como redutos somente dos ricos, que eram considerados como uma terapia entre a classe dominante.
O turismo na Inglaterra foi,acima de tudo, um resultado de um processo de desenvolvimento histórico, econômico e industrial, aliado ao transporte marítimo e ferroviário, porém desde o século XVI já existia a pratica do grande turismo, até a Revolução Francesa em 1798(séc XVIII) que permitia a classe social dominante enviar seus filhos ao exterior com tutores para prepará-los e ensiná-los ao comando político.
O turismo sempre esteve presente na sociedade, porém sua manifestação dentro da Historia da humanidade surgiu de diferentes pontos, o fenômeno turístico consegue organizar e praticar o chamado “turismo moderno”,revolucionando cada vez mais a sua existência e sua permanência em nossa realidade atual e mundial.


II – A HISTORIA DO TURISMO NO BRASIL

Inicialmente, analise da história do turismo brasileiro, podemos ver que o órgão máximo é a EMBRATUR que defini a política nacional do turismo e cria o “Conselho Nacional de Turismo”. Como o turismo é uma atividade que se desenvolve graças ao atrativos que tem, o Brasil é um pais riquíssimo nessa atividade para ser em muito explorado pelo seu visual ecológico e urbano, gerando impostos locas, Estatais e Federais.
O PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) foi criado para o desenvolvimento turístico que se concentra no município, despertando o seu potencial para planejamento dentro da realidade local, se preparando par bem receber turistas, divulgando propagandas do lugar a todo país, gerando emprego e aumentando a renda, como por exemplo, a nossa cidade “Estância Turística, Capital Nacional do Bordado”.
No contexto nacional, a EMBRATUR atua em conjunto com o ministério das Relações Exteriores para mudar a imagem do Brasil, por meio de criações publicitárias, carnaval, praias, etc.Dentro dom cenário político já foi solicitado a criar o “Ministério do Turismo” para profissionalizar a EMBRATUR, com o apoio do comercio e da industria.
A rede hoteleira é obrigada a enquadrar-se no artificialismo dos gastos estrangeiros, com isso parte do nosso patrimônio se moderniza e se destrói.
O autor termina citando varias perspectiva que podem vir a melhorar as condições turística do Brasil.
 Desenvolver uma campanha nacional de apoio ao turismo brasileiro,
 Desenvolver um programa de incentivo ao turismo estudantil,
 Combater o turismo sexual,
 Promover um encontro com os turismólogos e professores para discutir a hospitalidade brasileira,
 Promover um programa de incentivo fiscal a construção de hotéis e hospedagem familiares,
 Programas de férias junto aos equipamentos de turismo ecológico, etc...












Bibliografia : “Turismo Propriedade Nacional” - RJ. Ed. Record. Autor: Joaquim Xavier da Silveira
www.espaçoacademico.com.br
TURISMO E SEUS CONCEITOS.


Existem varias definições sobre o turismo, segundo a OMT, suas recomendações o definem com: “as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permaneça em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um não consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.”

Também se pode definir turismo de aspectos diferentes.

*Definição de turismo para fins comerciais: As empresas de transportes, os estabelecimentos de hospedagem, as locadoras de automóveis, as agências de viagem e outras, definem o turismo com: “Negocio de prover e comercializar serviços e facilidades para o prazer dos viajantes e esta relacionado com os governos, transportadores, alojamentos, enfim toda a “indústria” e negócios do mundo”.

Esta definição faz do turismo um feito para a obtenção do lucro em seus negócios.

*Definição do turismo para fins econômicos: Os estudos econômicos começam antes da Primeira Guerra Mundial.

Schullern-1911-“O conceito que compreende todos os processos, especialmente econômicos, que se manifestam na afluência, permanência e regresso do turista em um município, estado ou país.”

Surgiram várias definições e nenhuma foi universalmente aceita.

*Definição de turismo para fins turísticos: Rafael González (jurista): “O conjunto de relações e fenômenos que se originam do ato ou feito jurídico que leva a efeito, o individuo, para empreender ou realizar uma viagem a obter sua estada legal em lugar distinto do de sua origem.” Esta foi a primeira definição com fins jurídicos que surgiu.

*Na minha visão turismo é: “Um conjunto de atividades que visa à satisfação do visitante, com fins de lazer, negócios, cultura e outros. Sem que estas tenham intenções remuneratórias.”

Contudo, pode-se concluir que vale a pena cada um utilizar a definição de turismo que melhor se adapta as suas necessidades.

POSTADO POR MAIARA MASSA Nº21

quarta-feira, 14 de abril de 2010

HISTÓRIA DO TURISMO

O turismo tem uma fatia do bolo que corresponde a 13% dos gastos de todos os consumidores do mundo.Por tanto é a maior indústria mundial na geração de empregos e recursos.
Existem pessoas que indicam o turismo como a principal atividade humana deste século. Embóra tenha ganhado força após a segunda guerra mundial, na década de 50 apontaram o turismo como uma realização pessoal, ou seja as pessoas que praticavam o turismo estavam realizando um sonho alcançando, o ápse ,adquirindo status.
As viajens eram caras, e só os ricos tinham este prazer.
Na idade média , Grécia antiga, ja existia as Olimpiadas que acontecia de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia e éra a viajem mais cobiçada pelos turistas de todas as  regiões.As periglinações religiosas que tambêm atraiam muitas pessoas a irem aos jógos píticos realizados pérto de Delfos que éra uma cidade Grega e éra realizados esses jógos bem no meio entre uma Olimpiada e outra, éra muito considerada pelo povo grego.
Na época éra tudo a cavalo demorando dias para chegar ao destino desejado.
Hoje na idade Média conteporanea tudo mudou e ficou tudo mais pratico e modérno.
Da tração animal passamos a utilizar os trens que ja éram mais velózes atravessando grande parte do território Europeu e Norte Americano.
O grande momento do transporte maritimo foi na metade do século dezenóve. Entre a década de 50 e 73 o turismo internacional esplode.
A guérra do Golfo a unificação Alemâ e a guérra da Bósnia na década de 90 Interférem na história do turismo amadurecendo o setor que segue crescendo de uma maneira mais moderada.
Hoje em dia as passagens aéreas batem record e o lugar mais visitado por turistas internacionais é Londres a capital da Inglatérra.

Fonte: http://www.wikipedia.com.gov/
          http://www.revistaturismo.com.br/

        Fernando Silva de Morais       n°10           1°seméstre TURISMO 2010
Ipanema Restaurant

Ana Caroline dos Santos, nº 3

Quando um brasileiro se encontra em outro país, nada mais gostoso para matar a saudade de sua pátria do que comer nosso bom e velho arroz e feijão. E, é claro, para estrangeiro poder experimentar uma comida típica de outro país no centro de sua cidade é um prazer gastronômico.


Restaurantes oferecem ótimos serviços. É onde um grupo de amigos se reúnem para matar a saudade ou mesmo uma saída de final de semana. Para casais, traz um clima romântico.

Enfim, um restaurante com uma boa comida e um bom atendimento é bem vindo em qualquer lugar. É indispensável para o turista. Por muitas vezes nem faz parte dos planos, mas nos passeios pela cidade dá uma fome!

Em alguns lugares os restaurantes são os pontos turísticos, como é o caso de São Paulo, que dentre outras, é conhecida como a cidade de melhores restaurantes o Brasil.

O Ipanema Restaurant era um lugar onde eu freqüentava muito quando morava nos EUA. Eles fazem uma ótima caipirinha e a comida hummm, sem comentários!! Além de freqüentar lá com amigos brasileiros, também aproveitava para levar amigos de outras nacionalidades para mostrar como não tem comida mais gostosa do que a nossa!!

Assim que tiverem a oportunidade, dê uma passada lá onde a comida brasileira tem sabor de saudade.



http://www.ipanemanyc.com/ipanema/index.html




http://www.youtube.com/watch?v=Sr73vgxspvc

segunda-feira, 12 de abril de 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

chttp://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u710730.shtmlapacitaçao




É necessário que haja um melhor treinamento pra esses profissionais que serão contratados para atuar na Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016,pois a demanda será muito grande e a imagem do país no cenário mundial poderá mudar dependendo das atuações desses profissionais.

O Brasil mundialmente conhecido pelas suas belas paisagens naturais,também é infelizmente conhecido pelo seu alto índice de violência, e um evento grandioso com esse poderá favorecer de vez esse país tropical que muito tem a oferecer.

Sendo bem atendidos e conquistados pelo nosso povo hospitaleiro futuramente não terá para ninguém.

Postado por Maiara Massa nº 21

segunda-feira, 5 de abril de 2010

HISTÓRIAS DAS VIAGEM E TURISMO 2ªPARTE

     Na américa uma inovação nos  hóteis surgm os quartos para 1 ou 2 pessoas e  serviços a parte foi a transformação dos hotéis em lugar para comercializar seus  produtos e serviços para  melhor atender o seus turistas.  Após o fim da  2ª guerra  mundial o salto grande para o turismo com a evolção tecnólogica, com o avião, agora  a distância não é problema.  Com as  conquistas trabalhista os direitos de férias, o descanso semanal fortaleceram o muito o turismo, pos  mais pessoas  podiam viajar, conhecer ooutros lugares.


  Sérgio PGB Teixeira 1º turismo

HISTÓRIAS DAS VIAGEM E TURISMO

       As viagems constam 4.000 a.C. na Babilônia onde surgiu a moeda e assim faziam a viagem para comprar alimentos e vesteis. Na Grécia 400 a.C. surgiram os jogos olimpicos um evento que reunia as  pessoas de várias localidades , mais tarde em Alexandria em  300 a.C., apareceram centros de lazer e  em Roma mesmo período surgiram os espetáculos no  Coliseu, casas de veraneio,  isso  tudo  ajudaram a acontecerem as  viagens das  pessoas.
        Já no feudalismo as  terras ja  tem donos e estimula a agricultura e isso acaba cokm as  viagens, exceto os nobres  que viajavam para estudar; as  Cruzadas para  conquistas de terras; as  navegações de  exploração e colonização.  Mas  acontecimento como o comércio começam a atrair as pessoas para os  burgos e o estado para limitar poderes  cria leis (executivo, judiciário e legislativo), mas só os proprietários de terras que  tinham direito.
        Com a chegada da Revolução Industrial revolucionou o modo de pensar das pessoas tinha trabalho, o surgimento das máquinas, surgi as estradas de ferro, barco a vapor, telégrafo, isso facilitava a  comunicação e transporte das pessoas, mas ainda só a elite se  beneficiava
       Em 1841 surgi  o turismo com Thomas Cook (o pai do turismo), que faz  a primeira  viagem de  turismo programada e organizada com roteiros e também cria o primeiro livro guia turístico.  Éssa  época o turismo era visto pelas  pessoas como algo glamoroso, tinha valor, status.   Pois era classificado como turismo romântico em que as pessoas dava valor a  natureza; o turismo esportivo no alpes as pessoas  iam esquiar, etc...
     Em 1870, a verdadeira revolução turística  com a  fundaçãodo hotel de luxo "Hotel Ritz" um evolução de  empreendimento com armários embutidos, banheiros privados, músicas nas refeições, etc. 
Agência de viagens


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma agência de viagens é uma empresa privada que trabalha como intermediária entre seus clientes e determinados prestadores de serviços turísticos (Empresas aérias, hoteis, cruzeiros…), com o objetivo de vender produtos e serviços relacionados com essas viagens a um preço e com determinadas condições especialmente atrativas em relação com as que se poderia conseguir ao dirigir-se diretamente a esses provedores.

A companhia britânica Cox & Kings, criada em 1758, é a agência de viagem más antiga do mundo e Thomas Cook um de seus mais notáveis pioneiros, por seu planejamento desde 1841 de excursões religiosas em grupo. Em qualquer caso, as agências de viagem se desenvolveram, sobretudo, a partir dos anos 20, com o desenvolvimento da aviação comercial.

Histórico

A primeira agência de viagens foi fundada por Thomas Cook em 1841 na Inglaterra. Ele foi o responsável pela primeira viagem desta categoria, e fretou um trem para transportar 578 pessoas, que iam participar de um congresso antialcoólico.

Em Portugal, a Abreu Turismo foi uma das precursoras pois, em 1840, já comercializava passagens de trem entre Lisboa e Porto.

Outro fator importante foi o surgimento da American Express Company, em 1882, nos Estados Unidos da América. Trabalhavam com ordem de pagamento postal e, em 1891, introduziram os traveller checks.

No Brasil

As agências de viagens fomentaram o turismo no Brasil no início do século XX. Sua principal função era a comercialização de passagens marítimas e férreas. Em 1901, a família Cinelli fundou a primeira agência no Rio de Janeiro. Em 1911, a Casa Aliança iniciou suas operações em São Paulo. Neste mesmo ano surgiu também a Casa Bernardo, cujo sucessor Camilo Kahn seria um dos fundadores da ABAV, na década de 1950.

A Martinelli Turismo abriu as portas em São Paulo em 1911. A Exprinter, uma multinacional argentina, surgiu em 1919, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, na metade da década de 1920.

Tipos de agências de viagem

• Agência emissiva - Atua com o mercado de turismo emissivo, emite passagens para várias partes do território nacional ou internacional. Eventualmente, pode atuar como receptiva.

• Agência receptiva - Trabalha com o mercado interno e ou externo, dependendo da região. Recepciona turistas que vêm de várias partes do território nacional ou internacional.

• Consolidadoras - Fornecem às agências, tanto pequenas como médias, os preços e voôs de diversas companhias aéreas credenciadas.

• Agências de viagens e turismo escola - Geralmente localizadas em faculdades ou universidades com o objetivo de treinar alunos e estagiários que aceitam trabalhar com turismo nesta categoria.



Postado  por Maiara Massa nº21

História do Turismo

Com a Revolução Industrial se consolida a burguesia que volta a dispor de recursos econômicos e tempo livre para viajar. O invento do maquinário a vapor promove uma revolução nos transportes, que possibilita substituir a tração animal pelo trem a vapor tendo as linhas férreas que percorrem com rapidez as grandes distâncias. Também o uso do vapor nas navegações reduz o tempo dos deslocamentos.


Inglaterra torna-se a primeira a oferecer passagens de travessias transoceânicas e dominam o mercado marítimo na segunda metade do século XIX.
Thomas Cook

Em 1840 Thomas Cook, considerado o pai do Turismo Moderno, promove a primeira viagem organizada da historia. Mesmo tendo sido um fracasso comercial é considera como um protundo sucesso em relação a organização do primeiro pacote turístico, este negócio, poderia chegar a ter como atividade, criando assim em 1851 a Agência de Viagens “Thomas Cook and son”.

Em 1867 inventa o bono o “voucher”, documento que permite a utilização em hotéis de certos serviços contratados e propagados a través de uma agência de viagens.

Henry Wells e William Fargo criam à agência de viagens American Express que inicialmente se dedica ao transporte de mercadorias e que posteriormente se converte em uma das maiores agências do mundo. Introduzindo o sistema de financiamento e emissão de cheques de viagem, como por exemplo o travel-check (dinheiro personalizado feito com papel moeda de uso corrente que protege o viajante de possíveis roubos e perdas).

Hôtel Ritz Paris.

Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna. Desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis de seu tempo. Melhorou todos os serviços do hotel, criou a figura do somellier, introduziu o banheiro nas unidades habitacionais (UHs) criando as suítes, revolucionando a administração. (Converteu os hotéis decadentes nos melhores da Europa, o que lhe gerou o pseudônimo de “mago”).

Ao explodir a Primeira Guerra Mundial no verão de 1914 acredita-se que havia aproximadamente 150.000 turistas americanos na Europa.

Ao finalizar a guerra começa a fabricação em massa de ônibus e carros. Nesta época as praias e os rios se convertem em centros de turismo na Europa começando a adquirir grande importância o turismo costeiro.

A crise de 1929 repercute negativamente em todo o setor turístico limitando seu desenvolvimento até aproximadamente 1932.

A Segunda Guerra Mundial paralisa absolutamente o setor em todo o mundo e seus efeitos se estendem até o ano de 1949.

Entre 1950 e 1973 se inicia a falar de “boom” turístico. O turismo internacional cresce a um ritmo superior ao de toda a sua história. Este desenvolvimento é consequência da nova ordem internacional, a estabilidade social e o desenvolvimento da cultura do ócio no mundo ocidental. Nesta época se começa a legislar sobre o setor.

A recuperação econômica, especialmente da Alemanha e do Japão, foi uma assombrosa elevação dos níveis de renda destes países e fazendo surgir uma classe média estável que começa a interessar-se por viagens.

Entretanto com a recuperação elevando o nível de vida de setores mais importantes da população dos países ocidentais. Surge a chamada sociedade do bem-estar que uma vez com as suas necessidades básicas atendidas passa a buscar o atendimento de novas necessidades. Aparecendo neste momento a formação educacional e o interesse por viajar e conhecer outras culturas. Por outra parte a nova legislação trabalhista adotando a semana inglesa de 5 dias de trabalho, a redução da jornada de 40 horas semanais, a ampliação das coberturas sociais (jubilación, desemprego, invalidez,…), potencializam em grande medida o desenvolvimento do ócio e do turismo.

Também estes são os anos em que se desenvolvem os grandes núcleos urbanos e se evidencia a massificação, surge também o desejo de evasão, escapar da rotina das cidades e descansar as mentes da pressão.

Nestes anos se desenvolve a produção de carros em série o que permite acesso cada vez maior a população deste bem, assim com a construção de mais estradas, permite-se um maior fluxo de viajantes. De fato, a nova estrada dos Alpes que atravessa a Suíça de norte a sul supondo a perda da hegemonia deste país como núcleo receptor, pois eles iam agora cruzar a Suíça para dirigir-se a outros países com melhor clima.

A evasão é substituída pela recreação, o que se supõem um golpe definitivo para as companhias navais, que se vêem obrigadas a destinar seus barcos aos cruzeiros.

Todos estes fatores nos levam a era da estandardização padronizando os produtos turísticos. Os grandes operadores turísticos lançam ao mercado milhões de pacotes turísticos idênticos. Na grande maioria utiliza-se de vôos charter, que barateiam o produto e o popularizam. No princípio deste período (1950) havia 25 milhões de turistas, e ao finalizar (1973) havia 190 milhões.

No obstante, esta etapa também se caracteriza pela falta de experiência, o que implica as seguintes consequências. Como a falta de planejamento (se constrói sem fazer nenhuma previsão mínima da demanda ou dos impactos ambientais e sociais que se podem surgir com a chegada massiva de turistas) e o colonialismo turístico (existe uma grande dependência dos operadores estrangeiros estadunidenses, britânicos e alemães fundamentalmente).

Na década de 1970 a crise energética e a consequente inflação, especialmente sentida no setor dos transportes ocasionam um novo período de crise para a indústria turística que se estende até 1978. Esta recessão implica uma redução da capacidade de abaixar os custos e preços para propor uma massificação da oferta e da demanda.

Na década de 1980 o nível de vida volta a elevar-se e o turismo se converte no motor econômico de muitos países. Esta aceleração do desenvolvimento ocorre devido a melhoria dos transportes com novos e melhores aviões da Boeing e da Airbus, trens de alta velocidade e a consolidação dos novos charter, também observa-se um duro competidor para as companhias regulares que se vem obrigadas a criar suas próprias filiares charter.

Na década de 1990 ocorre grandes acontecimentos, como a queda dos regimes comunistas europeus, a Guerra do Golfo, a unificação alemã, a guerra da Bósnia, que incidem de forma direta na história do turismo. Trata-se de uma etapa de amadurecimento do setor que seguiu crescendo, sendo que de uma maneira mais moderada e controlada.

Os significativos problemas desta época ocasionaram limitações à capacidade receptiva gerando a necessidade de adequar a oferta à demanda existente, empenhando-se no controle de capacidade de carga dos ambientes patrimoniais de importância históricos e diversificando a oferta de produtos e destinos. Tendo ainda a percepção da diversificação da demanda aparecendo novos tipos perfis de turistas que exigiam uma melhor qualidade.

O turismo entra como parte fundamental da agenda política de numerosos países que desenvolvendo políticas públicas focadas na promoção, no planejamento e na sua comercialização como uma peça clave do desenvolvimento econômico. Melhorando-se mejora a formação desenvolvendo planos de educação especializada. O objetivo de alcançar um desenvolvimento turístico sustentável mediante a captação de novos mercados e a regulação da sazonalidade.

Também as políticas a nível supranacional que consideram o desenvolvimento turístico como elemento importante como o Tratado de Maastricht em 1992 (livre tráfego de pessoas e mercadorias, cidadania europeia), e em 1995 a entrada em vigor Schegen e se eliminam os controles fronteiriços nos países da União Europeia.

Ocorre novamente um barateamento das viagens por via aérea por meio das companhias de baixo custo (Low cost) e a liberação das companhias em muitos países e a feroz competição das mesmas. Esta liberalização afeta a outros aspectos dos serviços turísticos como a gestão de aeroportos e sem duvida será aprofundada quando entrar em vigor a chamada Directiva Bolkestein (de liberalização de serviços) em tramite no Parlamento Europeu.

Adriana Mendonça
Turismo, 1º semestre 2010
Teoria Geral do Turismo

O que é científico? (III)

O que é científico? (III)

A filosofia é um conjunto de regras. Filosofar é um jeito de “dançar” as idéias. Temos que fazer isso sempre, seguindo regras precisas e fixas do ritmo que a sociedade impõe, porém, podemos dar o nosso jeitinho, burlando as regras, buscando sempre inovar.


Jogando vários jogos, dançando varias danças, precisamos ter o conhecimento, encantamento das coisas, sempre, sabendo distinguir a beleza do cientifico.



Adriana Mendonça Alcântara nº 01

Cristiane Godói nº 05

Mariane Corneta nº 25

Turismo, 1º semestre 2010
TEORIA GERAL DO TURISMO

Reportagem

Salva-Surf


26/3/2010

Surfistas treinados ajudam vítimas de afogamento nas praias do litoral paulista

Raquel Santos


"Água no umbigo, sinal de perigo"! A famosa frase usada pelos guarda-vidas para conscientizar os banhistas que freqüentam o litoral brasileiro agora também fará parte vocabulário dos mais de 250 surfistas que passaram pelo projeto Salva-Surf, parceria do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros (o Salvamar Paulista) com a Mantecorp, indústria química e farmacêutica.



"Água no umbigo, sinal de perigo" é uma das principais dicas para um banho de mar seguro / divulgação


Técnicas de resgate e salvamento no mar foram ensinadas a esse grupo com o objetivo de reduzir o número de afogamentos, sobretudo durante o verão, que aumenta de maneira significativa. Só em janeiro foram realizados 711 salvamentos nas praias da região, o que representa aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Salvamar, os surfistas são grandes pontos de apoio ao guarda-vidas porque estão sempre presentes na praia e quem tem experiência no esporte sabe nadar, tem preparação física e conhecimentos práticos sobre o mar que, além das técnicas profissionais de salvamento e reanimação, são primordiais para se realizar um resgate e salvamento.

O programa teve início na Praia do Sonho, em Itanhaém, e percorreu as areias de Mongaguá, Praia Grande, Santos, Guarujá, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, até a primeira quinzena de março. Em sua primeira edição, no ano passado, o projeto formou mais de 200 surfistas. Apesar de estarem alertas, que tal seguir algumas dicas dos Bombeiros para um banho de mar seguro?

Quando chegar à praia procure orientação de um guarda-vidas para saber qual o local mais adequado para o banho de mar;

Não abuse do álcool. Ele faz com que você perca a noção do perigo;

Não avance além da linha do umbigo. Lembre-se: "Água no umbigo Sinal de Perigo";

Não confie em bóias, pranchinhas e objetos flutuantes. Eles transmitem uma falsa impressão de segurança;

Evite entrada brusca no mar após longa exposição ao sol. Há o risco de choque térmico e desmaio;
Evite exposição excessiva ao sol, pois há o risco de insolação;
Pais e responsáveis por crianças devem dar atenção especial a elas quando estiverem nas praias, procurando sempre identificá-las com pulseiras que são distribuídas gratuitamente nos Postos de Bombeiros;
Quando as crianças forem para o mar, devem estar sempre acompanhadas;
Caso esteja em situação de risco no mar, sendo arrastado por uma correnteza, não entre em pânico. Procure boiar e, em seguida, pedir socorro ou nadar paralelamente à praia;
Se encontrar alguma pessoa em dificuldades no mar, não tente salvá-la. Jogue uma bóia e avise ao guarda-vidas mais próximo. Ele saberá como agir;
Afaste-se das praias em caso de temporal ou raios;
Evite banhos marítimos noturnos. Nesse período dificilmente você conseguirá ajuda.



Comentário:

Podemos dizer que o turismo de massa nas praias do litoral, seja muito perigoso pelo fato dos banhistas não terem consciência e conhecimento dos perigos do mar, provocando mortes, afogamentos e tumulto, prejudicando seu passeio, e de outras pessoas.
Porém, bombeiros deixam dicas e ensinamentos para esses banhistas, que aumentam o fluxo nas praias do litoral, podendo esse ser evitado com pesquisas de épocas de menos fluxo nas praias, para melhor desempenho no seu passeio e menos problemas para os surfistas e bombeiros das cidades.



Nome: Adriana Mendonça Alcântara nº 01

Turismo 1º semestre, FAIBI



Fonte de pesquisa

WWW. UOL.com.br/ turismo