terça-feira, 30 de março de 2010

Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna.



Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna. Desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis de seu tempo. Melhorou todos os serviços do hotel, criou a figura do somellier, introduziu o banheiro nas unidades habitacionais (UHs) criando as suítes, revolucionando a administração. (Converteu os hotéis decadentes nos melhores da Europa, o que lhe gerou o pseudônimo de “mago”).
Ao explodir a Primeira Guerra Mundial no verão de 1914 acredita-se que havia aproximadamente 150.000 turistas americanos na Europa.
Ao finalizar a guerra começa a fabricação em massa de ônibus e carros. Nesta época as praias e os rios se convertem em centros de turismo na Europa começando a adquirir grande importância o turismo costeiro.
O avião, utilizado por minorias em longas distâncias, vai se desenvolvendo timidamente para acabar impondo-se sobre as companhias navais.
A crise de 1929 repercute negativamente em todo o setor turístico limitando seu desenvolvimento até aproximadamente 1932.
A Segunda Guerra Mundial paralisa absolutamente o setor em todo o mundo e seus efeitos se estendem até o ano de 1949.
 


Majestoso, formidável e requintado, assim é o lendário Ritz Paris. Este é o real, entre muitos outros com o mesmo nome, construída a partir do nada por César Ritz em 1 de Junho de 1898.

Um dos pontos fortes deste palácio é a escada de caracol. Esta jóia permite que as mulheres ( 'ladies' neste ambiente) são de uma forma muito sedutora. Marcharam há Greta Garbo, Audrey Hepburn, Maria Callas, incluindo Coco Chanel, de acolhimento há 30 anos. Eles também visitaram o seu famoso quarto de Hemingway, Scott Fitzgerald e do duque de Windsor. É preciso caminhar por suas salas, com mármore de Carrara, molduras douradas, tapeçarias, mobiliário Luís XV, torneiras banhado a ouro, lustres ... Não esquecendo um marco histórico nacional: o Hall da suíte imperial. Uma dica para os curiosos: foi o primeiro hotel, que incluía uma casa de banho privada com banheira fixo nos quartos.


Você pode fazer sua reserva Online...( é isso se você tiver grana, né!)
http://www.ritzparis.com/home_ritz/home.asp?show_all=1





Larissa do Nascimento Alves

O rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis- Cesar Ritz

Cristiane Teixeira de Godoi, nº5
Turismo 1ºano, 1º semestre




O suiço César Ritz fundador do Hotel Ritz é considerado o pai da hotelaria. Iniciou trabalhando no Hotel Savoy e abriu seu primeiro hotel em 1898 na França.

Daí em diante o turismo passou a conhecer "o rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis", como ficou conhecido.

Cesar Ritz é sinônimo de elegância e sofisticação. Era um grande anfitrião, recebia a realeza e as classes abastadas.

Era chamado de "mago" porque tranformava hotéis decadentes em sofisticados, nada menos do que os melhores.

A hotelaria é dividida em antes e depois de Ritz, ele revolucionou todos os padrões da época e continuam até hoje.
Personalizou o serviço. Foi ele que criou os uniformes dos funcionários dos hotéis, estabeleceu várias modalidades de serviço, aumentou os quartos, inovou com a prática dos banheiros em cada quarto, centralizou os serviços na recepção para melhor atender os clientes.

Na área da gastronomia ele deu atenção especial a boa mesa, tinha como chef, Auguste Escoffer, considerado um dos maiores talentos da culinária.
Ritz criou novos hábitos, tirou aristocracia de casa criando o costume de jantar fora, atraia as pessoas pelo , pela gastronomia e pelo requinte.

http://caminhosdoturismopeloturismologo.blogspot.com/2009/07/o-pai-da-hotelaria.html

Praia para todos em Santos

Cristiane Teixeira de Godoi, nº5
Turismo Faibi 1ºano, º semestre

Santos


22/3/2010

Praia Acessível garante banho de mar aos cadeirantes

Raquel Santos

Lançado há pouco mais de um mês, o Programa Praia Acessível (iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) disponibiliza gratuitamente cadeiras de rodas anfíbias em cidades do litoral, garantindo o pleno acesso das pessoas com deficiência às praias paulistas e ao banho de mar.

Uma das cidades mais recentes a participar do projeto é Santos que, para ajudar neste processo, já oferecia uma passarela instalada no Canal 3, Boqueirão. É justamente ao lado dela que agora foi instalado o posto de atendimento que conta com três cadeiras anfíbio e instrutores que acompanham o usuário, independente da sua condição física. Além disso, uma pessoa da família pode estar junto no banho de mar.

Praias do litoral paulista, a exemplo de Santos, oferecem acesso aos cadeirantes / Tadeu Nascimento

As cadeiras são usadas por crianças e adultos e possuem rodas largas para evitar o afundamento na areia, barra para auxiliar a movimentação na areia ou entrada e saída da água.

Banho de mar tornou-se mais democrático com o programa Praia Acessível / Vanessa Rodrigues

O Programa Praia Acessível está em funcionamento aos sábados e domingos, das 9h às 17h e também pode ser usufruído nos municípios de Praia Grande em frente à estátua do Netuno entre as Avenidas Vicente de Carvalho e Avenida Oceânica Amabile e Ilhabela, na Praia do Perequê, próximo à Rua Armando da Silva Pinto. E para utilizar as cadeiras de rodas, é necessário apresentar os documentos do usuário e acompanhante, além de preencher um Termo de Responsabilidade. O serviço fica disponível em função da boa condição do mar.

http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/santos-2757-2010.shtml

A cidade só tem a ganhar com esse novo empreendimento. O programa praia para todos é muito importate não só para o turista, mas também para todos os moradores de Santos. Tanto para os cadeirantes como os familiares. A tendência é melhorar a ainda mais, mais turistas, mais investimentos, mais melhorias na cidade.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O que é Científico? Ruben Alves (ParteIV)

O assunto principal do texto é nos explicar a função da ciência, o que na realidade faz um cientista."Um cientista, seja um teórico ou um experimentador, propõe declarações, ou sistema de declarações, e as testa passo a passo."É asim que Karl Popper, filósofo, define o que um cientista faz.No nosso cotidiano fazemos muitas coisas que são  tão  automáticas que nunca paramos para pensar de que maneiras são feitas, ou como conseguimos fazer.Como no caso da centopéia que se encontrou um dia com um gafanhoto que lhe disse:"Dona centopía, a senhora é um assombro, tantas pernas, todas andando ao mesmo tempo, nunca tropeçam, nunca se embaralham...por favor me diga:quando a senhoa vai andar, qual é a primeira perna que a senhora mexe?"A centopéia se assutou.Nunca havia pensado nisso.Sempre andara sem precisar pensar."Não sei senhor gafanhoto.Mas prometo:da próxima vez que eu andar, prestarei atenção."Termina a história dizendo que desde esse dia a centópéia ficou paralítica.O filósofo da ciência tenta compreender qual o objetivo do estudo da ciência.Para nós o objetivo do estudo de um cientista é provar a verdade, com base em algumas teorias, pois a ciência nasceu da desconfiança de algo , e se torna projeto de pesquisa para comprovar o mesmo.Não existe ciência sem teoria, e não existe teoria sem fundamento."Uma teoria é uma hipótese que ainda não foi desbancada".Só se faz ciência quando se consegue, através de estudos, teorias e experimentos, comprovar algo. 



Atividade do dia 22/03/2010
Alunas:Andréa
Maria do Carmo
Sandra
Chapada dos Guimarães


Há uma cidadezinha com este nome. O passeio a majestosa Chapada dos Guimarães. Uma cidade onde se encontra varias lojinhas de souvenires (artesanato),um orelhão em forma de onça pintada e uma singela igrejinha onde a uma das únicas imagens de São Jose de Botas em homenagem aos bandeirantes.

É um tour fotográfico e arrebatador. Na Chapada dos Guimarães visitamos pontos como a Salgadeira, lugar onde salgavam a carne do boi antes de ser comercializada pelas tropas de viajantes que demandavam do Sul, La eles charqueavam a carne do gado abatido abastecendo as mulas de carga, para retomar a caminhada. La você também vai conhecer o Portal do inferno um mirante junto ao precipício onde contam os guias muitos carros despencaram e nunca foram recuperados. Algumas formações permeiam o caminho até a cachoeira do Véu das Noivas, uma das inúmeras do lugar, onde a um simpático restaurante para recuperar as energias. O ponto culminante do passeio é a vista ao Mirante Geodésico (o ponto geodésico correto) lugar onde se tem uma fabulosa vista da chapada e onde dizem os místicos a uma certa energia. É uma sensação interessante estar naquele ponto, cercado por uma natureza de forma assustadoramente gigantesca e no mesmo paralelo mágico da mística cidade de Machu Picchu.

Mas perante tanta beleza que a cidade oferece é também preciso tomar muito cuidado para não sair ferido ou até mesmo morto do lugar. Em uma excursão da igreja Assembléia de Deus em 21 de abril de 2008, quatro jovens que estavam se banhando na cachoeira Véu das noivas nem imaginavam que iria cair pedras ou seja desmoronar o lugar que estavam. Chapada dos Guimarães, um lugar exuberante cercada de perigo por todos os lados! Bom passeio! (You tube, acidente véu das noivas Chapada dos Guimarães / MT).


fonte : http://www.youtube.com.br/


Fernando Silva de Morais.

Desmate ''Formiga'' ameaça litoral

link : http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100328/not_imp530211,0.php
Roberta Guerra



Antigamente existia várias praias, virgens, no litoral norte de São Paulo.Hoje, em várias delas, foram transformadas em marinas, o que está sendo alvo de irregularidades ambientais.
O que acho, é que a partir do momento que existem os passeios por escuna, barcos, haverá sempre a interferência do homem em relação a natureza. Existirá o "sonho de consumo", ou seja, a vontade de pessoas em terem um imóvel na praia, e como já está saturado em relação a áreas verdes, a tendência é invadir cada vez mais a Mata Atlântica.

domingo, 28 de março de 2010

CHAPADA DOS GUIMARÃES

As trilhas da Chapada dos Guimarães são contornadas em torno de rochas, com três horas de caminhada, são 600 mts de altitude e é possível observar aves, como araras sobrevoando imensos paredões. É possível também observar os automóveis cruzando a estrada, tudo fica muito pequeno e insignificante diante da grandeza da natureza.
A Chapada dos Guimarães é formada por um maciço montanhoso que se destaca como divisor de águas entre a bacia Amazônica e o rio da Prata.
Além das trilhas encontramos um conjunto de sete quedas, a cachoeira Sete de Setembro e outras várias quedas, cavernas, lugares para banho, etc.
Cada estação reserva suas peculiaridades na Chapada dos Guimarães.
Obs: O que ainda temos de positivo é que ainda não foi totalmente explorada por turistas.

TURISMO 2010 - Sandra Elisa Faria n° 30

sábado, 27 de março de 2010

Terremoto no chile.

O terremoto no Chile afetou o turismo

Segundo o prefeito de Balneário Camboriú as despesas com alimentação, transporte e hospedagem de 1,7 mil turista chilenos foram calculadas em R$120 mil. Isso tudo, por o grupo deixaria a cidade, mas devido ao terremoto, ficou impossibilitado de deixar o Brasil.
O município usou uma prerrogativa para decretar situação de vulnerabilidade, os custos de socorro aos turista que gira em torno de R$120 mil.
Os valores devem ser menores do que previsto, por causa que alguns donos de hotéis concederam um grande desconto aos turista chilenos; um grande gesto de solidariedade aos chilenos o desconto, foi de 50%, ate o último grupo de 300 turista embarcar em dois vôo fretados por operadoras de turismo.







           Jean Gustavo da Silva Cardoso   Nº 14
                   1º Semestre Turismo/ TGT.

Brasil e Canadá trocam experiências sobre turismo e olimpíadas

Embratur e a Comissão Canadense de Turismo discutem também a necessidade de novos voos para incrementar o fluxo de turistas entre os dois países
01/03/2010

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, que esteve em Vancouver como participante do programa de observadores do Comitê Olímpico Internacional nos Jogos Olímpicos de Inverno 2010, reuniu-se com o vice-presidente de Marketing da Canadian Tourism Commission (CTC) Andrew Clark.
O objetivo do encontro foi conhecer a experiência do Canadá na promoção do turismo antes e durante a realização dos Jogos Olímpicos e trocar experiências sobre ações de marketing de destinos realizadas pelos dois países.
A presidente da Embratur convidou oficialmente a organização canadense para uma visita ao Brasil, para ampliar o debate sobre os principais temas de interesse dos dois países no que diz respeito à promoção turística internacional e intensificar a troca de experiências na área.
Outro ponto discutido foi a necessidade de novas ligações aéreas entre os dois países para incrementar o fluxo de turistas entre Canadá e Brasil. Atualmente, esse trecho conta com sete voos semanais, totalizando 2.443 assentos.
Segundo o anuário estatístico da Embratur, mais de 62 mil turistas canadenses visitaram o Brasil em 2008. A maioria deles motivados pelo lazer, permanecendo em média 17 dias no país. O estudo demonstrou também que 93,6% dos entrevistados têm a intenção de retornar ao país.




Essa troca de experiência será muito importante, tanto para o Brasil quanto para o Canadá, pois serão discutidos assuntos de interesse dos dois países. As novas ligações aéreas entre os dois países também aumentará o fluxo de turistas internacionais.

Aluno: Marcelo Carlos Camargo nº 23
Turismo 1º Sem. Faibi 2010

Espetáculo da Pororoca pode levar 50 Mil ao Pará


O município de São Domingos do Capim – PA, como diz na reportagem tem como atração turística a POROROCA e espera receber mais de 50 mil pessoas entre Brasileiros e Estrangeiros.
A secretaria do Turismo esta organizando e divulgando eventos esportivos para os meses de Março e Abril, porém a cidade não tem estrutura alguma para recepcionar estes turistas. Se você buscar por restaurantes, pousadas, hotéis, etc... Não encontrará nenhuma indicação.
Como uma cidade que pretende receber 50 mil pessoas, pode divulgar sua atração turística, fazer um “super marketing” e não se preocupar em ter como acomodar seus turistas? Como pretende lucrar com isto?
Se bem planejado e estruturado fosse o local, o turismo seria uma grande fonte de renda para a população, pois o turista quando decide seu Destino ele procura informações sobre o mesmo, mas com toda essa falta de estrutura, o que acontecerá com este turismo daqui a alguns anos? Ele acabará!
Ou somente pessoas interessadas realmente pelo fenômeno do encontro das águas irão até lá para presenciar o espetáculo e depois voltar para a cidade mais próxima para se acomodar.
Por isso lembrem-se para divulgarmos um turismo necessitamos obrigatoriamente de ter estrutura para tal.

Aluna: Maria Do Carmo Machado , nº 24
Turismo 1º Semestre
FAIBI / 2010

FONTES REPORTAGEM
INFORMAÇÕES SOBRE O LOCAL



Postado por Ana Caroline dos Santos, nº3

Jogos Olímpicos de Inverno 2010



Os Jogos Olímpicos de Inverno reúnem modalidades disputadas no gelo e na neve, com a participação dos melhores atletas do mundo representando os seus países. A competição, considerada a mais importante dos esportes de inverno, é disputada a cada quatro anos, após a eleição no COI (Comitê Olímpico Internacional) da cidade-sede.

Desde 1908, alguns esportes na neve eram disputados junto com os Jogos Olímpicos de Verão. A primeira Olimpíada de Inverno foi organizada em 1924, na cidade francesa de Chamonix, com o nome de Semana Internacional de Desportos de Inverno, para reunir praticantes de esportes como bobsled, curling, patinação no gelo, hóquei no gelo, combinado nórdico, esqui cross-country, entre outros.

O evento, porém, não teve o aval do COI, preocupado com o elitismo das modalidades no gelo ou na neve. Apesar disso, o Comitê decidiu dois anos depois considerar Chamonix como a primeira Olimpíada de Inverno, devido ao enorme sucesso do evento.

Até 1936 os Jogos de Verão e de Inverno eram disputados no mesmo país e no mesmo ano. Após a Segunda Guerra Mundial (que causou o cancelamento de duas edições), os Jogos passaram a ser sediados em países diferentes. Apenas em 1986, porém, a data dos Jogos de Inverno foi separada dos de Verão, ambos acontecendo em anos pares.

A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno foi apenas em 1992, sempre presente desde então. Nestas cinco participações, o melhor resultado brasileiro foi o de Isabel Clark em Turim-2006, com a nona colocação no snowboard.

O maior vencedor dos Jogos Olímpicos de Inverno é a Noruega, com um total de 280 medalhas, sendo 98 de ouro. Em segundo, os Estados Unidos, com 216 medalhas, 78 de ouro. O país que mais recebeu os Jogos foram os EUA, com quatro competições. Apenas dez nações já sediaram o evento.

http://rederecord.r7.com/vancouver/as-olimpiadas-de-inverno/





Com as Olimpíadas de Inverno os turistas voltam os olhos para a beleza das cidades geladas, um lugar que nem sempre é escolhido para suas férias.


Suas montanhas cobertas pela bela neve branca, as roupas grossas, a bebida quente... este é o cenário para quem vai para essas cidades.


Os jogos são um show a parte. Entre os favoritos, temos a patinação artística, uma das mais esperadas.


Essa combinação é perfeita e traz o brilho e o encanto aos visitantes que passam a ter outra opinião sobre lugares esse espaço turístico e colocam em sua agenda uma futura volta.

tubarão

IDÉIAS

Governo planeja, enfim, montar um oceanário

Publicado em 08.08.2006



Após 50 ataques e 19 mortes no Grande Recife, as secretarias de Turismo do Recife e do Estado começam, enfim, a se mobilizar no sentido de transformar o temível tubarão no amigo do turista. O secretário de Turismo de Pernambuco, Laedson Bezerra, informa que um oceanário, antiga reividincação do setor, poderá ser construído dentro do Espaço Ciência, no Complexo Salgadinho, em Olinda. "No lugar, já existe shopping, Centro de Convenções, casa de shows. O oceanário faria parte daquele complexo turístico." Ele, porém, não adianta prazos



Desde setembro de 1992 a novembro de 2002, praticamente 10 anos, 38 ataques de tubarão ocorreram nas praias da região metropolitana do Recife, o último em 14 de novembro de 2002, sendo 25 a surfistas (3 fatais) e 13 a banhistas (10 fatais), em um trecho de menos de 20 km de praia (entre o Paiva e o Pina), onde praticamente nenhum ataque havia sido registrado anteriormente. A partir de janeiro de 1995, o governo do estado decidiu proibir o surfe na área de risco, compreendida entre o Porto de Suape e o Porto de Recife, baixando um novo decreto em 1999. O tamanho dos tubarões envolvidos nos ataques variou de 1 a 3 m, aproximadamente, tendo sido confirmados como espécie agressora o tubarão tigre, Galeocerdo cuvier, em um caso, e o cabeça-chata, Carcharhinus leucas, em pelo menos seis outros casos

.Com esse ataque de tubarão nas praia,o turismo de Pernembuco deve ter uma queda de rendimento muito grade principalmente na economia,engeral.

Se a prefeitura não toma uma providência logo com esse ataques de tubarão .a cidade vai perde seus turista para uma outra praia que tenha uma organização melhor que de uma melhor sigurança para eles

quarta-feira, 24 de março de 2010

FOZ DO IGUAÇU LANÇA 4ª MEIA MARATONA DAS CATARATAS


Segundo a notícia sobre a 4a Meia Maratona de Foz do Iguaçu, postada em 19 de Março de 2010 que divulga essa atividade esportiva, foram expostas e comentadas as expectativas em relação a essa corrida e os benefícios que ela traz ao turismo da região.
Segundo os organizadores, muitos dos participantes levam consigo seus familiares, onde além de prestigiarem o evento, podem também apreciar a beleza e a diversidade de atividades que a cidade oferece.Todos os setores saem ganhando.
Isso nos mostra como o esporte, além de outras atividades, influenciam e contribuem muito para o turismo.
Uma determinada atividade bem divulgada e estruturada pode vir a despertar interesse e curiosidade para o conhecimento de um lugar que antes não oferecia nenhum tipo de atrativo e não era muito bem conhecido em seu estado ou em sua própria região.
Por isso, vale lembrar que o turista está sempre em busca de entretenimento, atividades diferenciadas, lugares novos, e quando ele encontra algo que lhe agrade, acaba fazendo a divulgação, a propaganda, levando o lugar a crescer em todos os sentidos.
Andréa A. Candiotto
Turismo 1° Semestre/FAIBI
Veja a notícia na íntegra:

segunda-feira, 22 de março de 2010

texto O que e Cientifico? - Rubem Alves - VI


- Assunto- Pensamento Unidimencional

- Pensar e agir conforme uma unica area, esquecendo as outras.

- Pontos -

1- Descoberta do Xadrez (uma vocacao)

Nao devemos levar uma vocacao como um unico contexto mais simdevemos interagir com o meio para termos conhecimento do multidiciplinar.

2- Aprimoramento,
Devemos nos tornar mestres na area delegada levando em consideracao os pontos externos.

3- Inteligencia e cotidiano,
De acordo com o texto o autor faz mencao a inteligencia e o cotidiano em que se encontra, leva-se em consideracao a mudanca e os fatos que a influenciam.

4- Rede de linguagem,
Hoje em dia o mundo tornou possivel atraves da linguagem um mesmo entendimento para uma mesma escrita.O mesmo sentido de uma frase pode ser entendido por pessoas diferentes de maneira diferente.

5- Ciencia,
A ciencia e um jogo com suas proprias regras, que definem as razoes atravez de estudos com provas fisicas.

6- Conclusao,
Finalizando, para nos tornarmos grandes mestres na area desejada devemos cada vez mais aprender na area de nossa especializacao,mais nao deixar de espandir novos horizontes.


Alunos Turismo 1 ano - Aula dia 22 de Marco de 2010.

-Ana Caroline Pinheiro
-Guilherme
-Larissa

domingo, 21 de março de 2010

Real valorizado aumenta déficit da balança no setor de turismo

De acordo com esse reportagem podemos destacar que o número de brasileiros que viaja para o exteriro é maior que o número de turistas estrangeiros que visistam o nosso país. Isso causa um déficit.
Em 2008 houve um aumento expressivo de ambas atividades, mas a creise internacional freou tal crescimento.
Já em 2009 a atividade turística deu sinais de recuperação a partir de de abril com valorização do real.
As útimas análises do Instituto Brasileiro de turismo são animadoras, mostram uma recuperação rápida desse setor auxiliada pela realização da Copa e das Olimpíadas.


Aluno: Sérgio Patrocínio Gomes Barca Teixeira Turismo 1ºano

fonte: www.correiobraziliense.com.br

terça-feira, 16 de março de 2010

A questão CLASSE C


De acordo com a noticia postada no dia 15 de março de 2010,

onde é falado sobre um assunto de extrema importancia

como é o turismo e a forma dele aumentar

e de uma maneira que venha superar metas

e objetivos nos anos em que o Brasil estará recebendo muitas pessoas

para a copa do mundo e olimpiadas, as empresas

mesmo ainda sem saber como atingir a classe C da sociedade

estão sugerindo alguns pacotes como o VOE FACIL

que é um projeto onde as pessoas dessa classe

principalmente podem parcelar suas

viagens em até 36 vezes garantindo um passeio,

de uma forma agradavel e viavel para cada um.

Isso é claro de uma forma mais barata como

hotéis mais simples e alimentação não tão sofisticadas,

A isenção de juros é válida para a compra de passagens

para todos os destinos operados pela GOL e pela Varig,

com embarque em qualquer data disponível.

"Marcelo Côrtes Neri chamou a atenção dos convidados,

e evidenciou a necessidade do mercado de criar novas

diretrizes para atender a este público.

Segundo ele, cerca de 36 milhões de pessoas entrarão

para as classes A, B e C até 2014.

“Se o País mantiver o crescimento que está apresentando

nos últimos anos, com certeza teremos um novo

Brasil até a Copa do Mundo.”




Fonte : http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/empresas-de-turismo-ainda-nao-sabem-atingir-classe-c_56127.html?pesquisa=1

Fonte : http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=11385





Aluna - Larissa do Nascimento Alves - 1º Semestre Turismo - nº17 - Faibi 2010 -